Ajuda para escolher a primeira câmera

Fala pessoal

Quero adquirir uma DSLR e posso gastar até uns 1500 reais. Os modelos que encontrei por esse preço foi uma T7 nova, e algumas T5is e 60Ds, além disso, achei uma T5 e também uma T2i, ambas por 1000 reais, vale a pena economizar? Qual devo pegar?

Seu uso para ela será para aprendizado e lazer? Seu uso será apenas para fotos?

Se for pra aprender fotografia, qualquer uma delas serve. Veja se a câmera tem sinais de amassados, número de clicks, se o visor ótico e o LCD estão funcionando bem.

Desses modelos citados eu pegaria a T5i ou a 60D.

acredito que eu vá usar somente para fotos, a T5 fica muito atrás desses modelos? a diferença de preço é bem considerável

Você mora em Sâo Paulo?

interior de São Paulo

A t5 é boa; mas ISO dela em 1600 já granula bastante. T5i e 60D são bem melhores que a T5 nesse aspecto e no aspecto do LCD giratório, entrada para microfone, etc. Entre uma T5 e uma T5i, T3i ou 60D fique com qualquer uma dessas 3 últimas.

como a T7, em relação a ruído em ISO alto, comparando com a T5i e a 60D?

Coloquei uma Canon T2i com 98.000 cliques a venda, mas entrego apenas no metrô de São Paulo. Devido ao número de clicks estou vendendo com valor menor do que estão pedindo por ai.

vc entrou em um dilema…
quando procurei uma câmera para iniciar eu optei por algo NOVO com garantia e parcelado em 12x (peguei uma T5) - o meu motivo era que se em 1 ano eu não conseguisse chegar a lugar nenhum, ela iria para venda sem mto remorso (estou com ela ate hoje) e acredite ela se pagou sozinha inclusive as lentes.

aqui nesse pensamento já entra a T7 nova que vc citou, ok?

entre a T5 e a 60D - eu iria de 60D (um amigo meu tinha uma e pude usar algumas vezes) - a diferença não esta na qualidade de imagem, e sim nos atalhos (importantíssimos) que a 60D possui que na minha T5 já fazem muita falta.

eu possuo atualmente uma Canon Superzoom e eu fotografo principalmente no modo TV e isso me deixa ainda mais em dúvida, já que esses atalhos provavelmente não influenciariam tanto no meu uso :dizzy_face:

com o tempo esses “atalhos”, botõezinhos a mais fazem sim diferença (principalmente os dials) que lhe permite trabalhar com abertura e velocidade de forma bem mais rapida e pratica.
minha primeira camera (aprendizado) tbm foi uma superzoom (panasonic FZ40), vc se encontra no mesmo dilema que eu quando fui pegar uma DSLR hahahahaha

vc pode comparar a T7 com a 60D por aqui

ahh entendi hahaha então vou tentar pegar a 60D, meu medo com câmera usada é em relação aos cuidados do dono anterior

ai ja é outra questão, agora vem analise dessa câmera usada, é importante levar alguem que saiba mais e que tenha experiencia em câmeras para te dizer se vale ou não a pena.

esse meu amigo (60D), tinha 8200 cliks, ele queria 1200 na epoca, e eu teimava que eu queria algo mais novo, com garantia, e mimimi… eu não sabia o potencial que ela tinha, e tambem não entendia que toda essa serie T3, T5, T6, T7 incluindo as versões “i” tinha exatamente o mesmo sensor, mesma qualidade de ISO, entre outras coisas.

34 mil clicks é muito? qual a quantidade de clicks devo levar como dealbreaker? :ponder:

34k é praticamente um adolescente ainda :smiley:

Eu ia dizer a mesma coisa… 60d e T5 têm o sensor de 18mp, e DIGIC 4, a imagem, na prática, sai igual.

