Algum macete para quando sem querer mexemos no tripé ou para re-enquadrar?

Estava pensando, uma coisa inevitavelmente uma hora acontece que é sem querer mexer o tripé. Isso acontece seja no manuseio da cabeça ou de algum parâmetro da câmera ou mesmo por algum eventual esbarrada na perna do dito cujo.
Outra situação que seria interessante é quando por exemplo vai continuar o trabalho dias depois de ter feito.
Será que tem algum jeito de conseguir re-enquadrar conforme uma foto anteriror?

Sei que em algumas câmeras que tem como colocar o Magic Lantern é possível usar uma foto como Overlay, mas fora a isso tem algum macete?

Será que a galera das broadcasts tem algum macete?

Eu sempre quis ter esse recurso também. Me espanta as ML não terem algo assim, que usa uma foto como referência pra foto seguinte. Teria uso nesse seu caso, e também em animação stop-motion.

Para sobrepor panorama também.

Lembrei de um macete meio tosco que eu usava pra manter a orientação da câmera em astrofoto depois de montar e desmontar o equipamento: eu usava caneta permanente no LCD pra marcar as estrelas de referência.

Se vc usa um monitor conectado à câmera, tem como desenhar várias linhas de referência no monitor, e depois realinhar com precisão. Se for algo pra ter sempre como referência, deve ter como usar transparência por cima do monitor.

Achei isso aqui também, dá uma olhada se serve:

pareceu interessante, confesso que nunca tinha ouvido falar.

spam aleatório!?

Quando for assim, basta denunciar. Só vi hoje.