A libélula mais linda do mundo!

Amigos do fórum,

postei aqui: foto da libélula a foto de uma libélula considerada rara, errôneamente dito por mim “jamais vista no Brasil e no mundo” “ainda não catalogada” que fotografei na “Fazenda Induma” em Taió-SC.

Tamanha é a sua beleza, muito mais ao vivo do que na fotografia, que a minha empolgação levou-me a imaginar estar descobrindo uma nova espécie.

Com a ajuda do The Bug Guide, Bug Guide
a sua identificação foi rápida e eficiente pois a foto referenciada é de uma espécie igual a que fotografei.

Tenho que manifestar a minha gratidão ao Mr. Dennis Paulson que foi o autor da identificação, muito cordial por aceitar meu Request ID no site onde são aceitos somente insetos dos Estados Unidos e do Canadá.

Alguns amigos daqui do fórum: Alex Biólogo, Léo Terra, GustavoRM, Gustavo, Pedro, Davisato,Georges,Pictus, Diaemus, Bob_ok , foram excelentes parceiros na busca desta informação, o que me leva a acreditar que temos amigos de verdade por aqui.

Para os que não visitaram o tópico original, as fotos do macho e da fêmea da:

DIASTATOPS INTENSA MONTGOMERY

Classificação:
Subclass Pterygota (winged insects)
Order Odonata (dragonflies and damselflies)
Suborder Anisoptera (dragonflies)
Family Libellulidae (common skimmers)
Genus Diastatops
Species Diastatops intensa

A fêmea: (Lady´s First)

O macho:

Foto no Equador:
Foto

Perdoem o tópico longo mas a minha alegria é imensa por ter fotografado “A mais linda libélula do mundo.”.

Abraços

Paulinho Cé

Lindas (fotos e libélula)!
A nova National Geographic traz uma matéria sobre estes insetos :thmbup:

Legal paulinho, tenho foto de uma espécie parecida mas só o rabo é vermelho… Segue as fotos:

Paulinho,

Uma pena não ser uma espécie nova, mas vale pela bela e rara foto!!! Eu também nunca tinha visto essas cores numa libélula, e interessante como o macho é mais chamativo que a fêmea, né?

abraços!!! :thmbup:

Olá Paulinho, linda espécie de libélula. Cores fantásticas. Belo registro.

Legal paulinho, tenho foto de uma espécie parecida mas só o rabo é vermelho.. Segue as fotos:

Lindas fotos Bob, parece que temos o objeto das nossas fotos em comum, as libélulas.
Realmente ela é bem parecida só falta o vermelho nas asas.
Grande trabalho, parabens

Olá Paulinho, linda espécie de libélula. Cores fantásticas. Belo registro.
Valeu Beto :thmbup: :thmbup:
Paulinho,

Uma pena não ser uma espécie nova, mas vale pela bela e rara foto!!! Eu também nunca tinha visto essas cores numa libélula, e interessante como o macho é mais chamativo que a fêmea, né?

abraços!!! :thmbup:

Pois é Davisato, em algumas espécies de aves, isso tambem acontece.
Eu percebi ser a sua fêmea pois ela voava sempre ao redor, pousando sobre ela, como querendo protegê-la ou acasalar, típico comportamento de casal.

Como já disse, sua foto está linda D+!!

Este domingo fui no Jd. Botânico e vi uma um pouco parecida (também de rabo vermelho). Tentei fotografá-la, mas com uma Aiptek fica difícil! :risada2:
E também não tive tempo… era toda hora “Pedro, aqui, aqui!”, “Olha que lugar bonito! tira uma foto minha aqui!”, “Anda logo, Pedro!!”… Assim não dá rs

Como já disse, sua foto está linda D+!!

Este domingo fui no Jd. Botânico e vi uma um pouco parecida (também de rabo vermelho). Tentei fotografá-la, mas com uma Aiptek fica difícil! :risada2:
E também não tive tempo… era toda hora “Pedro, aqui, aqui!”, “Olha que lugar bonito! tira uma foto minha aqui!”, “Anda logo, Pedro!!”… Assim não dá rs

Existem muitas de rabo vermelho, o detalhe é que na maioria, as asas são transparentes, e esta tem as asas completamente coloridas.
Se voce olhar na Galeria-Cut-outs, acabei de postar uma vermelhona lá.

:clap: Beleza de fotos Paulinho Parabéns.

:clap: Beleza de fotos Paulinho Parabéns.
Muito Obrigado Joel

Belas fotos! Bela libélula! :thmbup:

Não só com insetos mas com aves e peixes o macho geralmente tem cores mais chamativas e é mais enfeitado. Isto serve para atrair as fêmeas em época de acasalamento.

Abraços