AF Nikkor 180mm f/2.8D IF-ED ou AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II?

Caros amigos, uma dúvida. Esta lente prime oferece uma imagem melhor do que a AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8G ED VR II, na mesma distancia focal?
Sempre que comparei uma fixa com uma lente zoom, sempre a fixa levou muita vantagem. Neste caso, alguém já fez a comparação?
abraços.

Estou curioso, apesar de “achar” que a 70-200 VRII seja uma exceção à regra :ok:

Então, Alex, sem dúvida, a 70-200 VRII é bem acima da médias das lentes com zoom, mas não sei se foge à regra, não. Fiz duas comparações, com uma AF-S 105 f/2.8G Micro e com uma AF 105 f/2.0 DC.
Quanto à cores o resultado é inconclusivo. Dependendo da condição de luz e das próprias tonalidades, cada hora preferia uma. Em relação ao bokeh, piorou, a coisa é ainda mais subjetiva. Se com um fundo eu me agradava mais o desfoque de uma, com outro cenário isso mudava completamente.
A única coisa que pude comparar a sério, pois é um critério mais objetivo, foi a nitidez. Pus a máquina num tripé, iluminação artificial (pra poder controlar a variação), todas com a mesma abertura (f/7.1), mesma velocidade e focando numa folha de jornal. Aí, a 70-200 perdeu pras duas fixas. Já entre essas duas, não houve diferença significativa.
Abraço.

Nikon 14-24 F/2.8 e 70-200 f/2.8 VRII são duas senhoras lentes!
A minha 70-200 uso mais para esporte, e ela não perde foco é a imagem é sempre perfeita!
Ela só não é melhor do que a 200 F/2 neste range!

Não posso falar de outra, senão da AF-S 105 2.8 Micro, que apesar de excelente não dá para comparar com a 70-200 VRII. Estou falando dos meus exemplares e utilizados nas minhas 2 câmeras :ok:

Alex, você avalia que a 105 entrega menos nitidez do que a 70-200?

Pope, na sua opinião, a 85mm f/1.4 ou a 135mm DC não ganha em quesito nenhum da 70-200?

Nitidez e Velocidade de Foco são melhores na 70-200 :ok:

2 e 1 ponto a mais de luz! Peso menor!
O Bokeh delas é melhor e a 85 é mais nítida!
Mas se você quiser apenas uma lente, a 70-200 é a melhor!

Curioso, nos testes que fiz com uma d610 tive a sensação que em nitidez a 105 ganhava. Em velocidade de foco, realmente, a zoom é superior.

E entre as suas duas 105mm, a pre-AI ganha em algo?

Vou tentar explicar os meus motivos para comprar a 70-200 :ok:

• Redução do número de lentes no set. Gostaria de ter uma 85, 105, 135, 200 e 400 mm. Optei por somente uma.

• Possibilidade de uso do TC Nikon com total compatibilidade com a Lente. Terei uma 140-400 mm em 5.6

• Qualidade Óptica e de Construção primorosas.

Na mesma linha de raciocínio optei pela 24-70 em detrimento das 24, 28, 35 e 50mm.

Não dá para se ter tudo, dos dois mundos, mas pela praticidade e comodidade acho que vale à pena ter “um pouco menos” de Nitidez.

Mas, como sempre, cada um é cada um :ok:

No tamanho e pesos reduzidos, no charme de usar e prazer de focar manualmente. Só :ok: :wink: