Ainda se usa filme em cinema?

Pessoal eu sei que não tem muito a ver com o forum, mas hoje no almoço surgiu uma dúvida entre a galera:

Ainda se usa filme na gravação ou distribuição (como proteção contra pirataria) cinematográfica? Eu não lembro direito, mas acho que a última vez que fui no cinema ainda tinha aquelas sujeirinhas típicas de filme… ou então o projetor simulava, bom tirem essa dúvida cruel, por favor.

Por um acaso vi um trecho da feira do Comic Con, Star Wars 7 e parece que eles estão usando película para captação, mas certamente tudo digitalizado para edição, aliás foi o tio George que começou com essa coisa de edição não linear, o EditAndroid

Não queira saber o trabalho que é montar filme com moviola na fita adesiva, efeito, banho quimico pra chroma key… é pra pagar qualquer pecado

Fita magnética mudou todo o conceito, mas ficou linear que complicou um pouco

O sistema não linear é o mundo do PT, uma maravilha

Sou do tempo da gravação e filmagem, gravação é magnético e filmagem… filme

Abs

Sim, muitos diretores utilizam ainda o método de película para captação, entretanto, na montagem convertem em arquivo digital para poder fazer a edição não-linear (digital). E o porque? Por mais que existam hoje métodos, ferramentas para simular a textura, e outras características de uma captação analógica, os diretores de cena e de fotografia ainda preferem a filmagem linear na captação.

com certeza. Muitos diretores preferem rodar ainda em filme pela sua característica inigualável (não necessariamente superior), ou por um certo glamour ou status que esse formato confere. É claro que isso tudo pode ser discutível mas aqui tem algumas listas.

lista de filmes rodados em filme em 2019

2020 (parcial)
https://collider.com/2020-movies-shot-on-film/

Aqui da pagina da kodak. E segue sendo um setor bastante rentável da empresa.

Mas especificamente sobre as salas de cinema não tenho dados sobre o formato de projeção atualmente. Mas penso que é majoritariamente digital. Provavelmente essa sujeirinha que voce viu foi incorporado na hora da digitalização. Ou é um “filtro” colocado na pós produção que emula essa sujeira. Mas se for cinema antigo pode ter sido o projetor mesmo…