A arte do crop!

Concordo plenamente.

Galera, o que acham desse crop??

1 -

http://img513.imageshack.us/img513/7559/imagem581corcopyvw1.jpg

2 -

http://img260.imageshack.us/img260/9444/imagem581asscopyuh0.jpg

Concordo plenamente, e com o que o Guto falou também. O Crop deve ser uma ferramenta de auxilio para pequenas correções. Sempre que possivel eu tiro a foto e confiro na hora se o enquadramento ficou certo, pois minha camera tem um “range” de captura um pouco maior que o visor. Se eu não compensei o enquadramento e não há consições de se repetir a foto, Crop, senão, refaço a foto depois só faço o tratamento básico e acabou.

Quanto as fotos Sermarini, eu não sei se eu faria esse Crop. A composição para tal não me agradou muito. Se essa “macro”, por assim dizer, já foi a intenção ao fazer a foto, eu teria esperado um momento para tentar pegar esse detalhe com a mão da pessoa em uma outra posição. A mim não agradou muito, mas essa é apenas uma opinião de um quase leigo.

Shinon, na verdade, eu estava fotografando um momento entre amigos, essa menina está tocando a zabumba, assim como tinha outra tocando a sanfona, então eram movimentos ininterruptos, e a mão da zabumbeira não pára e com movimentos repetitivos, e se vc reparar, ela tinha pouco espaço, então a mão dela nunca sairia do quadro, só se eu mudasse de lugar. Quanto a pergunta se já era a minha intenção em fazer esse macro, não, não era, estava simplesmente fotografando, a idéia do crop veio depois que baixei as fotos e achei que se eu desse mais valor aos instrumentos seria mais legal a composição (na minha opinião de também quase leigo) :ok:

O crop te deixa mais a vontade na hora de diagramar um álbum de casamento por exemplo…é muito útil.

Também sou da opinião que crop tem que ser usado com moderação, só em último caso mesmo. Quando sou obrigado a fazer um crop, fico com vergonha de mim mesmo e penso “putz , poderia ter feito melhor!” :ponder: :doh: :aua:

Prá mim, se é foto já tem que sair pronta na hora do click :), senão vira “arte sobre foto”.

Há, pois é! :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Eu não vejo problema, pois quem vê a foto não sabe se ela foi cortada ou não.

Sim, quem vê não sabe, mas quem fez sabe. Se a intenção é a fotografia, eu acho que deve ser evitado, mas se for para fazer imagens, tanto faz.
Se eu tiver a opção de fazer a foto de novo para evitar um crop, eu até prefiro do que cropar. Vai do refinamento da técnica do fotógrafo de conseguir fazer a foto na camera, não produzir uma imagem depois no computador.

o crop é apenas um recurso.

e recursos são usados por quem precisa deles…então se vc tem condições de fazer uma foto perfeita, logo no primeiro enquadramento, não vai precisar dele. Caso contrário, se vc não é bom de composição em campo, ou não teve condições de fazer oque queria, ele se torna um aliado seu.

eu não gosto de crop…não tenho o costume de cropar…mas quando preciso, quando acho nescessário cropar, o falo sem remorso algum. :ok: :ok: :ok:

Huahuahua, Anderson, compartilhamos da mesma opinião…

Eu uso o crop principalmente por muitas vezes estar sem uma tele, e querer descartar alguma informação indesejável, que está lá justamente por não conseguir cortar na câmera.

Outra coisa que o crop na ampliação sempre foi usado… Essa tortura de “ugh, sou um péssimo fotógrafo pois tive que cropar” não é legal… Enfim. O ideal é não precisar até por conta de ter mais um trabalho…

Qual a diferença entre fotografia e imagem?

Imagem é apenas uma representação visual de qualquer objeto, fotografia é uma tecnica para se produzir imagens. Se eu pegar uma folha de papel qualquer e desejar um boneco de pauzinhos eu criei uma imagem, mas não é uma fotografia, não há técnica, não gá refinamento.

Há algum tempo, alguém postou um link de um vídeo no youtube que deveria durar uns 5 minutos, mas o cara pega uma menina obesa e transforma completamente.

Coisa incrível de ver.

Concordo com o Beto e com o Chello, o crop é um recurso e tem que ser usado, mas vai depender do propósito da foto ou imagem que vc esta manipulando, se vc vai ampliá-la ou não! Cada caso é um caso! Muitas vezes fotografamos senas inusitadas, acontecimentos rapidos, sem tempo de compor imagem, fotometrar corretamente…enfim, lances que vc simplesmente tem que apontar e disparar… nessas horas a edição é indispensável! :slight_smile:

Pessoalmente não tenho nada contra o crop.
Tento sempre enquadrar de maneira a não ser necessário. Mas algumas vezes é, especialmente naquelas em que tenho apenas uma 50mm, a lente que mais uso, e não é possível uma aproximação suficiente.

Se for usado por sistema, torna-se um vício que tem como resultado o não se conseguir evoluir na arte da composição no momento, penso que só isso. Não é caso para se envergonhar :slight_smile:

Eu penso igual, quanto mais pronta a foto sair da câmera, seja no enquadramento, cor, WB, contraste, tudo, melhor. Mas quando é preciso, crop nela!!! :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Eu procuro sempre fazer o melhor enquadramento antes do click! Particularmente não gosto muito de crop, mas faço quando preciso… :ok:

Verdade! :ok: