Ajuda para escolher logomarca

Boa tarde pessoal!

Estou começando a divulgar meu trabalho profissionalmente e estou criando a minha logomarca. Gostaria que vocês me ajudassem a decidir qual dessas duas opções é a melhor.

Também aceito sugestões para melhorá-las :ok: :ok:

Opção 1:

Opção 2:

Todas as críticas e sugestões são bem vindas :slight_smile:

Opa, gostei da fonte sem serifa da opção 2 e do desenho da camera da opção 1 :clap:

É bom ter duas versões da marca em preto e branco pra serem usadas em fundo claro e escuro. :ok:

Assim?

Sim, depois que decidir faço as variações e também a marca d’água…

Olá Bruno

então, falei da fonte sem serifa porque são mais legíveis em geral.

Agora a camera ficou um pouco grande em relação ao nome, acho, e o pingo do i briga com o diafragma :ponder:

Mas não vai por mim não, só estou palpitando :assobi: :snack:

Prefiro a opção 1, nela eu faria as seguintes alterações:
1- tiraria o pingo do i
2- experimente reduz um pouquinho da câmera, para que a lateral dela fique exatamente sobre a primeira perna do último m, talvez fique u pouco mais clean

saia do lugar comum. use uma laranja LIMA como simbolo na sua marca.

camera na logo, todos tem.

Nossa Adriano, quando vi o nome eu pensei exatamente nisso.
Seja criativo. Esse negócio de colocar o diafragma e/ou câmera já deu.

O limão pode ser a câmera e os gominhos o diafragma.

https://image-gr.s3.envato.com/files/102665167/preview.jpg

Disponível em: Lemon Studio - Logo Template by martinjamez | GraphicRiver

Abraço!

Vou responder de maneira sincera e direta.

Muitos reclamam de fotografia de celular e que não contratam mais profissional, desvalorização da profissão, etc.
Que tal começar a valorizar a profissão alheia?

Primeiro, não é logomarca, o correto (de maneira bem simplista) é logo (símbolo) e tipo (de letra).
O correto é identidade visual ou logotipo, identidade visual é o rosto da sua empresa ou produto, é tudo aquilo que você tem paixão, estudo, dedicação, missão, estilo, resumida de maneira gráfica.
Então criar isso do nada é incoerente, não dirá nada sobre você nem sobre seu estilo, inspire-se por aí, mas não plagie ou faça coisas sem sentido.

Lima com um limão… criatividade por favor cavalheiros, isso é redundante e clichê. É o mesmo que escrever Maçã fotografia e colocar uma maçã como logo.

Outra coisa sem sentido é duplicar letras, é bem antiquado e dificulta a legibilidade, menos é mais.

Melhor, contrate um profissional, nada desses que fazem logos por R$50,00, é sua imagem na reta.
Quer ser valorizado? Comece valorizando.

Um abraço.

Ter o limão faz todo o sentido. O X da questão é como usar o limão de forma criativa sem cair no clichê. Fugir do limão é fácil, macrolook.

O que seria da Apple se ela colocasse uma pêra no lugar :hysterical:

http://images.techtimes.com/data/images/full/220569/fake-iphone-with-pear-logo-instead-of-apple.jpg

A criatividade e o verdadeiro desafio vem de como usar algo tão óbvio como limão e ficar diferente com os demais.

Por mim é melhor continuar com o limão e achar uma solução que não fique “tão na cara”. Óbvia

Sobre o logo eu não gostei de nenhum dos dois.

Seu sobrenome é Lima com um ‘M’ mas o logo tem ‘MM’ :ponder: É pra ficar mais chique só ou tem algum discurso que explique isso?

Se for urgente fica só com a tipografia. Depois vc pensa com calma no logo (e contrata alguém, como falaram)

Vc tem que pensar que o logo vai ser usado em várias coisas. Na capa do site, cartão, etc. Imagina esse negócio enorme como assinatura de foto? Você mata a foto.

Minha dica é que tem que ter leveza. Ou pra assinatura vc usa um diferente caso vc fique com esse logo

Prezado Lee.

O logo da Apple é uma maçã? Pode parecer a primeira vista, mas o sentido do logo não está na maçã e sim na mordida, que faz trocadilho com bite e byte.
Logo não é redundante, as dicas técnicas estão aí para o amigo Bruno, agora, se quiserem continuar com achismos, é por conta e risco.
Saudações.

Mas não deixa de ser uma maçã em sua essência usada de forma criativa, como vc exigiu.

Ou o logo da apple lembra um morango? Pêra? Melancia?

Lembra uma maçã, certo? Tem que ver pela percepção (ponto de vista) do público. Afinal a marca e logo é feita de forma que as pessoas tenham uma leitura rápida e intuitiva

Vc ta basicamente falando para que uma água seja um vinho, para ser considerado criativo.

O logo em si não é apenas uma maçã, o formato dela é de uma, mas o conceito em si não é a maçã sozinha, poderia sim ser uma pera, uma banana e até uma pitaia, a ideia base do logo é a mordida, as pessoas veem o que sua cultura permite.
Precisa de um elemento para abrigar a mordida.
É nonsense colocar um logo de limão e escrever limão abaixo, é amador e redundante, quase um pleonasmo visual.
O limite da criatividade para a estupidez é bem tênue.
Cada um na sua área.

Olá pessoal. Li todos os comentários e estou pensando em algumas mudanças para fazer na logotipo. Estou pendendo para o lado “menos é mais”, vou tentar simplificá-la.

Quanto a ideia do limão ou lima, creio que não iria agregar nada à “marca”, pois não há nada que relacione a fruta com fotografia. E também não tem nenhuma relação com o sobrenome Lima, pois ele vem de uma região da Espanha próxima ao rio Limia, onde os povos daquela região adotaram este nome.

Quanto a letra “m” duplicada foi com o propósito de diferenciar, pois existem vários “Lima Fotografia”, é só fazer uma busca rápida no Facebook. Então para evitar confusão quando alguém fizer alguma busca eu fiz esta alteração no nome.

Não quero criar uma logotipo que as pessoas digam “Oh que logotipo criativa, bonita, diferente!!”. A intenção é me diferenciar na fotografia.

A maioria das logotipos de fotógrafos que vejo seguem o mesmo padrão, o nome em fonte tipo assinatura e o desenho de uma câmera ou diafragma. E não vejo porquê deveria ser diferente. Acho que o fotógrafo deve se destacar por suas fotos, não por sua logo.

Não estou generalizando, me refiro apenas ao ramo da fotografia. É claro que em outras áreas há a necessidade de ser criativo, pensar fora da caixinha, pois a logotipo será a primeira impressão que o cliente terá da marca. No ramo da fotografia a primeira impressão será ao ver o portfólio do fotógrafo. A logotipo fica em segundo plano (não quer dizer que não seja importante).

Descordo totalmente. Existem casos e casos.
A ideia de utilizar um limão como logo de um fotógrafo já é fora do comum.
E só não fica uma coisa maluca por causa do contexto, onde o nome do fotógrafo é Lima.

Sim, a logo da Apple é uma maçã. Para todos no planeta.
A primeira logo foi Newton sentado no pé de uma árvore “aguardando” a maçã cair.
A maçã estava brilhando, destacada, chamando atenção.

Depois que remodelaram a logo e utilizaram somente a maçã (já presente na logo antiga). Escolheram por utilizar somente a maçã por diversos motivos e a mordida foi introduzida APÓS decidirem que a logo seria a maçã. Acabou sendo um trocadilho com BITE e BYTE. Mas essa não foi, nem de perto, a ideia inicial de se utilizar uma maçã como logo da Apple.

A logo do Windows é uma janela.
A logo da Shell é uma concha.
A logo do Mustang é um cavalo mustang.
A logo da Puma é um puma.
A logo da Jaguar é um jaguar.

Concordo com você que é redundante. Mas existem casos que a ideia da certo.
Em relação ao duplo M, também concordo. Acho que é fantasioso demais.

http://www.portaldapalavra.com.br/ilustracoes/LIMA.jpg

:ponder: :ponder: :ponder:

Há casos e casos, realmente.
No caso da Apple, o logo original era confundido com um tomate, e a ideia do trocadilho com o bite ajudou a atrair um público mais nerd e ainda mais diferenciar a maçã, pois o vários colegas de Jobs e Janoff queriam deixar apenas a tipografia.
Por teimosia de Jobs e por ser já uma marca consolidada no mercado ficou assim, desse jeito.
Quando digo isso não sou eu que digo, é a parte conceitual escrita por designers do mundo inteiro, é técnica e não minha opinião pessoal.
Quando se desenvolve um logo, seja alltype (apenas letras) ou logotipo seguem-se padrões, cálculos e fórmulas para determinar o que será importante para o público alvo.
Assim, digo, é opinião técnica, mas cada um faz o que bem quiser, afinal, para a maioria logo não precisa ser importante e para outros faz toda a diferença.
Todas as marcas que citou são marcas antigas e reconhecidas, que passaram por esse processo, mas pela força do branding não se mexe mais, porém, atualmente isso é algo que raramente acontece, tecnicamente falando.
Meu conselho ao amigo que quer criar o logo, tente colocar algo além do seu nome, talvez seu estilo ou algo muito peculiar em sua fotografia. Pode ser que se destaque mais do que usando apenas seu nome.

:hysterical: :hysterical: :hysterical: :hysterical:
Talvez eu adote esta logo kkkkk