Abertura utilizando tubo extensor

Olá amigos do fórum, como podem ver em outro post, eu construi meu próprio tubo extensor, e agora gostaria de saber como regular a abertura.
Eu liguei a camera com a objetiva normal, sem tubo e regulei a abertura para 22, apertei o botão dept-of-field para fixar a regulagem.
Desliguei a camera, retirei a objetiva e acoplei o tubo.
Como a camera não tem contato eletrico com a objetiva, a leitura de abertura é 00
e a foto que fiz me pareceu com pouca profundidade de campo.
Gostaria de opiniões de quem já usou os tubos de extensão, ou de quem sabe como agir nesses casos.

Obrigado

Paulo

No caso da Canon EOS a regulagem do diafragma é feita pela lente, lento a comunicação que a câmera passa para ela (diferente da Nikon que tem a possibilidade de regular manualmente), por isso para ter a regulagem vc precisará colocar os contatos elétricos levando para a lente, nesse caso vc recuperará até o AF. :slight_smile:

pareceu com pouca profundidade de campo.

Pois é, o tubo extensor diminui drasticamente o DOF. Não tem como fugir disso.

Eu presumo então que a lente assume a maior abertura se não for comandada pela camera, é isso?
Exemplo, antes de acoplar o tubo eu regulei a abertura para 22, isso faz a objetiva ficar com esta regulagem, quando eu desconecto a objetiva ela volta aos 3.5 que é a maior abertura dela, ou mantém a ultima abertura regulada?
Fazer os contatos elétricos não deve ser muito fácil, e 3.5 para macro é muita abertura, perde-se muita prof. de campo.

Se ela não receber o comando elétrico na hora da foto ela usará a maior abertura, além disso sem energia elétrica ela não consegue fazer nada heheheh! :slight_smile:

Fazer os contatos elétricos não deve ser muito fácil, e 3.5 para macro é muita abertura, perde-se muita prof. de campo.
Mas normalmente macro não tem profundidade de campo bem reduzida mesmo? Veja as fotos do Gabão, s enão me engano. Tem profundidade de campo na casa dos milimetros...

Existe até um acessório que esqueci o nome, mas é um trilho onde voce prende a camera e tem controle pra avançar ou recuar a camera com tanta precisão. Tem uma matéria, acho que na Fotographos (umas 2 edições passadas) que fala bem de macro, e cita esse equipamento…

Alem disse, usar uma abertura de f/22 vai perder muita luz, tera que usar um grande iso ou baixa velocidade pra compensar, e se for macro de um inseto, por exemplo, esquece…

Existe até um acessório que esqueci o nome, mas é um trilho onde voce prende a camera e tem controle pra avançar ou recuar a camera com tanta precisão. Tem uma matéria, acho que na Fotographos (umas 2 edições passadas) que fala bem de macro, e cita esse equipamento...
Bellows ou fole.

Na verdade macro tem mesmo pouca profundidade de campo, mas um f/4.0 em macro é um pecado, dependendo a condição vc teria menos de 1mm de profundidade de campo, com um F/16 vc já conseguiria melhores resultados, com até 1cm de profundidade de campo.

Na verdade macro tem mesmo pouca profundidade de campo, mas um f/4.0 em macro é um pecado, dependendo a condição vc teria menos de 1mm de profundidade de campo, com um F/16 vc já conseguiria melhores resultados, com até 1cm de profundidade de campo.
Pois é, f 4 é pouco, com f8 na sony já dava o capeta para conseguir um pouco de DOF, comprei uma DSLR justamente para ter mais abertura. Vou tentar colocar os contatos elétricos, (hi...) não vai ser fácil.