Apple M1 e calibração de monitor

Para quem imprime, calibrar é fundamental.

Ambos…
Os dos MacBooks mais recentes que tive todos tiverem uma calibração bem próxima ao perfil que veio com a máquina, ficando mais o critério de luminância pra acertar do que cores.

E ai? alguma novidade com relação a calibração do monitor com 11.3?

Esqueci de avisar aqui, comprei um i1Display Pro Plus e consigo utilizar ele com um beta do Argyll+DisplayCal.

O link pra download do beta peguei nesse tópico DisplayCAL and Big Sur on M1 | DisplayCAL

Vou deixar aqui tbm.
https://www.argyllcms.com/disptools_V2.1.3beta_osx64.tgz

O problema que continua é os monitores entrarem como YPbPr e não como RGB nos M1/BigSur.

Curiosidade: qual monitor externo você usa e como ele está conectado ao Mac?

Aqui estou com o X-Rite i1, com o programa da própria X-Rite e um Dell UP2516D, está funcionando na boa.

Utilizo um DELL S2721DGF conectado por DP numa Caldigit TS3 Plus.

Sim, mas a medição pelo Argyll é muito mais precisa… lá da pra selecionar a correção que a comunidade cria pra cada monitor e tipo de painel (através de espectrofotômetro), no software da x-rite tava com um cast de magenta.

:ok:

Quando vc conecta seu monitor no dock TB3 a configuração de “Input Color Format”, no monitor, muda de RGB para YPbPr?

Não tenho como conferir no monitor quando ele não tá plugado pq não tem essa opção.
Mas se eu seto pra RGB com ele plugado as cores viram, se eu desconecto e conecto de novo volta pra YPbPr.

Faz tempo que não procuro se já tem algum fix, mas o script aquele do patch.edid não tá funcionando nos M1

Continuando a história:

Depois que atualizou pro 11.5 e o Argyll tbm pra 2.12 tá tudo resolvido… RGB funcionando 100% e o Argyll reconhece o monitor.

:ok:

O meu monitor DELL UP2516D está sendo visto como YPbPr… Maldita Apple.
O X-Rite i1 ta funcionando beleza.

Fiz as modificações no plist e agora esta em RGB.

Uma dica, instale o BBEDit que ele abre direto o plist em XML e salva direto também.
Basta abrir, modificar e salvar.

Boa tarde. Eu tenho um Xrite Colormunki Display. Alguém sabe se já é possível calibrar com ele o novo macbook M1?
Estou querendo comprar um notebook desses nos próximos dias, mas sem calibração não poderia fazer nenhum tipo de edição.
Obrigado.

Vai calibrar apenas a tela do notebook? Ou tem também um monitor externo?

Eu não testei nada ainda de gerenciamento de cor com os novos M1.

Se a calibração for apenas do notebook, ok, de acordo com relatos na internet e aqui no fórum.

Lembrando que a X-rite dividiu a linha de produtos. Alguns produtos como colorímetros, colorchecker e o antigo Colormunki passaram a ficar sobre o guarda chuva da Calibrite.

Se deseja usar o software oficial para o seu colorímetro, segue o link para download do
ccStudio
:

Ou pode usar o Argyll CMS + DisplayCal (altamente recomendado). :ok:


Se for usar um monitor externo a história é mais longa:

Nesse link mostra como editar o arquivo .plist caso seu monitor seja reconhecido com TV. YPbPr ao invés de RGB.

Garanta que tenha instalado a última versão do Argyll.

ArgyllCMS
Current Version 2.2.1 (17th September 2021)
https://www.argyllcms.com

DisplayCal

Tudo isso que foi comentado acima para o OS X Big Sur.

Para o OS X 12 - Monterey, lançado ontem, não testei ainda em Mac Intel. Já instalei o Monterey para teste, mas ainda não instalei os programas para testar.

Para Mac com M1 não vi nada ainda na internet.

Boa noite amigos , tudo bem ?

Qual perfil de cores ( pré definidas de fábrica, pela Apple ) do MacBook Air M1 vcs usam, quando editam direto da tela do Mac ? “SRGB , Adobe RGB (98) , lcd colorido”?