[AJUDA] Melhor monitor entre os listados para tratamento de fotos

Olá pessoal boa noite.

estou precisando selecionar apenas um monitor para tratamento de imagem e analisar outras imagens tratadas pelos colegas, gostaria de saber qual melhor entre esses que tenho disponíveis no momento.

estou dando uma estudada sobre calibragem e ate calibrei eles aqui com um i1 display 2 usando displaycal mas estão ficando com tons mais avermelhados não sei se é a iluminação do escritorio (2 plafon 6500k). em fim seguirei estudando e tentando.

vi que tem um post tambem sobre monitores custo beneficio e profissional e estou estudando ele, mas preciso de uma direção em relação aos que tenho aqui.

01 = DELL P2317H
02 = DELL SE2216H
03 = DELL P2018H
04 = DELL SE2222H

desde já obrigado pessoal! :ok: :smiley:

Ariel, o i1 display 2 é um colorímetro bem antigo, e, se não me falha a memória não é compatível com monitores que usam painel iluminados com tecnologia LED.

Por exemplo: DELL P2317H usa painel retro-iluminado por LED. Não verifiquei essa informação para os outros modelos que você citou. :slight_smile:

Outro fator é que os filtros usados pelo colorímetro (acho que são filtros orgânicos) podem estar ligeiramente desgastados e por isso gerando um perfil incorreto.

:ponder:
No DisplayCal chegou a verificar se tem algum perfil de correção para a combinação monitor+colorímetro que você está usando?
No painel “Display & Instrument” na parte “Correction” deve aparecer as opções disponíveis para o seu conjunto.

Oi André obrigado por responder

Realmente esse colorímetro é bem antigo… Vi que tem vários perfis de correção no displaycal mas não usei nenhum deles justamente por receio de ter alteração na calibração.

Também tenho o HTML do resultado da calibragem, posso te enviar esse arquivo pra você me auxiliar a entender o resultado do monitor(p2317h)? :grin:

E também os perfis de correção disponíveis no displaycal pro colorímetro

Vlw! :+1::grin:




Com esse resultado de calibração você está achando que ficou com tons mais avermelhados?

:ponder:

Eu acho que para o combo P2317H + i1 Display 2 não tem nenhum perfil de correção. :ponder:

No DisplayCal tem um perfil de correção pro p2317h mas agora a imagem está ficando muito azul/esverdeada

Olha o resultado com essas config no monitor

R 82%
G 94%
B 89%
Brilho 60%
Contraste 70%

talvez seja o calibrador mesmo que está com problemas :frowning:


Esse ajuste de contraste em 70% é o padrão do monitor ou foi você que ajustou?

Chegou a experimentar resetar o monitor (pelo próprio MENU do monitor) e refazer a calibração? Pode ser que não mude nada no resultado, mas é bom testar.

No Windows, se for o caso, verifique as configurações de vídeo para ver se não tem nada que posso interferir no processo.

Exemplo:

On Windows you will want to make sure you don’t have anything in your graphics card drivers that may be artificially changing things. For example, with an NVIDIA card go to the NVIDIA Control Panel and take a look at the Adjust Desktop Color Settings screen:

Outra coisa:

São esses os ajustes que você está definindo como objetivo?

whitepoint: 6500K
gamma: 2.2
white level: custom 120 cd/m2

Não sei se esse tópico ajuda:

:ponder:
Nos 2 resultados de calibração que você mostrou, na parte “Summary” tudo indica que o processo foi bem executado. Se não fosse a sua percepção eu não diria que tem algo estranho.

Mas seguimos investigando. :ok:

sim, monitor resetado antes da calibração, deixo em 100% de brilho
vou deixar o contraste no padrão e testar.
por padrão fica 75%/75% (brilho/contraste)
logo quando zera o delta já da diferença de cor.

tem uma opção que sempre uso nos monitores com placas nvidia, vou recalibrar com ela desativada.

vou seguir investigando.

de qualquer forma vale o aprendizado. :ok:

Engraçado… Usando a opção Refresh ( Genereic ) e calibrando o RGB pelo Black Level, me parece que a imagem ficou muito mais neutra, sem aquele avermelhado. :ponder: interessante…

ainda nao testei pelo White Level, amanhã posto os resultados.

:ponder: Interessante.
Pelo menos , tudo indica, que vai chegar em um resultado aceitável. :ok: