a7R e lentes manuais - habemus cameram! (impressões)

Finalmente consegui pegar minha a7r :ok: :smiley: quem vê meus posts aqui sabe que esse é um dos meus sonhos fotográficos desde outubro passado :hysterical:

Bom, acho que vocês sabem que estamos falando de uma câmera mirrorless de 36mp, o que provavelmente significaria que ela seria bem exigente com técnica e lentes. Talvez em relação ao primeiro (técnica), mas em relação às lentes…eu acho que não! Ontem, meu primeiro dia com a câmera, aproveitei para tirar algumas fotos no meu caminho de volta para casa - como não estava com muito tempo, acabei tirando poucas e em lugares não lá muito bons (a pressa é inimiga da perfeição ahhahaah). As lentes usadas foram as Minoltas Rokkor 50/1.4 e a 45/2, sendo que eu tenho que testar a 35/2.8 ainda. Alias, a 45/2 ficou uma maravilha - mesmo com o adaptador, você consegue colocar a câmera no bolso de um moletom. Provavelmente isso fica melhor ainda com a Zeiss 55 e a 35 (duas lentes que espero pegar até o fim do ano)

Mas enfim, vamos ao que importa - qualidade! Estou processando as imagens e estou impressionado com as cores e os detalhes usando essas Rokkors! Levando em conta que paguei super barato nessas lentes, estou impressionado com os resultados! É só dar um tapa no contraste e…a mágica acontece! É a primeira vez que consigo acertar com facilidade o tom das peles das pessoas! A última vez que isso aconteceu foi com os jpegs da x100S! Isso é a primeira vez que tenho que esta sensação numa câmera Sony :wub:

O único problema é a ausência do SteadyShot no sensor…fotografar em 1/100 vira uma necessidade (o que não é muito diferente de usar a nex-f3 com lentes manuais). Por sorte, a sensibilidade do sensor torna isso fácil!

Seguem as fotos:

DSC07702 by coposdeagua, on Flickr
(Rokkor 50/1.4)

DSC07717 by coposdeagua, on Flickr
(com a Rokkor 50/[email protected]!)

DSC07728 by coposdeagua, on Flickr
(com a Rokkor 50/1.4. Não lembro a abertura - provavelmente era f/4)

DSC07782 by coposdeagua, on Flickr
(Rokkor 45/2 em f/2.8)

DSC07793 by coposdeagua, on Flickr
(Rokkor 45/2 em f/2.8)

DSC07798 by coposdeagua, on Flickr
(Rokkor 45/2 em f/2.8)

DSC07802 by coposdeagua, on Flickr
(Rokkor 45/2 em f/2.8 com um crop razoável)

Eu tentei ter alguma conclusão se de fato o obturador relativamente barulhento atrapalhava em alguma coisa no meu tipo de fotografia, mas, parece que ninguém chegou a perceber ele, o que, pra mim, é ótimo. Apesar de relativamente alto, eu gostei bastante do barulho - por algum motivo, ele me lembra muito da minha Maxxum 7000, ainda que mais suave (vide Reklama Minolta Maxxum 7000 - YouTube).

Ainda, outra coisa que achei BEM melhor é a taxa de atualização do EVF e do Liveview. O que já tinha melhorado na a99 ficou ainda melhor na a7r. É uma coisa que você tem que ver para entender. Cada dia que passa, eu posso dizer com mais certeza que eu não sinto falta de um visor ótico.

Bom, por enquanto é isso. Conforme eu for usando ela, eu atualizo este tópico.

Confesso que fiquei com medo de abrir esse tópico. Entre a A7 e uma 6D, agora que estou quase decidido pela 6D… E não que foi!! Kkkkkkkkk

Essa série da Sony é sensacional. Vou ter que voltar pros meus pensamentos hahahaha

Belas fotos :ok:

Opa, valeu :ok:

Pelo pouco que usei, estou achando que foi uma boa escolha ter vendido a x100S para pegar ela, apesar de sentir falta daquele obturador super silencioso. Estou particularmente ansioso para saber como vai ser quando eu conseguir pegar as Zeiss :assobi:

Acho que, pegando as Zeiss, a a7R vai ser suficiente para aposentar a a99 para grande parte das aplicações.

Também me fez pensar, haha. Coloquei uma penca de manuais à venda e agora estou tendo second thoughts :dizzy_face:
Fico pensando no potencial das bichinhas numa FF como a A7r.

Belos registros, parabéns!

Parabéns duas vezes, pela aquisição e pelas fotos. :smiley:

Bacana copos. A7 povoa meus pensamentos há um bom tempo.
Quanto pagou? Foi com o Nelson Nakamura?
O que está achando da ergonomia, em especial, do botão do obturador?