A diferença de usabilidade de uma 60d com a T5, não tem comparação. Mais rápida, mais ergonômica, (especialmente se as mãos forem grandes)
Todos os pontos de foco são cruzados, LCD articulado, enfim…

Display superior muito mais bacana de usar, deixa a leitura das informações da câmera muito rápida, instantânea.
A bateria da 60d também é superior.

Não se prenda tanto a isso, amigo. Cliques da câmera são quase como quilometragem do carro… Uma câmera de um fotógrafo de moda, que só foi usada em estúdio, sem chuva, sem disparo contínuo, sem porrada, é muito mais “zerada” que uma usada por um foto-jornalista, por exemplo.
Eu prefiro uma câmera de 100k de estúdio, do que uma de 50k de jornal, hahaha.

Eu tive 60d por muitos anos como câmera principal, e ainda tenho uma.

Vendi a primeira, com mais de 300k disparos, e o comprador tá feliz e satisfeito com a câmera. Tenho uma aqui, com 140k disparos aproximadamente, e não tenho planos de aposentar ou vender…

Quando for ver a câmera, procure por marca de batidas nas quinas, veja se tem muita marca de uso embaixo, confira se tem sujeira no viewfinder…

Se você achar uma 60d bem cuidadinha, com até uns 80~100k, e num preço bom, abraça. Você vai adorar.

A média de fotos que eu fazia, era 60 mil por ano, em formaturas, casamentos e aniversários. Para aprendizado, treino, prática, etc, provavelmente você vai ficar 5 anos com a câmera e não vai colocar 50 mil, rsrsrsrsrs

muito obrigado pelas dicas! :worship: Não tem nenhuma a venda na minha cidade, estou vendo no MercadoLivre e isso me deixa receoso mas creio que com atenção redobrada faço uma boa compra!

Passei por isso recentemente, meu voto também vai para a 60d.
No meu caso acabei comprando uma T6 usada por volta de 1k, no mercado livre. O Ml é bem seguro para quem compra e você pode testar tudo em casa, com calma.
Fiquei com receio de comprar usada também, no caso das 60d que achei estavam somente o corpo, comprar a lente e o corpo separados e testar juntos já seria mais complicados.
eu usei o site versus para fazer as comparações: Canon EOS 60D vs Canon EOS 700D vs Canon EOS Rebel T7 | Comparação de câmera

Realmente câmeras mais antigas tem um excelente custo benefício em relação às novas. Eu comprei a minha T6 (nova) há um ano, mas foram duas promoções ao mesmo tempo no site da Canon: resultado foi uma T6 + lente 55-250 por 1.800 reais, parcelado em 12x. Eu queria uma câmera com garantia também, hoje eu compraria uma usada se não achasse uma promoção muito boa em uma nova.

Uma colega minha tinha como primeira câmera (comprada zero) uma T5 e ela praticamente não usava. O importante aqui é o motivo: ela não tem wi-fi. Pra quem está entrando agora na fotografia, normalmente quer tirar fotos, postar, compartilhar, as vezes no momento, e o wi-fi é essencial. Eu dei a dica pra ela de comprar um leitor de micro-SD wifi (Ez-Share) que revolucionou a fotografia pra ela, e ela agora usa direto a câmera e vive postando direto no Instagram.

Acho que só por isso eu já descartaria a T5 ou outra sem wi-fi. Se tiver uma grande oferta, e ela tiver muito nova, eu compraria um adaptador wifi (tenho também numa Nikon 1 J3 e é muito bom).

O caminho que eu escolhi foi o de comprar uma câmera mais básica e investir mais em lentes. Como sou fotógrafo amador, nada de lentes muito caras, mas lentes com um bom custo benefício. A princípio, uma T6 com uma 50 1.8 STM ou com a 24 2.8 (que eu até prefiro mais) vão te dar fotos bem mais definidas e com profundidade (o desfocado no fundo) do que uma câmera melhor com o kit básico. Se puder investir um pouco mais, uma Tamron 17-50 2.8 te dá a versatilidade do kit com muito mais luz e profundidade.