Aldeia Ana de Avis [4f]

Hoje levantei-me mais cedo que as galinhas, material na mala do carro e la fui eu por esses caminhos fora directo ao meu destino, aldeia Ana de Avis. Passei varias horas la so eu e a minha maquina. Posto aqui algumas das fotos para fazerem a vossa analise. Se alguma coisa estiver mal (de certeza que esta), agradeço as criticas para ver se da proxima vez ja posto fotos com mais alguma qualidade. O meu muito obrigado pelas criticas, se e que se vao dar ao trabalho!!!

See you later! : :thmbup:

Gostei muito da segunda foto… adoro fotos de rio em estilo “véu”

Forte abraço!!

:thmbup:

Obrigado Natto Pelos teus Comentarios :thmbup:

Chamou-me atenção o fato de haver tantas regiões estouradas em todas, exceto na primeira.

O lugar parece ser muito bonito, mas eu achei que as fotos não o exploram conveientemente. A que mais gostei foi da última, aliás, merecia um tratamento no PS para dar um pouco mais de força ao conjunto. A primeira é bem descritiva, mas paisagens em tele ficam sempre parecendo planificadas demais.

Sugestão? Fotografar em RAW para controlar melhor as cores e latitude e fotometrar as áreas claras para não deixar estourar.

Dá vontade de conhecer o lugar.

Oi Ivan, obrigado pelos comentários. Realmente o lugar é mt bonito. Quando vier a Portugal, já sabe… Será que me pode explicar o que quer dizer com “fotometrar”? É que os meus conhecimentos técnicos são ainda muito fracos.

Abraço :thmbup:

Acho que na primeira foto faltou um pouco de contraste e saturação, agora essa segunda ficou muito boa !!!

Oi, obrigado. Os vossos comentários ajudam-me a evoluir.

Abraço :thmbup:

Oi Ivan, obrigado pelos comentários. Realmente o lugar é mt bonito. Quando vier a Portugal, já sabe... Será que me pode explicar o que quer dizer com "fotometrar"? É que os meus conhecimentos técnicos são ainda muito fracos.

Abraço :thmbup:


Fotometrar significa medir as luzes da fotografia, isto é, medir as partes claras e as partes escuras para escolher as regulagens da câmera que capturem a coisa da melhor maneira.

No seu caso, veja como o céu da terceira foto está branco e como parte da água da segunda foto está completamente sem detalhe. Veja, se voc~e vai fotografar o rio, e em baixa velocidade para deixar a água assim escorrida, é claro que a água é o seu objeto principal, pois não? Então você tem de medir essa parte mais clara do rio e escolher uma regulagem que não a deixe estourada.

Agravou a coisa ter fotografado em JPEG. Isso é evidente pelas cores azuis da água perto do estourado, tipicamente derivadas da conversão interna da câmera do JPEG.

Há muitos tópicos sobre fotometria neste fórum. Dê uma lida que vai entender melhor como e porque. Você tem um belíssimo equipamento, e adquirindo essas noções poderá usá-lo mais vastamente.

Valeu Ivan :thmbup:

Pois é Lemos, como já disseram acima, também percebi suas fotos cores “lavadas”, esbranquiçadas. Com um brilho/contraste e saturação no PS já resolve muita coisa. Mas o controle da exposição é a melhor forma de conseguir resultados que favoreçam o pós-processo via photoshop.

O lugar é belíssimo! Na última foto seria interessante (minha sugestão) fazê-la com uma abertura bem pequena pra conseguir uma profundidade de campo maior em todo o percurso da pequena passarela.

Abraços,

Oi Beto. Valeu a sua sinceridade.A ultima foto foi com um valor de F=22. :thmbup:

Olá Lemos. Como o Ivan já disse, precisa tomar mais cuidado com as “altas luzes”.
Você possui um equipamento de primeira agora é estudar, ler e treinar para dominá-lo :thmbup:

Abraços

Eu conheço uma localidade q é Avis, mas é no alentejo. N sei se será a mesmo.
Em relação às fotos, já foi tudo dito…Foram com a 5D? Se foi penso q tens obrigação de mais e melhor. N basta ter uma boa máquina…Penso q tens d controlar melhor a exposição.
Um abraço e venham mais.

Olá Nuno, a localidade não é no Alentejo, é perto de Figueiró do Vinhos (distrito de Leiria). Realmente não é a máquina que faz a fotografia mas sim o fotógrafo. Penso que futuramente poderei contribuir com melhores fotos. Tempo, tempo… És de cá?

Abraços :thmbup:

Ya…!!!Sou de Lisboa :wallbash: :wallbash: :thmbup: :thmbup:
Abraço.

Dá vontade de morar no campo…Pergunta de principiante…Como fazer esses efeitos na água???