Fiz um rolo com um usuário aqui do fórum - passei minha x100S para ele e retornei parte do dinheiro. Era o negócio que tinha pedido aos céus, de certo modo :ok:

Quanto à ergonomia, eu já acostumei com a localização do botão do obturador (ao ponto de achar melhor que a posição normal da nex, neste instante). A empunhadura é muito boa, ainda mais para quem tem mão grande como como este que vos fala, o que eu acho que deixa a câmera especialmente fácil de se segurar por muito tempo quando você carrega ela com uma lente proporcional ao tamanho do corpo (o que colabora com isso, eu acredito, é a “lombada” que ela tem na parte de trás). Ainda não tentei usar ela com lentes grandes como a Minolta 300G/4 que eu tenho aqui

Quanto à questão do obturador, eu uso ela assim: o dedão manipula a roda de trás, o indicador manipula a da frente e dispara a câmera. Dá para usar o indicador para disparar e o dedo do meio para virar a rodinha, mas eu ainda não me acostumei com esse jeito(verdade seja dita, eu não manipulo com 3 dedos nem as minhas a700/a77/a99)

:snack:

Fico feliz de ter participado dessa realização de sonho :smiley:
Um dia, eu volto pra A7r, por enquanto vou conhecendo e me apaixonando mais pela Fuji. Quem sabe você consegue uma 56 1.2 pra mim e eu te passo a querida 55 1.8.

Vai procurando que SP tem mais opções que aqui no Rio.

Chol hein Copos, parabéns!!

Parabéns, copos! Eu vendi a XE1 para comprar a XT1 mas acabei comprando a A7R e não me arrependi.
Vai se deliciar com as lentes manuais. Focar manualmente com a A7x é muito gostoso :wub:

Rokkor 50 1.4 é muito amor :wub: :wub: :wub:

DSC07919 by coposdeagua, on Flickr
DSC07899 by coposdeagua, on Flickr
DSC07901 by coposdeagua, on Flickr
DSC07896 by coposdeagua, on Flickr

Mais algumas impressões: como eu sabia com a Nex-F3, você tem que tomar bastante cuidado ao apertar o obturador, porque a chance de a foto sair tremidas em velocidade menores que 150-200 é bem grande. A estabilização de imagem da a99 é uma bênção dos céus hahahhaha. Perdi umas fotos legais por isso, mas não é nada que tirar mais que uma foto por vez não resolva.

Mas de resto, acho que essa é a minha câmera favorita até o momento…os resultados são incríveis, e a câmera é super gostosa de usar! Quando eu conseguir as dilmas para comprar a Zeiss 55 eu vou ter um ataque, provavelmente :wub:

UAU! Gostei muito! Fotografia de rua sempre gosto de ver, é sempre muito diferente… não tem como enjoar.

Equipamento sem limites hein… A7r foi minha quase câmera e tenho em mente essa Zeiss 1.8 ‘Baby Otus’ citada ai.

Continue com as imagens,vou estar acompanhando o tópico :snack:

Copos tá fotografando as pessoas na cara dura mesmo? Tem algumas com cara de: “Ei o que é isso?” :smiley:
Muito legal o resultado do conjunto :ok:

copos Lembra quanto usou de ISO nas fotos?

P.S. Achei muito bom esse tratamento :ok:

ISO 8000 na maioria. A da menina de óculos foi lá pro 12800, se bem me lembro. O meu tratamento deixa a foto muito granulada, sem falar que eu não redimensionei as fotos nem usei muito do redutor não tão bom do Lightroom. Mas mesmo assim…é incrível, não é? :wub: :wub: :wub:

Obrigado! Sempre saio assim na cara dura mesmo :assobi: :assobi: :assobi: :assobi: Nas poucas vezes que isso me dá problemas eu costumo sair correndo :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:

Uma coisa que eu percebi é que as pessoas não parecem dar muita atenção ao obturador alto. Esse era meu principal medo de pegar a a7r ao invés da normal. Mas como eu sempre fotografo em locais movimentados, isso não é um problema tão grande.

Obrigado! Espero que você goste da a7! É uma ótima câmera, também.

De fato, o desempenho em ISO alto dela é excelente :assobi:

Mais fotos com a Rokkor-X 50 1.4, aquela lente que tem o segundo melhor anel de foco do mundo, só perdendo pra Rokkor 35mm 2.8 1ª versão:

DSC07969 by coposdeagua, on Flickr

DSC07954 by coposdeagua, on Flickr

DSC07942 by coposdeagua, on Flickr

DSC07932 by coposdeagua, on Flickr

DSC07927 by coposdeagua, on Flickr

Excelentes fotos. Essa ultima ficou demais.