Anúncio Oficial - Fujifilm X-H2s

Pôôôô… :frowning:

Mas ainda deve poder usar o USB do lado, mas aí tem que usar um cabo USB 90 graus, e o conector fica no caminho.

Mesmo sem o uso que eu gostaria, me pareceu uma câmera bastante modular. Gostei da opção de LAN no grip, embora eu ache que poderia ter LAN via USB da câmera também. Imagino que o ventiladorzinho não atrapalhe o grip nem vice-versa. Só não entendi o que é aquele USB Mobile na base do grip. Já vi, é pra USB tether. Se funcionar melhor que o app da Fujifilm, vai ser excelente.

Título do vídeo a parte, achei interessante os resultados.

Específico sobre vídeo:

Eu tendo MUITO a ficar com pé atrás com vídeos com resultados ótimos que saem logo após o lançamento, seja com que marca for.

Esse mundo dos reviews anda muito complicado, com qualquer marca - não vou dizer que o pessoal é pago para falar bem, mas para ter views (e faturamento) vários deles precisam publicar reviews logo após o lançamento, que é quando gera mais views. Para o review sair cedo, você precisa ter a câmera em mãos antes do lançamento - ou seja, o fabricante tem de dar ela pra você.

Uma crítica negativa faz com que a pessoa saia dessa lista, e consequentemente perca faturamento. Então, cada vez menos vejo algum review logo após o lançamento com alguma crítica contundente (ou mesmo qualquer crítica). Tenho visto isso mesmo com gente que acho honesta, que com certeza não recebe dinheiro do fabricante, mas virou um círculo vicioso.

Além disso, vi vários reviews da câmera com gente com poucos assinantes, e que eu nunca tinha ouvido falar (e tenho visto isso com lançamento de TODOS os fabricantes). É gente nova seduzida pelo sucesso e pelo “privilégio” do acesso prévio.

Por exemplo, um dos reviewers de Fuji que mais gosto, o Chris do pal2tech, que faz vídeos extremamente informativos sobre Fuji, ensinando coisas que ninguém fala, teve de dar opinião sobre o que viu no vídeo, pois ele nunca recebeu uma única câmera da Fuji pra review.

Enfim, nem vou comprar a câmera pois eu uso modelos midrange, mas eu esperaria sair a versão final, reviews mais extensos e críticos, para ter uma conclusão. Especialmente quando ao AF.

Comentário do Thom Hogan:

To a large degree, the X-H2S and 150-600mm f/5.6-8 are sort of a natural offshoot of the Nikon D500 and 200-500mm f/5.6 success. However, many of us D500 users moved on, particularly once the Z9 and a wide series of PF lenses produced a total size/weight package that out-performed the older DSLR. While the Z9 is a heavier body, the 300mm f/4, soon to be 400m f/4.5, 500mm f/5.6, and 800mm f/6.3 PF lenses are light, short, and reasonably fast in aperture. Should Nikon move the Z9 features down into smaller cameras soon, Fujifilm will have a tough sale with the X-H2S in terms of winning over traditional mount users (Canon EF, Nikon F).

A câmera parece ser excelente - performance final do AF e do IBIS, especialmente em vídeo, é uma questão a se ver no firmware final e mesmo nos updates adiante, a Nikon melhorou muito o AF dela via firmware.

Mas achei que a Fuji errou em duas coisinhas.

Uma: a câmera tem uma grande ênfase em vídeo mesmo, mas oficialmente é o topo de linha do X-Mount (a outra X-H2 vai ser mais barata, e a Fuji mesmo disse que a S é a topo de linha), e muito pouco material foi produzido em termos de stills com ela, é a câmera para esporte e wildlife deles. 40 fps, buffers grandes, mostrar como o LCD tilt é a melhor opção pra profissionais mesmo para foto (pode tirar foto em portrait de ângulos inusitados, por exemplo). Foi o que a Nikon fez com a Z9, teve farto material (e bem feito) tanto sobre stills como para vídeo.

Outra: faltou “novidade”, assim como na GH6 da Panasonic. São câmeras evolucionárias, faltaram algumas pinceladas de coisas diferentes, mesmo que mais cosméticas. A Z9 veio sem shutter mecânico, várias coisas bem diferentes do que mesmo a Nikon vinha fazendo, e com preço ótimo (pra categoria). A O-M1 veio com um sensor bem diferente (com o Quad-AF), um total revamp dos menus, e agora que está caindo nas mãos de gente comum, os elogios seguem, inclusive dizendo que o AF em vídeo está quase nível Sony, e as cores estão fantásticas.

A Fuji poderia ter dado um tapa no menu (não é dos piores, mas tem pouca cor, fonte antiquada, e aquele maldito overlay pra setar ISO), contratado alguém de vídeo para calibrar AF e IBIS (eu tenho a impressão que usam o mesmo algoritmo de AF e IBIS pra stills e vídeo, e eles funcionam totalmente diferente em cada modo), apresentar algum modo novo de foto (um Live Composite, não sei se as Fuji mais novas já tem Focus Stacking)…enfim, algo mais diferente.

Mas acho que quando começarem os testes comparativos, com a versão final, ela deve se destacar.

Agora é esperar uma X-E5 com IBIS e alguns dos recursos dela (não vai acontecer, heheheh)

Hands-on with the Fujifilm X-H2S

Para a galera de vida selvagem, especificamente, aves:

Desempenho do AF:

Real field experience with Fujifilm X-H2s & Fujifilm XF 150-600mm

Esse é bem um caso que falei…cara com 880 assinantes consegue uma X-H2s e uma 150-600 e gente especializada em Fuji com 98 mil assinantes não consegue a câmera para testar?

(com a O-M1 foi igualzinho).

Ontem tentei postar neste tópico, mas tava dando erro. Notei a mesma coisa. Um monte de youtubers que eu nunca ouvi falar receberam essa câmera pra testar. E o teste nem tá valendo ainda, porque todos eles disseram que se trata de firmware pré-produção.

Lista oficial da Fuji de compatibilidade com cartões de memória:

Operation confirmed CFexpress TypeB card

Operation confirmed UHS-II card​

Mais sobre compatibilidade:

:sunglasses:

:hysterical: :hysterical:

Para quem estiver com interesse na X-H2S e for comprar cartão CFexpress tipo B, vale a pena ler essa notícia antes:

Do NOT Use These AngelBird CFexpress Cards on Fujifilm X-H2S

Interesse eu tenho, não tenho é dinheiro, heheheh

Pelos testes a Fuji vai ter que melhorar muita coisa no firmware…

[b]

Fujifilm X-H2S Owners Manual Available

[/b]

[i]PDF version (English): https://fujifilm-dsc.com/en/manual/x-h2s/x-h2s_manual_en_s_f.pdf

HTML version: FUJIFILM X-H2S Owner's Manual This website uses cookies.
[/i]

Fujifilm Alemanha:

First off we have to say clearly that the Fujifilm X-H2S uses a new stacked sensor and a new processor, who are largely responsible for the fast readout and autofocus speed and at the end allow the new algorithm to realize such an autofocus performance.

This means you can’t bring that kind of performance 1 to 1 to other models like the X-T3 and X-T4, who use an older sensor and processor.

But we are committed to bring new features as much as possible to older models via firmware update

Nada de muita novidade, visto que já é política da Fuji fazer isso.

Mas é bom ver uma afirmação que ainda tem possibilidade de melhorar a X-T3 e X-T4 em termos de algoritmos de AF.

Review do Hybrid Shooter, gosto dos reviews dele pois são bem práticos - e ele conhece bem Fuji, testou quase todos os modelos e por muito tempo foi o sistema principal dele (agora é Sony - o que ajuda nas comparações também).

Tudo que vi da câmera eu achei excelente - exceto AF em vídeo com grandes diferenças de distância, onde ainda tem um pouco de pulsing.


Fujifilm X-H2S Snaps Gold Award at DPReview


[i]
The Fujifilm X-H2S snapped the Gold Award at DPReview. Here are their Pros and Cons from their X-H2S review

What we like

. Excellent image quality with broad selection of JPEG processing modes
. Comfortable hand-grip and well-positioned, customizable controls
. Up to 40fps shooting with usefully deep buffer
. Improved AF system can be tuned to give a very high hit-rate
. Impressively detailed video with minimal rolling shutter
. Wide choice of video resolutions, framerates and codecs
. F-Log2 mode can give wider dynamic range (up to 30p)
. Good battery life
. Can record for long periods without overheating
. Optional fan adds dependability for video shoots without adding cost or bulk for photographers
. Command dial interface works well for both stills and video
. Boost IS mode gives nice video results when you don’t have a tripod

What we don’t

. Continuous AF can struggle at camera’s fastest frame rate
. Subject recognition modes work less well if subject isn’t at expected angle to camera
. No generic tracking mode in video
. AF system needs a fair degree of fine-tuning
. Custom settings banks don’t let you control which parameters are saved
. Video IS can fight against intentional movements, reducing smoothness
. Command dial interface won’t be to everyone’s taste

Sources: Fujifilm X-H2S review: Digital Photography Review / Fujifilm X-H2S Snaps Gold Award at DPReview - Fuji Rumors
[/i]