Olá pessoal, tudo bem ? Estou com muita dúvida aqui. Estou com a lente 24-120 f/4 da nikon e uma d610.
Quando faço fotos nela em 120mm em f/9, f/10 abertura menores tenho uma nitidez incrível, perfeito.
Porém quando coloco em f/4 pra desfocar mais o fundo, tenho muitos problemas em nitidez. O foco também fic abem dificil acertar, mas com o tripé consegui.
Porem a nitidez fica péssima.
O que me sugerem para essas fotos que preciso desfocar o fundo de corpo inteiro ? Talvez uma 105mm 2.8 ? Porém não posso usar aberturas muito baixas pois preciso de um campo de foco legal, pois meu foco é fotografia de sapatos, e ele não pode desfocar muito.
Amigo, toda lente possui seu ponto mais alto em nitidez alguns F-stops acima da abertura máxima, sendo assim, sempre que abrir para a máxima vai perder nitidez, isso é normal, porem nas suas imagens eu notei um outro problema, para mim, elas também estão tremidas, precisa eliminar primeiro o “tremido” e depois partir para outro problema, se houver.
Essas fotos estão com tripé suponho, desligou o VR para usar o tripé? Tripé de qualidade? Disparou com Timer ou controle?
A 24-120 eu já tive. De 70 mm pra frente ela não é tão boa aberta em f/4. Mas tudo depende do quanto você gera de expectativas e a sua técnica na hora de ficar e estabilizar a câmera conforme o Dellano já falou.
Além de ligar o VR e tentar ter a mão mais firme, eu faria o micro ajuste de foco que faz toda a diferença em alguns casos.
Olá pessoal, sim usei tripé, porém para as externas sempre levo um mais simples e leve. Pode ser isso.
Essa era minha maior dúvida se poderia ser algum problema na lente (esse tremido) ou se seria a minha tecnica de estabilizar a câmera.
E sim o VR deixo sempre ativado. Talvez tentar um tripé melhor e disparar remotamente seria a solução ?
Ou tenho a opção de uma lente que não tenha esse problema ou talvez migrar para uma camera melhor ?
Profundidade de campo fotografando um sapato sem querer usar aberturas pequenas? Complicado… Se usar a 100 mm vai ficar pior. Outra: nesse tipo de foto uma Cropada é a melhor escolha justamente pela ampliação sem comprometer a profundidade de campo. Enfim…tem várias coisas…
Outra possibilidade seria fazer um micro ajuste de foco da lente. Tenho uma D610 e numa 50mm 1.8G que tenho aqui o foco só ficou perfeito com microajuste de -15.
Eu uso este método aqui, que é muito fácil e funciona bem:
Se tiver alguma duvida sobre o método é só perguntar
E lembrando que a 24-120 perde bem performance ótica acima dos 85 mm toda aberta. Eu posso falar porque já a usei em uma D700. Em sensores maiores essa diferença deve ficar um pouco mais evidente.
Esse não presta em f/4 é muito forte. Depende do tipo de foto que você faz, do seu critério para julgar ótimo/bom/ruim/não presta, qual distância focal (é sabido que até os 35/50 ela manda muito bem em f4) e o tamanho do sensor junto com o sistema de foco da D800 é mais implável com as lentes.
Só voltar na pergunta inicial do tópico. Ele não consegue de jeito nenhum nitidez em f4.
E digo, em f4 a lente não presta. e não presta mesmo, não adianta. Mas a lente é maravilhosa do msm jeito… ;o)
Eu tenho medo até de danificar o estabilizador, no caso de usar ele ligado no tripé, quando está ligado e no tripé eu percebo que ele força um pouco da para ver o ponto de foco se movimentando levemente.
Ola estava em um evento agora a noite (09/04/2022) e do nada minha 24-120 da Nikon parou de focar em minha D-610 eu uso duas câmeras, uma D-610 com 24-120 e outra D-610 com 70-200 troquei de corpo e continuou do mesmo jeito, lembrando que as as configurações das câmeras estão em AF, o que poderia ter sido, mal contato no cabo flat ou motor de foco?
Pois é amigo mais não estão sujos e não tem nenhuma chave em posição manual, nem na lente e nem do corpo da câmera, troquei os corpos e continua a mesma coisa. (tenho duas D-610)