A Saga do Celular

Como já comentei aqui no outro tópico, estou querendo comprar um celular novo, mas o negócio tá complicado. Já comprei 5 ou 6 e ainda não consegui :doh:

O primeiro foi um Iphone XS que peguei na Amazon US, renewed. Achei que viria melhor, mas chegando lá pedi os testes constatei que o celular mal passou por uma limpeza (era uma empresa que fazia o serviço). Por um lado aparentava nunca ter sido mexido, mas aí fiquei pensando… poxa gastar toda essa grana pra pegar um celular usado talvez não valha a pena… Pedi pra devolverem… Olha o preju: $5 da revisão + $6 para devolverem +$8 que o fornecedor cobra pela devolução. Ainda não fui reembolsado na carteira NOMAD.

Aí nisso deu um pulo lá em Sampa na Santa Ifigênia, lembrei que alguém falou bem de uma tal de “Rei do Iphone” e resolvi dar uma passada pra ver se compensaria arrumar o meu iPhone X que comprei no Ali ano passado.
Conselho que dou: Não compre iPhone da China. Não presta. O pessoal até fala que a loja Cingo e Conwingo são boas, mas sei lá, são aparelhos que foram salvados… desmontam e remontam, vendem algumas peças originais (já que a Apple não vende peças OEM) e montam outro aparelho com peças paralelas com qualidade duvidosa.

Voltando… essa assistência é (eu diria) gourmetizada… enquanto lá na Santa tá rolando uma muvuca de gente, nessa loja é toda decorada, espaçosa, com lanchonete, vários guichês e talz.
O técnico olhou meu aparelho e torceu o nariz: “Esse aparelho foi bastante mexido”… testou uma dock nova (o meu não está carregando mais pela porta Lighting) e aparentemente até funcionou, mas, parece que a carga não subia, ficou 10 minutos e nada. Depois disso ele remontou e me devolveu, disse que não compensava arrumar pelos muitos defeitos: 4G não pega (ontem do nada voltou a funcionar, antes só ficava em 3G, acho que foi o chip mal encaixado), câmera não foca além de 30cm, face id destivado, modo retrato não funciona, app medida não funciona, bateria com 82% e mostrando manutenção, tela tb não é original.Segundo ele teria que tentar reparo na placa mãe, mas que é caro e que há risco de danificar outras coisas.

Ciente disso, pensei… melhor pegar logo outro celular e passar esse pra frente enquanto ainda vale alguma coisa, visto que depois que estragar de vez não vai prestar nem pra tirar peça.

Fui direto para o Enjoei caçar os produtos… Mano! como tem anúncio golpista lá… dezenas de anúncios de vendedor que coloca o produto pela metade do preço de mercado, ai vc vai olhar o anúncio, a pessoa pede pra chamar no Whatsapp. Macaco véio que sou, tô ligado que é algum golpe… Garimpei, garimpei e achei um rapaz vendendo um XR com aqueles descontos que aparecem por somente 2h, era 1800, mas o Enjoei deixava ele por 1400 se comprasse naquela hora. Mandei ver!
Já faz 2 semanas e tô esperando até agora o cara postar. Nem respondeu as mensagens… conta fantasma. O ruim que lá não dá pra cancelar a compra antes de 11 dias úteis… cartão que fica com limite bloqueado.
Aí passados 2 dias, achei outra mulher vendendo um XR… preço mais factível 1900. Na santa vendem o XR a partir de 2200-2400 (to ligado que é da China tb), mas querendo ou não tem alguma garantia (em teoria kkk).
Aí comprei esse tb ( no caso o 3o)… Mandei logo mensagem pedindo para enviar com urgência pq estava sem celular. Essa pessoa já tinha um bom histórico na plataforma, mas, estranhamente somente vendia coisas com preços irrisórios (tipo roupas/acessórios de R$15), aí ela me respondeu dizendo que não iria enviar pq o Enjoei tinha bloqueado a conta dela e estava com medo de ter o dinheiro do celular bloqueado tb… Ficou demorando e eu pedi pra ela cancelar (ela vai se ferrar pq quando cancela, depois a Enjoei cobra uma multa percentual em cada venda que se faz… acaba dando uma facaaaada bruta).

Aí tava de boas olhando na Shopee, e vi que era dia de promoção especial de tecnologia. Cacei e achei uma loja vendendo o Iphone 11 Lacrado com NF (loja 4fatz). Pensei opa é agora. Tinha cupom de 200 da plataforma e estava em promoção relâmpago… R$2800. Comprei… na mesma hora o cara disse que só iria enviar 1 semana depois pq ele tinha recebido 200 pedidos. Bom se o cara for ligeiro… 200 pedidos, e que tire 250 contos de lucro em cada (que é até baixo para esse tipo de produto), dá 60mill de lucro no total… Tirar um carro zero numa semana, até eu!!! Só não faço pq não tenho caixa pra comprar 200 iphones (aliás nem pra 1 kkkkkk), mas se tivesse com certeza faria umas alavancadas dessas.
Passou mais 1 dia e o cara me disse que não ia conseguir mandar, com a conversinha que o caminhão tinha tombado com carga, que não ia dar… mor estórinha triste. Fui e cancelei.

