Ainda compensa comprar 5D mark II ? ou ir logo pra 6D?

Olá pessoal, tudo jóia ?
Andei vendo os anúncios, e encontrei uma 5D mark II, por R$ 3200,00 com 36 mil clicks.
Uma 6D nova, custa em média em SP, R$ 5000 a 5300,00.
O que é melhor fazer ?
Comprar uma 6D nova, ou poupar grana e conseguir uma 5D mark II + 35MM f 1.4 ART ainda?

Em tempos pretéritos a diferença de preço foi menor, e eu diria preferir ir direto pra 6D, que tem dois pontos a mais de autofoco, ponto central mais sensível, e imagem bem mais limpa em ISO alto (fora algumas perfumarias que pra alguns pode ser útil, como WiFi e GPS embutido, os quais eu particularmente nunca usei).

Mas com essa diferença de preço, hoje eu já recomendaria a 5D Mark II em bom estado, que continua sendo uma baita câmera, e em alguns pontos, como qualidade de construção e ergonomia, supera a 6D. De acordo com alguns, as cores e texturas da 5D Mark II também são melhores, principalmente em retratos.

Embora alguns critiquem a lente 24-105, que você já tem, eu gostava do meu exemplar. Dá pra fazer muita coisa boa com ela na 5D Mark II. E se você trabalha com fotografia, a 60D vai ser um ótimo backup.

Eu também estava de olho na 6D, mas perdi o timing e vi o preço dela subir de 4.000 pra 5.600 em poucos meses.
Como tive a oportunidade de trabalhar uma vez com a 5D Mark II, acho que vc encontrou um ótimo preço pra uma câmera pouco usada. Nesse caso, eu iria de Mark II tbm

Na verdade, estou sem a 24-105 e a 60D agora.
Apenas flash 600ex.
Tenho 5200,00 em mãos para investir. Mas consigo a 5D 2 + 35mm f 1.4 art.
Ou só consigo a 6D com uma 50mm f 1.4

Rapaz do céu… que tristeza esse dólar. :frowning:

O preço da 6D no Mercado Livre disparou :dizzy_face:
R$ 6.500,00 em média.

Dois meses atrás achava fácil por 4700.
Outros modelos, como a D750, subiram numa proporção bem menor :ponder:

Pega a 50mm 1.8 STM :smiley:
N sei se a 1.4 tá valendo tanto à pena em comparação com essa nova cinquentinha.

Eu estava pensando no seguinte:

Não uso e nunca usei: Wi-fi, gps, em camera, logo isto não fará falta em uma 6D.
Porém a 6D fotografa em até 10 mil de iso sem grandes quantidades de ruído e a 5D 2, até 6400 estourando…
Apesar disto, a 5D mark II tem um corpo mais robusto, e aceita dois slots de Cartões, podendo fazer backup simultaneamente, prevenindo que algum dos cartões dê pau e deixe eu, os clientes e todos na mão.
E também, uma diferença de 2 mil reais a menos, consigo uma fullframe, que já dá um iso elevado, e combinado a lentes claras, dificilmente, passarei dos 5 mil de iso…
Dizem, que o autofoco da 5D 2 é uma merda…
E o que vocês acham amigos?
Qual a moral da história ?
O que fariam ?
Lembrando que estou sem camera NENHUMA. HAHAHAHAHAHA, e lente também.

Mesmo tendo duas 6D, paguei nelas menos de 4 mil nelas… nessa diferença de preço iria na 5D que, como vc disse, é uma baita câmera já!
6D tem ISO melhor, processamento de imagem mais atual… e umas coisinhas a mais, inclusive wifi… não se engane… ajuda pra caramba! mas não sei se valeria a pena… é uma quantia considerável!
Se tivesse uma qualidade menor, mas tirando o ISO, que mesmo na 6D evito passar de 3200, ficaria com a 5D + uma lente… ou duas fixas menos top… 50mm e 85 1.8!

Quem dera pagar isto ! :frowning:
Qual valor você achou mais em conta hoje em dia ?

• Autofoco da 5D mkII é muito boa, mas achava a da 6D um pouco melhor;
  • A 5D mkII tem entrada apenas para um cartão CF;
  • Quando uso ISO 3200, a imagem já fica com muito ruído. Uso no máximo a 1600 para não ter problemas.

