Alta dos Combustíveis

Thales e Felipe, vocês estão no “paraíso” hahaha
Moram perto ou longe aí nas “Américas”??

Bem isso. Não dá pra fazer comparação direta, tem que considerar o poder de compra, quanto se recebe x quanto se gasta.

No meu tempo na Nova Zelândia eu recebia o mínimo por hora, as vezes um pouco acima disso, e mesmo assim era muito mais fácil e menos doído no bolso fazer mercado, mesmo que a grande maioria dos itens fosse mais caro lá comparado com o Brasil, considerando a conversão direta, claro.

Outro exemplo que mostra que a conversão direta não é fidedigna: em 2018 na Nova Zelândia a gasolina custava pouco mais que no Brasil: ~R$5,00/litro ($2 dólares neozelandeses), enquanto no Brasil estava ~R$4,20… Logo dá pra concluir que era mais barato no Brasil do que lá. Mas vamos ver melhor:

Trabalhando 40h semanais (trabalhava em fazenda), recebia por hora pouco acima do mínimo do país. Eu fazia, em média, NZ$620,00/semana. Para encher o tanque do meu carro, que era grande e beberrão, me custava: 50l x NZ$2,00 = NZ$100,00

Ou seja, me custava uns 17~18% do que eu ganhava na SEMANA.

Para traçar um paralelo, digamos aqui no Brasil um salário 20% acima do mínimo em 2018 (que era 954$) daria R$1144,00/mês… dividindo por semana temos: R$286,00/semana.
Para por 50l de gasolina em 2018 no Brasil eu gastaria aproximadamente: 50 litros x R$4,50 = R$225,00. Isso daria uns 80% do ganho semanal.

Eu moro no meião da Carolina do Norte aqui na Costa Leste. O Felipe está no Texa (eu acho que na região de Houston). Meu estado tem uma das gasolinas mais baratas dos EUA. O mais caro que eu paguei nesses anos todo deve ter sido próximo de 3 dólares o galão mas nos últimos 2 anos (tirando a época do lockdown quando o petróleo atingiu “preço negativo”) o preço tem variado entre 1.90 e 2.30 o galão.

É exatamente essa a conta que temos de fazer, baseado no ganho semanal ou anual.
Minha esposa e eu gastamos, na média, 250 dólares por mês de combustível (eu moro perto do trabalho, minha esposa mais ou menos mas ambos temos carros V6). Só para ter ideia, minhas Utilities (água, luz, gás, internet, streamings e pacote Adobe) me custam na média de 600 dólares por mês.

O poder de compra do americano é infinatemente maior que o do Brasileiro. O que é caro são serviços. Por isso que todo mundo corta sua grama, pinta sua casa, conserta uma série de coisas… Prefiro uma economia onde as pessoas são bem remuneradas e as coisas são baratas do que o inverso que se vê no Brasil.

Petrobras sobe preço da gasolina pela 4ª vez no ano; diesel tem 3ª alta

Litro da gasolina nas refinarias acumula alta de 34,78% desde o início do ano. Já o diesel subiu 27,72% no mesmo período.

Caraca,de novo?? Não subiu faz duas semanas? :eek:

A carne bovina, que teve aumento de 18% em 2020, já subiu 17% apenas no mês de Janeiro de 2021.

Pois é, agora os aumentos são semanais :hysterical:

Algo de errado não está certo.

O boi está subindo por alguns motivos:
Alta do dólar.
Importações da China, que pagam melhor e em dólar favorecendo a exportação.
Ajustes dos preços que estavam defadados.
E segundo dizem.a Índia está entrando no mercado, o que deve deixar os preços elevados.
Além disto não existem matrizes produtoras (vacas) suficientes para suprir a demanda.
O mercado como um todo está com falta de mercadoria e preços elevados.
Desde a produção de carne até a reposição (bezerros e barrotes, sejam para criar à pasto ou para confinamento).
Não espere regulação deste mercado com menos de 3, 4 ou 5 anos.

Eu estava vendo um vídeo onde uma economista explicava sobre os buffers que os países reservam, quando agem estrategicamente. Funciona assim: o país reserva (por exemplo) 6 meses em grãos. Daí, quando há um pico no preço do grão (é na verdade uma cesta de grãos), o governo solta grão no mercado, baixando o preço e ganhando um dinheirinho também. Na baixa, o governo garante a compra de grãos, refazendo o estoque. O Brasil fazia isso até uns 8 anos atrás, mas foi progressivamente abandonando esta prática.

Mas carne não é grão, não pode ser estocada, etc. Porém existe um recurso financeiro chamado Hedge, que é durante a baixa firmar um compromisso de preço mais alto, pra que, na alta, o custo da compra não siga a mesma alta. Ganha um doce quem adivinhar se os governos mais recentes se preocupou com isso…

Sobre a Índia, eles têm um rebanho enorme e baixo consumo interno, pois a parte hindu do país não consome carne… A oferta deveria baixar o preço, mas não sei das últimas de lá.

Em um grupo do WhatsApp meu tio disse que era para fazer arminha, e baixava tudo… carne, arroz, gasolina… tudo.
Estou com cãimbras nos dedos e não está dando certo.
Socorro!

E o desgoverno vai zerar os impostos federais no diesel :hysterical:

Ou seja, o estado Brasileiro vai perder essa arrecadação.
Mas a Petrobras vai continuar vendendo barril pareado com o dollar para não reduzir o lucro dos investidores estrangeiros.

Nessas horas que eu sinto inveja da direita americana, pelo menos eles brigam pela soberania deles.

O pior mesmo é que eu me lembro dos nomes dos colegas do fórum que até pouco tempo atrás defendiam este desgoverno…
Quem mandou ter boa memória!
:aua:

Florzinha gente, florzinha…
Vamos falar de florzinha… que aí só tem os pobres de espírito para criticar e ninguém entra em terreno perigoso.

Nón-exziste!

Eu, se fosse o Amoedo, diria que a eleição foi fraudada. O que tem de gente agora dizendo que votou nele não tá no gibi.

Bem, o governo brasileiro sempre trabalhou e ofertou estoque regulador, que deve ser o que vc disse, Felipe.
Mas eu não sabia que eles tinham diminuído esta prática de regulação do mercado.
A quantidade de pessoas que consome carne bovina é enorme, não creio que a demanda diminua a ponto de abaixar preços.
A carne, assim como outros produtos, é uma commodity importante que gera especulação.
Então…

Os estoque estão zerados.

Não sabia.
Complicado… :doh:

Só nos últimos 30 dias o petróleo subiu aproximadamente 15%. Se a gente pegar desde dia 1 de janeiro, já são 25% (estou usando o padrão americano WTI Crude como ref.). O dólar desde 1/1 está 5% mais caro. Se pegar esses dois aumentos combinados já dá 31%. Não tem sacanagem nenhuma além do fator que o Brasil está ferrado por conta do dólar e preço das commodities.

E o governo também andou queimando uma parte das reservas cambiais querendo conter a alta do dólar. Não conseguiu e ainda torrou dólares.

Seria criação de gado um bom investimento baseado nessas informações?