Bem galera… é o seguinte: Tenho que fazer um trabalho sobre a história da fotografia, andei procurando no google, cade e outros, mas o que acho é um pouco vago, pois a maioria dos sites me mostra apenas uma linha histórica, sem muitos textos.
Se alguém tiver um texto que fale sobre esse assunto, por favor me enviem: rodrigo.gomes@gmail.com
Acho que você pode encontrar alguma coisa nas introduções dos livros do Ansel Adams e outros autores, mas vai ter de procurar numa biblioteca ou livraria, google é mais um ponto de partida, não uma base de dados confiável, é o que eu acho.
Acho que você deve procurar em bibliotecas e livrarias. Google para trabalho universitário não é o melhor caminho. Estou procurando alguns livros para mim e passei por alguns que podem te interessar, embora não os conheça.
História da Fotografia, de Pierre-Jean Amar;
História & Fotografia, de Maria Eliza Borges;
A Fotografia no Império, de Pedro Vasquez;
História da Fotografia, de Thales Rodrigo (em CD-ROM)
Depois posso te passar uma bibliografia legal. Por enquanto sugiro:
Fotografia & História - Boris Kossoy
Realidades e Ficções na Trama Fotográfica - Boris Kossoy
Origens e expansão da fotografia no Brasil; século XIX - Boris Kossoy
Hercules Florence, 1983: a descoberta isolada da fotografia no Brasil- Boris Kossoy
História da Fotografia - Marie-Loup Sougez
Histoire de la Photographie- LEMAGNY, Jean-Claude & ROUILLE, Andre
La fotografia como documento social - Gisele Freund
História e Fotografia - MARIA ELIZA LINHARES BORGES
Fotografia e Antropologia - Olhares fora-dentro - Rosane de Andrade
O Prof. Boris Kossoy é um conceituado pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da USP e tem uma pesquisa muito interessante sobre a fotografia, vale muito lê-lo. Ele ministra aulas de"História e Estética da Fotografia".
Seus livros têm uma abordagem muito importante sobre a análise da fotografia, envolvendo a discussão sobre todo o ato fotográfico envolvendo cada uma das partes que interferem na fotografia: “o fotógrafo, que registra - e cria - o tema; o cliente ou contratante, que lhe confia a missão de retratar ou documentar; a casa publicadora, que a utiliza segundo determinada orientação editorial; os diferentes receptores (contemporâneos ou não) que a vêem emocionalmente ou indiferentemente…”