Agência "séria" de modelos?

Pessoal,

Uma amiga está buscando trabalho como modelo fotográfica em agências mas até agora não conseguiu.
Na última agência, disseram que ela precisa pagar para fazer um book + curso de etiqueta com eles. Mesmo ela dizendo que já possui book. Pergunta: esta prática é normal entre as agências de modelos?
Ou seja, é preciso pagar para se agenciar e ainda assim não ter trabalho garantido?

Alguém pode indicar alguma agência séria e confiável?

Abs,
Fabio

Fábio eu sugiro a Ford Models e a Ten.
A prática de pedir book é normal, as agências normalmente pedem um book padronizado de acordo com a forma que eles usam para vender, normalmente não é nem a agência que faz o material, ela passa o fotógrafo com o qual a pessoa deverá fazer o material, no máximo agenda com tal fotógrafo. Mas pela postura que parecem estar adotando acho que é furada, porque não é muito normal pedirem um curso deste tipo e falar que tem que fazer o book com eles. Está me parecendo mais aquelas agências caça níqueis, que ganham fazendo material de má qualidade e não conseguem trabalho nenhum. Também não é normal ter que pagar para agenciar. Boas agências ganham sobre os trabalho (ganham muito é verdade, mas só sobre os trabalhos).
É fácil perceber as enganadoras. Nas enganadoras eles não estão nem ai para o perfil, eles falam que a maioria tem potencial, que tem como agenciar, que sempre pinta um trabalho ou outro e por ai vai… As agências sérias são diferentes. Para elas se a modelo não tem perfil elas já descartam de cara. A maioria das que tem perfil recebem a recomendação de voltar depois que perderem tantos Kg, ou coisas do tipo. É muito incomum uma modelo já ser aceita de cara, só se estiver realmente no perfil.