Abertura x Velocidade x Foco

Saudações coleguinhas de cliques !!

Ganhei de aniversário de um amigo meu um curso em CD-ROM da National Geografic sobre fotografia (muito bom). Nesse curso diz que eu posso usar a abertura x velocidade para mexer com o foco da foto.

Como um bom novato pensava que a abertura e a velocidade só serviam para regular a luminosidade da foto e/ou congelar um movimento e essas coisas do tipo.

Na minha câmera (uma Sony DSC-F707) eu tenho o modo prioridade de abertura e o modo prioridade de velocidade, representados pelas letras A e S respectivamente e tem também o modo M que eu defino os valores de abertura e velocidade. Só que tem um porém, nesse modo M, onde defino a abertura e a velocidade, a camera por automárico define o EV (que varia de -2.0 a +2.0) balanceando assim as cores da foto.

Minha dúvida é a seguinte: Se no modo M a camera define o EV como eu faço para brincar com o foco da foto usando a velocidade e a abertura.

Abraços

E mudanca de foco se chama DOF ( depth of field ). Nessse site vc consegui montar sua tabela de DOF para sua lente e alem de poder determina o COC da sua camera.

http://www.johnhendry.com/gadget/dof.php

Lembrando que o DOF vc consegue 1/3 na frente onde vc fez o foco e 2/3 no fundo. Se vc usa uma abertura f2.8 vc vai fazer essa distancia 1/3 e 2/3 ficar mais proximo de onde esta o foco do que uma abertura f16.

Exato, na verdade vc não meche no foco, o foco continua sendo feito no mesmo lugar, o que vc varia é a profundidade de campo, que é na verdade a amplitude de foco, dando um exemplo (pode não corresponder a realidade pois estou chutando os valores só para ser didático, pois vários fatores influenciam a profundidade de campo).

Você tem o foco feito a 10m com abertura 2.8 tudo que estiver entre 12m e 9m estará em foco, o restante estará fora de foco.
Agora se você tem o foco feito a 10m com abertura 8.0 tudo o que estiver entre 20m e 6m estará em foco, portanto o foco continua no mesmo ponto, porém sua amplitude é maior quanto se diminui a abertura. :slight_smile:

outra coisa legal da relação abertura X velocidade é que velocidade maiores fazem fundos mais escuros quando se tem fontes de luz distintas e velocidades menores fazem fundos mais claros neste mesmo caso. :slight_smile:
Então quando você faz a fotometria você tem idéia da relação velocidade x abertura, ai você define o quão escuro você quer o fundo e quanta profundidade de campo você pretende que a cena tenha para então definir se terá uma maior abertura e maior velocidade ou uma menor abertura e menor velocidade. :slight_smile:

Por isso é tão importante um fotometro manual para ajudar em suas composições, principalmente um com a função Spot.

lincão,

O lance do EV, se for compensação da exposição, não tem nada haver com cores ou foco.
Não se preoucupe, qualquer máquina no modo manual ela não tem o “EV”, já que vc está definindo exatamente a abertura e velocidae, não faz sentido usar o EV que tem a função de aumentar/diminuir etapas em cima da abertura e velocidade definida pela máquina.
Foco é outra coisa e se faz automático (modos do AF) ou manual.
A abertura pode influenciar a área de maior foco como os colegas escreveram.
O que pode mudar cores é o balanço de brancos de sua máquina.

Quando começamos confudimos tudo mesmo, estude esse curso em CD (eu também tenho ele) que logo vc acerta as coisas aí.

mais como que eu controlo a parte que irá ficar focada na foto se o EV clareia/escurece a foto conforme eu mudo os valores da abertura e da velocidade…?

mais como que eu controlo a parte que irá ficar focada na foto se o EV clareia/escurece a foto conforme eu mudo os valores da abertura e da velocidade...?
EV é medida de intensidade luminosa, a câmera só usa o EV para calcular a abertura e a velocidade ideal para a fotometria. Quando você usa compensação EV em -1 por exemplo você diz para a câmera que é para calcular em menos um ponto de luz a exposição. Ex: Deu 7EV de luz na cena, se a compensação estiver em -1 a câmera irá calcular a exposição para 6EV. O que importa na profundidade de campo é a relação imposta entre abertura e velocidade. Por exemplo: Você tinha uma cena que daria f/2.8 e 1/250s, só que você quer uma maior profundidade de campo, para isso você pode usar então: f/5.6 e 1/60, neste caso a exposição estaria correta como no primeiro caso, porém você teria uma maior profundidade de campo e um fundo mais claro. Além dos comandos manuais você pode usar os comandos de prioridade de abertura para ter controle da profundidade de campo e de velocidade pra determinar velocidade adequadas para fotos rápidas e para definir quão claro você quer o fundo em fotos iluminadas com fontes distintas. :)

:o

caraca…entendi !!!

:o

" Você tinha uma cena que daria f/2.8 e 1/250s, só que você quer uma maior profundidade de campo, para isso você pode usar então: f/5.6 e 1/60, neste caso a exposição estaria correta como no primeiro caso, porém você teria uma maior profundidade de campo e um fundo mais claro."
[b]Mahain[/b], eu não entendi:

No exemplo que vc deu, se eu passar a abertura de f/2.8 para f/5.6, eu estou diminuindo a abertura pela metade. Para a exposição continuar a mesma, não teria que aumentar o tempo de exposição de 1/250 para 1/125? Se mudar para 1/60 não ficaria super-exposta?

[],

:unsure:

" Você tinha uma cena que daria f/2.8 e 1/250s, só que você quer uma maior profundidade de campo, para isso você pode usar então: f/5.6 e 1/60, neste caso a exposição estaria correta como no primeiro caso, porém você teria uma maior profundidade de campo e um fundo mais claro."
[b]Mahain[/b], eu não entendi:

No exemplo que vc deu, se eu passar a abertura de f/2.8 para f/5.6, eu estou diminuindo a abertura pela metade. Para a exposição continuar a mesma, não teria que aumentar o tempo de exposição de 1/250 para 1/125? Se mudar para 1/60 não ficaria super-exposta?

[],

:unsure:

Herbert, no caso de 2.8 para 5.6 tem dois pontos de exposição ou seja você reduz a abertura a 1/4 do tamanho original e não pela metade, o engano que você está cometendo é que os f steps não representam a quantidade de luz que passa e sim a abertura proporcional do diafragma, que tem relação direta (mas não proporcional) com a quantidade de luz que passa.
Só para efeito de conhecimento geral seguem as fronteiras que correspondem a aumentos de 1 ponto de exposição (dobrar a quantidade de luz que passa pelo diafragma) e f steps.
0.5 - 0.7 - 1.0 - 1.4 - 2.0 - 2.8 - 4.0 - 5.6 - 8.0 - 11 - 16 - 22 - 32 - 45 - 64 - 90

Portando de f/1.4 para f/4.0 temos 2 pontos ou 4x mais luz.

De f/8.0 para f/11 temos 1 ponto ou 2x mais luz.

De 2,8 para 8,0 temos 3 pontos ou 8x mais luz.

E assim por diante.
Facilitou agora?

Valeu Mahain,

Postar nas altas horas da madrugada dá nisso: esqueci do f/4.0 - coisa de quem é principiante e começa a mexer com exposição manual agora.

Obrigado pela correção :slight_smile:

Show! Sou fotografo e aprendi muito em alguns cursos online.
[EDITADO]

Eu não resisto!!

:hysterical: :hysterical: :hysterical:

Tem que denunciar essas coisa pra moderação. Cara desenterra um tópico de 2004 pra fazer jabá do site dele? Aff…