Adobe Lightroom Classic, Photoshop e camera RAW - out 2022

Adobe Lightroom Classic, Photoshop e camera RAW - atualizações outubro de 2022

Várias novidades:

No Photoshop para desktop, há melhorias significativas nas ferramentas de seleção e no desempenho. Melhor qualidade das seleções automáticas e novos tipos de objetos que o Photoshop reconhece.

Photoshop para Ipad também foi atualizado com novos recursos.

1 novo filtro “Neural Filter” : Photo Restoration Neural Filter.

Credenciais de conteúdo.

Isso permite que um usuário do Photoshop anexe informações a uma imagem ao exportar. As credenciais de conteúdo ajudam as pessoas a obter a atribuição adequada para seu trabalho e mostram uma cadeia de edição realizada em uma imagem, para que os espectadores possam saber mais sobre o que estão visualizando. Faz parte da maior Content Authenticity Initiative (CAI) da Adobe.

No Lightroom, Lightroom Classic e Adobe Camera Raw, agora você pode selecionar pessoas, selecionar objetos e selecionar plano de fundo.

Listão de links com algumas das novidades:

Photoshop Desktop

Lightroom

Suporte de câmeras no Camera RAW

melhor update dos ultimos anos, essas mascaras novas tà incréeeevel. não tem mais desculpa kkkkk

Bom ein?!

Pra ser perfeito só faltou habilitar o color grading nas máscaras.

ontem vi um fotógrafo falando a respeito de um produto similar ao Lightroom que estava com um conteúdo ainda melhor e que ele esperava que a Adobe adotasse essas melhorias no Lightroom o quanto antes. Espero que não só essas melhorias de agora venham completas mas as próximas também hehe

Adobe é meia lerda mesmo.
Antes tarde que nunca :smiley:

Sabe dizer qual era o produto? Capture One, DXO, ON1, Affinity Photo, Luminar?

Gostei das novidades, mas ainda acho que essa parte de máscaras tem bastante a evoluir. Acho meio lento esse processo de replicar as máscaras para outra foto.
Também acho muito ruim o fato de não ter como se refinar a máscara após ela ter sido calculada. Tudo bem, vc consegue fazer adicionando ou subtraindo com o pincel ou filtros radiais, mas acho que falta ainda uma ferramenta laço. Não tem como vc mudar a transparência da máscara, não tem como expandir ou contrair pixels, não tem como mudar a suavidade da aresta.

O colega mencionou ali sobre a falta de ter o Color Grading nos ajustes localizados, eu também acho importante, mas até mais importante que isso eu acho que deveria ter como colocar os ajustes HSL também.

O LR é bom, mas ainda acho muito lento quando se coloca muitos ajustes localizados e se faz muita limpeza. Acho que talvez por ser uma edição não destrutiva no RAW, acabe sendo muito pesado.

Outra coisa que sinto muita falta no LR é ter um content aware para quando se faz um ajuste de geometria que ficam aquelas bordas brancas na imagem. É bem chato ter que abrir o PS, selecionar, expandir e dar content aware fill, depois mesclar, salvar e fechar. Nisso cria um TIFF e fica com o DNG… só que o DNG tem 15mb enquanto o tiff tem uns 90.

Para o MAC veio uma atualização que permite mais opções de ajustes HDR no RAW… Abre tipo um novo menu.

Ouvi também que vai ter melhorias (não sei quando) nos Gradientes que hoje são bem chatos de se criar… tudo na base da tentativa e erro.

Parece que também vai ter melhoria no filtro Gaussian Blur.

Ainda acho que falta ter um módulo próprio de separação de frequências e máscaras de luminosidade, saturação e cor.

Minha primeira impressão é que a atualização seria muito boa.
Mas na prática…
A nova ferramenta de remoção de manchas deixa o LR Classic insuportavelmente lento - tenho a impressão que fica sobrecarregando a GPU tb… Pois meu note só esquenta quando isso acontece e tem esquentado quando uso ela. Detalhe que os modos antigos de remoção de mancha seguem normais - com mesmo desempenho anterior - bem mais rápidos.

