AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm f/2.8G IF-ED x AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED

Claro que a AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED proporcionará fotos melhores, mas a questão é: o quão satisfeito o usuário ficará com a AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm f/2.8G IF-ED? Lembrando que uma custa 5.000,00 e a outra 10.000,00 no site da Nikon.
Evidentemente que a intenção é fotografar insetos, flores e etc, além de retratos.

Existe ainda a nikon AF DC-Nikkor 105mm f/2D, só não tira foto de inseto,
Ou seja todas são lente com finalidades diferentes :slight_smile:

Você tá comparando um Jaguar com um Troller. São propósitos diferentes, ninguém fica na dúvida entre um e outro.

A F/2 DC aí até daria pra considerar…

AF-S NIKKOR 105mm f/1.4E ED, AF-S VR Micro-NIKKOR 105mm f/2.8G IF-ED bem como a AF DC-Nikkor 105mm f/2D tem sim propostas diferentes sendo certo que para retrato eu prefiro a ultima :slight_smile:

O problema da AF DC-Nikkor 105mm f/2D está no fato de já estar fora de linha. E como ela é uma lente muito amada por quem a experimentou, dificilmente se acha para vender usada em bom estado. Eu acho que a AF-S Nikkor 105mm F/1.4E ED é uma lente excelente, mas que não vale o custo que a Nikon determinou para ela, talvez por ser lançamento. É uma objetiva a se considerar apenas daqui alguns anos ou se o F/1.4 no telefoto for primordial para o trabalho executado. No mais, eu enxergo a AF-S VR Micro-Nikkor 105mm F/2.8G IF-ED como uma excelente opção, bastante versátil nesta distância por já possuir o VR; ter um desempenho de foco rápido e eficiente, funcionando inclusive para macro-fotografia; ter construção robusta baseada em metal; fora ter uma excelente qualidade de imagem (só peca pelo excesso de aberração cromática).

:ok:

Pistigrilo, excelente resposta, bem fundamentada. Estou achando que futuramente vou pegar essa mesma.

na minha opiniao, ambas as lentes são muito ruins pelo valor pedido, principalmente a 1.4

se for pegar uma faz tudo, que ainda faz macro, vai de tokina 100mm 2.8 macro. É uma puta lente, melhor que a 105 2.8 da nikon e custa no máximo, metade do preço. Sim, nos EUA a lente é dificil de achar e no Brasil mais ainda, então tem que ficar caçando, mas eu ja vi uma usada em excelente estado por 1300 reais.

Se quiser uma focada em retratos, vai na 105 f2 DC que é uma das, se não a melhor lente para retratos. Se apenas nitidez for seu objetivo ( :hysterical: ) vai da linha art da Sigma que é somente nitidez e nada mais ou então vende um rim e pega a otus da zeiss

Mas por que você diz que as duas são ruins? Só por causa do preço? E a qualidade das imagens?