Acompanhamento fotográfico - viagem de férias

Pessoal,

Uma coisa que estava pensando esses dias era sobre realizar um tipo de acompanhamento fotográfico para turistas.
(“FotoTurismo”)
Vamos ver se consigo explicar… pelo menos nunca vi por aqui. :ponder:
As pessoas gostam de viajar e ter fotos “boas” de suas viagens, mas a maioria não tem cameras boas ou não sabem usar.
A idéia seria algo como um guia, mas pra registrar os momentos em que a pessoa/casal esta visitando a cidade, em pontos turisticos, restaurantes, qq coisa. Poderia ser negociado desde 2hs até uma “diária”. As fotos entregues no final, em cd ou impressas.
Sou de Porto Alegre, aqui não chega a ter muito turismo, mas na Serra (Gramado/Canela) sim.
To viajando demais nesse negócio? :dizzy_face: Prós/Contras? Alguém já fez algo desse tipo? Como captar esse público?

EU, pessoalmente, acharia muitoooo indiscreto um cara colado em mim o dia todo para fazer fotos durante minhas férias.
EU, euzinho aqui, não contrataria.

Vou oferecer esse tipo de serviço também. Mas só para familias.

Como o hyde disse, nao é para qualquer familia. Também nao acho que o fotografo deva estar grudado o tempo todo. Deve haver um sintonia e uma abertura para dizer…agora quero, agora nao quero. Algumas regras tb devem ser definidas pro nao “sugarem” o fotografo ao máximo. Ou seja, tudo tem que ser bem pensado e conversado. Mas acho que os beneficios disso sao muitos. Há, sem duvida, um maior aprofundamento fotográfico em relação a dinamica dos ensaios convencionais.

Lembrando que também deve ser viavel, ou seja, nao dá pra cobrar barato, afinal o fotografo pode passar dias apenas fazendo isso. Portanto, nao creio que seja algo para qualquer um $$$.

Só acredito em um serviço como esse se ele for agregado a um serviço de guia turístico e tradutor, para estrangeiros. Seria a única forma de eu aceitar um papagaio de pirata no meu ombro. Sem ter serviço de intérprete e guia, é só um chato mesmo, joga sal nele que ele vai embora

pois é… ficar grudado direto tb é algo que muita gente talvez não ache interessante…
mas é mais ou menos isso que o spyder falou, sendo tb uma das vantagens além das fotos “melhores” que quem normalmente fica fotografando vai tb aparecer nas fotos das ferias (eu mesmo quase nunca apareço nas fotos com minha esposa/filha pq sou eu q tiro).
e realmente, nao da pra cobrar pouco pq podem ser horas, dias, tem q ser calculado isso… talvez seja pra um publico classe A.
comecei a pensar nisso exatamente pelo q vc disse, algo mais dinamico além dos ensaios… todo mundo oferece ensaios, acaba ficando dificil se diferenciar…
se for pensar, anos atras qdo nao existia “trash the dress” e acompanhamento fotografico da noiva no salão, pra cima e pra baixo durante o dia do casamento, e provavelmente elas gostariam de ter esse tempo pra elas com calma sem ninguem seguindo atras tirando foto de tudo q é jeito, hoje já é normal isso.
sei lá, to divagando aqui…

não tinha pensado em estrangeiros, mas copa 2014 ta aí :smiley: tenho inglês fluente :assobi: :hysterical:

Que tal alguem pra engraxar os teus sapatos, fazer a sua comida, limpar o teu zé :stuck_out_tongue:

Então, pega o site e monta uma página com o texto todo em inglês e oferecendo o serviço, e deixando claro que o horário seria negociado para os momentos em que será necessário e uma amostra do como será o livro das férias (produto final). Fala do auxílio com o idioma e de um itinerário de pontos turíscos discutidos com o cliente. Feita a proposta na página é só brincar de divulgação SEO para a Copa de 2014.
Você acaba de inventar o Personal Photo Tour Guide

o zé eu limpo só hahahahhahah
Cara, tenha em mente os guias de safari fotográfico. Eles não seriam apenas fotógrafos.

Mas aí não dá pra fazer tudo ao mesmo tempo. E nem as habilidade exigidas para cada atividade são as mesmas.

Tem uma fotografa brasileira que recentemente ofereceu um serviço de guia turistico e fotografico, creio eu, para fotografar a aurora boreal. Nesse caso é bem diferente pois ela so vai fotografar mesmo e ensinar a fotografar quando já estiver lá. Durante o trajeto ela so fica de guia turistico, me parece.

E na verdade nem é guia pois ela nao mostrará nada no caminho. só vai encaminhar a galera até lá mesmo.

ok, não espalha senão vai todo mundo fazer também :smiley: :snack:

Ah! E to achando que o Bruno tá querendo roubar a minha ideia http://panoptesfotografiacriativa.com/2013/02/13/wiktoria-praiana-momentos-na-agua/

:stuck_out_tongue:

Mas nao tem problema nao. Nao tenho medo de concorrencia. :stuck_out_tongue:

olhaí… seria parecido com isso, mas ao invés de acompanhar em outras cidades tinha pensado em focar só na minha mesmo devido aos custos… muito legal essas fotos, não vi elas pelo forum… spyder, concorrência? :hysterical: no momento eu to mais preocupado em aprender a fotografar mesmo, se eu conseguir metade da qualidade das fotos que tu posta no forum já vou achar bom… eu nem trabalho com fotografia, a principio é só hobby mesmo, apesar de estar querendo entrar um pouco na area, sem ter q largar a minha atual, portanto tb só poderia aos finais de semana

Vocês dizem tipo isso aqui?

:no:

Caraca cara, curti a idéia… Se uma dia eu fotografar bem o bastante pra cobrar por isso, quem sabe…

Tive essa mesma ideia tempos atras, é interessante, mas talvez pelos custos acaba se tornando inviável…

Com outro povo pode ser q tenha alguma chance de dar certo, mas com brasileiros, esquece…

Eu acho bem legal mesmo essa idéia. Como falaram, tem que ser algo discreto e que não atrapalhe a intimidade de quem vai ser fotografado e etc…

Nos EUA em parques de diversões como Universal e Disney eu vi fotógrafos do próprio parque que tiravam fotos das pessoas e entregavam um pequeno ticket com um código. Depois tu poderia entrar no site da empresa e comprar aquela foto ou baixar uma cópia em baixa resolução. Essa idéia é bem diferente da proposta pelo Brupikk e serviria pra outras situações, mas eu acho que é um serviço que poderia ser muito bem explorado. Imaginem um jogo de futebol? Monta uma banquinha na entrada do jogo, tira fotos da galera e depois quem quiser entra lá no site e compra a foto. O mesmo poderia ser aplicado dentro do estádio, com o fotógrafo tirando fotos da torcida e uma camiseta escrito bem grande “quer sua foto? acesse www.suafoto.com.br”. e assim por diante… enfim é um baita filão no ramo da fotografia que acho pode dar muito certo e não vejo muito por aí…

Desculpa desvirtuar um pouco o tópico. :wink: