Adaptadores close-up

Olá pessoal!

Bom, eu estava vendo uma lente no Mercado Livre que o Leo tinha me recomendado, para usar invertida para fotos macro, isso faz quase um mês, e eu estava esperando receber de um trabalho que fiz para finalmente comprar. Tinha visto na quinta à noite e ainda estava lá, mas o cheque que eu tinha depositado não tinha caído. Ontem, quando finalmente caiu e eu fui ver pra comprar, com minha grande sorte a lente já tinha sido vendida.

Bom, então eu pergunto: e em relação às lentes close-up, compensam? Eu estava dando uma olhada nesses: The Enterprise Digital Commerce Platform - VTEX

Imagino que esse +# signifique o aumento. Mas isso é aumento mesmo ou ele diminui a distância mínima de foco? Imagino que um +2 aumente 2x mais que um +1, certo? E pelo que eu li em algum lugar dá pra colocar várias lentes uma na frente da outra que esse fator vai aumentar, certo também?

Em relação a uma lente invertida de 58 mm, que era a que eu estava vendo para comprar, qual seria a lente close-up equivalente (+ quanto seria?). Eu li num artigo um modo de calcular como seria a aproximação com uma lente invertida, lente da câmera / lente invertida se não me engano, mas não sei como comparar isso com o fator da lente close-up.

Mas como exatamente eu calculo isso? Por exemplo, se um objeto fotografado ocupa metade da área do sensor, uma lente +1 aumentaria em quando isso?

E por último, essa marca vendida na DiaFilme é boa? Não quero nada nem de longe profissional, mas essas aí têm nitidez aproveitável, aberração cromática baixa?

Ufa, acho que é “só”, mas eu li alguns artigos a respeito e me deram mais dúvidas do que tiraram. Não que isso seja ruim, pelo contrário, agora só falta tirar as dúvidas mesmo.

Abraços,

Ricardo

Dê uma olhada no site Macrofotografia.
Lá tem as equações para calcular a aproximação.

Opa, valeu pela dica! Eu achei lá como calcular com tubo extensor e teleconverter, tem lá algo parecido para lentes close-up? Eu não consegui encontrar.

Seção de downloads.

Ah, agora encontrei, obrigado pela dica.

Agora eu fiz as contas lá, e com uma lente +5 eu só diminuiria 1 cm na distância de foco, é isso mesmo? Se for nem vale a pena comprar…