Aí chutei o balde… vou pegar na Americanas mesmo pq lá eu peguei o meu primeiro Iphone e deu tudo certo, só que no caso pensei… aff pagar 3700 no i11 que é o mais barato (embora tenha o SE por 2800, mas desacostumei).
Aí acabei pegando o Galaxy S20 FE 5G. Tava com um desconto de 200, então saiu por 1800 lá.
Chegou super rápido, comprei no sábado, chegou na terça, mass… tá largado aqui. Ai sei lá não vi graça no bicho. Continuo usando o X estragadinho… pq até passar tudo para o outro. Achei meio trambolho o S20. A Samsung é meio bugada com umas coisas, o modo DEX não funciona, os menús são entulhados de coisas. Eu gosto do minimalismo do iphone, acabei decidindo que vou devolver.

Aí agora achei um i11 no Extra.com… na Dotz tava com promoção de 20 pontos por real e o i11 estava saindo 3625 mas daria 70.000 pontos que dá pra converter em 700 reais.
Peguei o i11 e estou esperando chegar, mas agora tô na dúvida, se fico com ele tb, pq não lembro se cheguei a tirar do carrinho pra concluir a compra. Se não fizesse isso eles poderiam não pagar o cashback de pontos. Na real não to sabendo onde que dá pra ver os pontos que vão entrar no dotz.

Nossa que novela!!!
Brasil não é pra amador. Pra ter um celular decente o cara tem que se matar no parcelado, ou comprar algum lixo usado… Iphone tb rola os absurdos de gente que supervaloriza na hora de anunciar, ou (e tem de monte) os caras que vendem outros celulares depenados como se fossem novos (o famoso de Vitrine).

Conclusão… se for pegar e estiver com pressa: Pegue novo em grandes varejistas.
Se tem pouca grana, pegue usado (modelo nacional com caixa e NF) na OLX.
Se tem pouca grana e muito tempo, aí talvez compense pegar importado dos USA. Não acho que esteja valendo a pena trazer de lá pra revender aqui (embora há quem diga o contrário). Um celular lá como o XS, tá custando $280 (= R$1500), mas vc ainda morre com mais R$130,00 de envio, e quando chegar paga pelo menos R$200 da alfândega. Pra revender por R$2300, tirando a comissão da plataforma, o lucro é zero.

Preciso aprender a garimpar celular, por hora só sei garimpar lente, mas também tem aquilo, estou precisando e garimpo é justamente para quando não se está precisando, o nome do game é Oportunidade.

Minha humilde opinião: vc faz o que vc quiser pra tentar ter um celular, se vc acha isso importante pra sua vida, e claro, vc pode compartilhar essa sua “saga” num forum, é teu direito.

Já que vc tem o direito de compartilhar esse texto com outras pessoas, acredito que eu posso também expor o que eu acho, né?

Entre ter um iphone VELHO (11, XR ou anteriores) e ter um Samsung NOVO (S21 FE por exemplo, tá ao redor de 2K se vc procurar bem), é OBVIO que um Samsung novo vale muito, mas muito mais a pena.

Sem essa de “ain tenho dificuldade de me adaptar ao andróidgi…” mano, é só agir como adulto funcional.

Mas claro, cada um cada um.

Mas de novo, IMHO, é deprimente notar que ainda existe essa frescura desmesurada por SO de celular.

Como se o iOS fosse de fato melhor, ainda mais pra ser usado aqui nessas periferias do mundo (onde várias coisas do “mundinho apple” funcionam de maneira capada, do Apple Maps ao suporte deles…).

É, vou na mesma linha. Não tem almoço grátis. As “oportunidades” descritas eram só roubadas. As minhas conclusões baseadas nessa história seriam: quer um celular caro, guarda dinheiro e compra de loja que vende o produto original. Não tem dinheiro, compre um novo que caiba no bolso e se adapte às limitações. Celular (ao contrário de câmera e lente) é algo muito complicado de se comprar usado ou sem saber a procedência.

Pois é, concordo com os colegas rs

Comprei fazem uns 2 meses o S20 FE 5G para o meu pai, o mesmo que o colega comprou e devolveu.
Configurei ele e tudo mais, achei um excelente smartphone. Se tivesse necessidade pegava um também.

Não vou entrar na briga Apple x Android, mas de fato a maçã é supervalorizada pois o Brasil tem o iphone mais caro do mundo.

Fernando,

Permita me também concordar com os colegas e discordar (e bastante) do seu ponto de vista. Lendo o seu depoimento me passou a sensação que você tipo se esforçou pra não querer gostar do Samsung/Android.

“Achei meio trambolho o S20” - O Samsung S20FE tem tela de 6,5pol e pesa 190g . Um Iphone XS Max, também tem tela de 6,5 pol e pesa 208g (dados coletados no site do GSMArena) !!! E o S20 que é “trambolho”?? Se você não gosta de smartphone com a tela muito grande, é outra história.

“pq até passar tudo para o outro” - Aí não tem o que fazer , tem que passar mesmo manualmente tudo de um pro outro. Eu tenho um Galaxy s9+ , e se eu viesse a comprar um Iphone seria mesma dor de cabeça no sentido contrário.

“A Samsung é meio bugada com umas coisas, o modo DEX não funciona” - ca entre nós que é uma funcionalidade bem secundária né, além que, existe no Iphone recurso semelhante de espelhar a tela na TV da mesma forma?
[/b]

“os menús são entulhados de coisas” - Aí a única coisa que concordo com você sobre a Samsung. E ainda acrescento os varios apps inuteis que samsung entulha e não permite ser desinstalados, mas ao menos da pra desativar eles, e com isso não aparecendo nos menus. Mas… já que vc gosta de um sistema minimalista e bolso ta apertado, pq não deu uma olhada nos celulares Moto, que o Android é bem enxuto e minimalista, entre outras marcas que também tem android mais minimalista.

Enfim, você tem todo direito de não querer gostar do Android, mas pra disso afirmar que aqui no Brasil “pra ter um celular decente o cara tem que se matar no parcelado, ou comprar algum lixo usado”… muuuitas pessoas vão discordar de vc.

Não era o XS Max que eu tinha pego na gringa… era o XS normal, menorzinho.

No fim acabei pegando o Iphone 11. Estou contente em partes…
Do Galaxy, eu já tinha tido, e o meu conceito é o seguinte sobre a Samsung: Só vale mesmo a pena os Flagships (No caso o S10, S20, S21, S22, os Note), fora disso outros são take-downs para atender o mercado emergente.
É um bom celular, tem tela ótima, led, é fino e talz, mas fiquei com medo de em algum descuido eu derrubar e acabar quebrando.

O Iphone 11 eu gostei que se confirmou a história de que a partir dele começou a ter uma vida de bateria aceitável. Tenho usado e dá conta do dia, isso mesmo usando só 60% da bateria (dizem que não é legal deixar abaixar de 20% e nem passar de 80%), então eu carrego de dia só dentro deste intervalo. Os dias que sei que vou precisar usar mais eu deixo carregar até 100%.

Ter um aparelho novo é outra coisa. Tudo roda liso, zero dor de cabeça/preocupação.

Consegui receber o Cashback da DOTZ, deu 72000 pontos, que até dava pra pegar uma passagem ou converter em R$720,00 (foi o que fiz). Então dos 3625 do produto, ficou 2905, valor considerável, mas estou bem satisfeito.

Os únicos pontos que não curti dele:
A tela ser LCD, não é ruim, mas as cores da tela LED do X eram mais agradáveis.
Ele não tem a câmera tele, ao contrário do X, ele tem a Normal que é uma GA (equiv. 26mm), e uma UGA (13mm).
Talvez se tivesse a 13mm e a 52 (ao invés da 26) iria ser perfeito.
Tenho sentido um pouquinho a falta do 3D touch, no 11, o esquema de toque secundário é por delay de tempo ao invés da pressão.
Ele ter sido descontinuado, 2 semanas depois que comprei, mas pegar um 12, 13 ou 14 novo está totalmente fora de qualquer cogitação.
O tamanho eu ainda preferia o do X, mais fininho e menor, o 11 deu uma engordada na espessura e ganhou mais 5mm. Quem sabe ano que vem eu não troque por algum mini.

Como eu estou no ecossistema Apple, o Iphone acaba sendo a melhor opção. Usar o macbook junto com ele é perfeito, transfiro os arquivos via Air Drop, tem o lance de copiar de um e colar em outro. Logo vai chegar os Airpods e a Airtag.
Arrumei também um power bank da Baseus que tem carregamento por indução e uma capinha com imã, que faz o 11 virar um Magsafe, então tá tudo muito bem aqui.

Mas sei lá quem sabe eu pegue um S8 pra fazer uns jobs que demande app Android (eu faço um bico para o iFood contando moto todo mês). Achei legal a ideia do modo DEX, de poder usar por ex, plugado na tv, na casa da namorada pra editar alguma coisa. O bom do Android é que dá pra ter os apps piratex pra testar, basta baixar dos App Mirror, FileCr, Aptoide da vida.