A outra coisa que me irrita - e já não é de hoje - é a atualização dos catálogos… Percebam que o LR DUPLICA os arquivos do catálogo. Então, se você não se ligar e deletar os antigos, ficará com alguns GB de lixo no HD. :doh:

As ferramentas automatizadas de seleção eu pouco uso. Mas aquela seleção de “assunto” já me servia completamente.

Então Nando, eu já acho o contrário. Para mim esse procedimento é muito bom. Visto que isso só acontece quando altera a versão base: V9, V10, V11, V12. Caso eu queira voltar atrás se a nova versão não esteja rodando bem no meu sistema, consigo, pois tenho uma versão do catálogo que não foi atualizada, sem precisar buscar nada no backup.

E como os arquivos contendo pre-visualizações também são convertidos fica apenas o arquivo .lrcat da versão anterior (que não é tão grande assim) e dois arquivos auxiliares (que ocupam pouco espaço).

Conheço pessoas que tem no HD arquivos de catálogo desde a versão 5. Mas isso acontece justamente por não entender como o LRC funciona. Já conheço outros que tem uma paixão pelos arquivos .lrcat e guardam todos. :ponder:

Além disso muito agente atualiza versão sem fazer backup do arquivo de catálogo. Se der algum problema, a própria Adobe criou um mecanismo que permite voltar a usar a versão antiga. E para mim isso entendo isso como um ponto positivo.

Cara… também acharia bom se fosse só o catálogo que ficasse.
Mas as pastas todas são duplicadas. O que não faz sentido pra mim. :doh:

Como assim todos as pastas são duplicadas? :ponder:

Aqui só duplica os arquivos:
catalogo.lrcat
catalogo Helper.lrdata

Não vejo vantagem / pq querer voltar catálogo?

Tipo, o catálogo é uma ferramenta pra visualizar as edições feitas no arquivo, dados armazenados no xmp.

Eu uso 1 catálogo por semestre, em média 300k de fotos, quando vem essas atualizações faço o upgrade e deleto o antigo.
Se tiver algum problema no catálogo atualizado é só criar outro e importar as fotos.

:ponder:

A questão de voltar com o catálogo é simplesmente uma questão se segurança com novas versões.

Por exemplo: atualizei agora para a versão 12. Vamos supor que por algum motivo qualquer essa versão está muito lenta, travando etc etc. no meu computador. Posso voltar para a versão 11 e continuar trabalhando. E dai ver se espero outra atualização da versão 12 ou troco de computador. Simplesmente isso.

Sobre apenas “importar as fotos novamente” você está pensando apenas no seu fluxo de trabalho e na maneira como trata os seus catálogos. A Adobe não pode fazer isso.

Por exemplo, existem pessoas que usam apenas um único catálogo para gerenciar todo acervo de fotos. Nesse caso, simplesmente importar tudo de novo e perder todos os edições, classificações, palavras-chaves, coleções etc não é algo aceitável.

Por isso que eu ativo a opção de gravar em xmp, se o catálogo der problema não perco nada.

Entendi sobre a versão 11, mas não sei se da pra baixar versão antiga? tipo a 10. Só deve dar a última antes da atualização principal…

E todas essas informações ficam no xmp. Talvez coleções não, mas existem maneiras de contornar isso com classificação de cor, estrelas etc.

Realmente o meu fluxo é muito simples, quando criei foi pensando em não ficar refém da Adobe, se der qualquer b.o é usar programa com suporte ao xmp.

Exatamente, esse é o meu ponto de vista, simplesmente para a questão do versão mais nova.

Como tem pessoas que não estão cientes desse aspecto aproveitei para deixar isso registrado aqui.

É uma opção interessante.

Eu optei por não usar .XMP e manter um bom backup dos meus arquivos de catálogo. Se um dia precisar posso gerar os .XMP. Vai demorar um bom tempo, mas, para o meu caso, ok.