1158 segundos

Essa foto é um tiro único, uma exposição de 19 minutos em algum momento entre a madrugada e amanhecer nos canyons do Espraiado. Do outro lado do canyon as formações que ladeiam a Serra do Corvo Branco e mais ao fundo as luzes da base do CINDACTA, no Morro da igreja.

A redução do arquivo para a web criou um pequeno exagero de nitidez no contorno das montanhas.

Ainda sobre a imagem por padrão eu deixo o black frame desligado, o que prejudica um pouco o resultado devido aos diversos pixels coloridos que surgem pelo ruído térmico, mas eu não perderia mais 19 minutos por isso.

https://c1.staticflickr.com/9/8191/29411415566_e529defc2b_c.jpg

Que espetáculo…Não me imagino fazendo exposições que levam minutos, muito menos de 19 minutos, pois tem que ter muito conhecimento do equipamento, do lugar, da luz, do tempo, das condições climáticas e do próprio solo, ou seja, eu não teria essa destreza e toda essa genialidade para fazer uma fotos dessas. Espetacular

Que lindo show, uma chuva de estrelas!!!

Parabéns!!!

legal, sempre quis fazer umas fotos de longa exposição assim, como é o processo pra deixar tão longo assim?

ja fiz algumas assim, mas com uma expo só o resultado fica muito aquém do que juntar várias expos…

gostei da sua, parabéns!

Estava reparando hoje em algumas fotos fantásticas que o Windows 10 põe como “proteção de tela” antes de ligar e pensando: Nossa, como eu sou horrível. Nunca vou tirar uma foto com 10% da qualidade dessa daí. Daí vejo esse tópico e tem uma foto no mesmo padrão de qualidade, que é altíssimo.
Parabéns pela foto xD

Trabalho é muito bom, uma bela imagem, além do espirito aventureiro de ir fotografar num local assim!!

Uma foto muito bem realizada. Parabéns!

Abraço!

Excepcional !!

Saudades de fazer umas longas assim.

:eek: :clap: :clap: :clap:

Raphael, como sempre belíssima foto, parabéns. O que mais me encantou foi a combinação da longa exposição e o efeito de arrasto nas estrelas com uma bela composição, a árvore em primeiro plano, as montanhas… tudo muito bem executado.

Abraços

Achei essa incrível, Raphael!! :worship: :worship: :worship:

Obrigado!

Tudo é questão de estudar e tentar, qualquer um pode o que quiser.

Ainda tenho muito pra melhorar, pois por mais que eu tenha algum conhecimento a maioria dos acertos são resultados de tentativas-e-erros.

Banzai, obrigado!

Não há segredo, essa técnica está amplamente difundida em vários sites na internet.
Vc pode fazer exposições de segundos, minutos ou até horas, usando o modo BULB ou o Time, claro, deverá calcular os pilares para que a imagem saia o mais correta possível, como a abertura e ISO adequados.

Eu particularmente prefiro uma exposição só, pois além de vc não ter que trabalhar com uma pilha de fotos a imagem tende a ser mais limpa, principalmente usando ISO 100, o que é perfeitamente possível.

O meu erro, ou relaxamento, foi não ter usado o black frame, ou redução de ruído de longa exposição, mas como o dia estava começando a clarear eu optei por não perder mais 19 minutos com isso.

Nem vou repetir os colegas foristas. :clap: :clap: :clap:

Obrigado! Devo dizer que não foi uma tarefa fácil.

Esse tipo de imagem tende a ter um resultado melhor se planejamos ela ainda durante o dia.

Logo que percebi essa vista, que ficava uns 10 metros de onde armamos o acampamento, pensei em usar essa composição para uma foto assim, com trilhos de estrelas, mas no momento de montar o equipamento estava bem escuro, ventava bastante e inclusive eu tive de permanecer de pé ao lado da camera para servir de proteção para a mesma, e assim diminuir o risco de a foto sair tremida.

Acho que foram os 19 minutos mais longos da minha vida :hysterical:

Muito obrigado! :ok:

Ôpa, não conheço esse termo: Black frame. Significado?

Black Frame, ou a função da camera chamada ‘redução de ruído de longa exposição’ é um dos poucos ajustes feitos pela câmera que afeta o arquivo RAW.

Em qualquer exposição que vc faça ( 30 segundos, 5 minutos, 1 hora ) ao fechar o obturador a camera reprocessa o arquivo com uma foto totalmente preta afim de substituir os pixels afetados com o ruído tércmico, geralmente brancos/azuis/vermelhos, vide detalhe da imagem.

https://c1.staticflickr.com/9/8243/29439550316_f925794a9e_o.jpg

Esse ruído não é possível de ser removido na pós, até onde eu sei, por isso a importância do black frame.

O ponto negativo é que para fazer essa correção o processo de substituição dos pixels afetados leva o mesmo tempo da exposição feita originalmente, ou seja: Se vc fizer uma hora de exposição, levará mais uma hora para que a foto seja finalizada.