A 5D Mark II tem tanto ruído assim? :dizzy_face:
Deve ser por isso que eu achei a diferença brutal quanto migrei da 60D pra 6D.
E quando eu ainda estava com a 60D, como não tinha nenhum outro parâmetro de referência, usava ISO 3200, 6400 em situações críticas, e me dava por satisfeito, rsrsrs.
Já o ISO da 6D é coisa de outro mundo.
Esses dias fotografei um aniversário na camaradagem, e como estava sem flash, fiz essa foto em ISO 10000. Nada mal pra esse ISO, em minha humilde opinião:

Sem título by Paulo Antonio dos Santos, no Flickr

Eu preciso colocar mais tarde alguns exemplos, mas o fato de 90% a 95% de minhas fotos terem sido tiradas em local com boa iluminação ou luz controlada, quando tiro fotos em locais com pouca luz e ISO alto, o ruido me incomoda. Pode ser chatice de minha parte, mas na 6D eu subia até 3200 e para mim era aceitável.
Na sua foto o ruído não incomoda (e está boa em minha opinião). O problema é quando tem muitas partes escuras, dai ficam bem evidentes.

Meus 2 cents à discussão: eu iria de 5D². Tenho hoje 3 corpos: 5D², 5D³ e 6D, e digo que não tem tanta diferença na 6D que justifique essa diferença de preço. Peguei a 6D pelo preço da minha 5D², senão teria pego outro corpo de 5D na época.

De fato, o ponto central de foco da 6D é muito bom no escuro, mas tendo um flash com assist lamp (ou mesmo um trigger), a 5D² dá conta tranquilo. E de fato, o ISO da 6D é melhor, mas não passa de 2/3 de f-stop a mais. Isso para mim não justifica o custo. Eu iria de 5D² e de lente boa, sem sombra de dúvidas. Tu fazes coisa muito mais legal com uma 5D² e uma 35L do que com uma 6D com uma 35 f/2, por exemplo (isso eu garanto). Abraços e boa sorte na escolha!

Alguns adendos: a durabilidade da 6D é notoriamente menor (já ouvi casos de o shutter se entregar em menos de 100k, enquanto já vi 5D² com mais de 300k), o corpo tem borrachas que descolam com o tempo, a velocidade de sincronismo do flash é menor, a velocidade máxima de disparo é metade (1/4000 vs 1/8000), o botão multifunção é combinado com o segundo seletor (que gera transtorno de uso indevido de um e outro), os controles de WB e compensação do flash não estão acessíveis facilmente (foram tirados de cima do lado direito), enfim, a 6D tem muita coisa inferior à 5D². Ao contrário do que diz o Zack do Vlog, a 6D não é a sucessora natural da 5D². A 5D³, sim, é uma 5D² com funções de 1Dx… Abraços.

:ok:
Exatamente. Tenho a mesma opinião.
Já tive a 6D e hoje tenho a 5D mkII. Não me arrependo de ter trocado.

Nas condições em que uso ISO 1600 na 5D, usava ISO 3200 no máximo para ter o mesmo nível de aparecimento de ruídos. A diferença não é “gigantesca”, como comentam por ai.

As únicas coisas que sinto saudades da 6D, é por ser mais leve e com ergonomia melhor PARA MIM. As vezes uso a 5D com a 85mm f/1.2, e depois de um tempo começa a incomodar o pescoço e braços… :smiley:

Depende do seu uso. Eu tive uma 5D Mk II, e quando ela morreu (literalmente) eu passei pra 6D pois precisava de outra fullframe e não podia comprar uma 5D Mk III. Hoje eu tenho tanto a 5D Mk III quanto a 6D, e existem pontos positivos na 6D em cima da 5D Mk III, quem dirá sobre a 5D Mk II :hysterical:

Mas assim, sinceramente, pela situação descrita, eu iria de 5D Mk II - principalmente pelo preço. A 6D tem vantagens, sim, assim como possui muitas desvantagens. A 6D, se você analisar friamente, estaria mais próxima da 60D/70D do que da 5D Mk II/MkIII, só que sendo fullframe. Até o modo de operação é mais próximo da 60D/70D.

Ouvi uns amigos no facebook, muitos falando que a 5D mark II, relação em ISO, sai perdendo horrores para uma cropada 70D atual. Será ?

Nunca vi um comparativo de fato. Mas assim, eu usei a 70D, à noite e debaixo de chuva. A câmera tem um desempenho de médio a bom em termos de ruído. Eu fiz essa foto aqui com ISO 6400 ou 12800, não lembro exatamente. Sinceramente? A diferença pra uma 5D Mk II é bem mínima.

http://www.photographco.com.br/blog/wp-content/uploads/2013/11/70D_impressao_11.jpg

A grande real é que todas as câmeras produzem ruído. A diferença é o nível de percepção, que numa fullframe (pelos díodos serem mais espaçados no sensor) é menor.

Não que seja o caso das 2 citadas, mas hoje em dia com esses sensores FF de 50MP temos que fazer umas continhas para ver senão mais densos que as apsc.