Arquitetura

Olá amigos,

Estou com umas duvidas sobre qual a melhor maneira de se fotografar arquitetura, em especial interior.
Que tipo de lentes sao mais adequadas, existem algumas tecnicas especificias pra esse tipo de foto ? Iluminacao natural rola numa boa ?

1. um amigo me pediu umas fotos de imoveis que ele pretende vender, mas nunca fiz esse tipo de foto profissionalmente.

agradeco antecipadamente !! ;D

abracos,

:-\ é o assunto nao rendeu.

Bom, existem fotos e fotos de arquitetura, acredito que a melhor pessoa para comentar isso seja o Ivan, vou me abster de comentar até que ele faça suas considerações, porque disso ele entende muito rs… :slight_smile:

Para arquitetura de interiores, normalmente se usa luz natural e tripé, além de lentes grande angulares que não causem distorção no assunto.

Tenta valorizar o espaço interno da construção e aproveitar a luz natural.

Iluminação natural praticamente é uma regra bem rígida no que diz respeito a foto de arquitetura.

Tripé é necessário em 99% das vezes.
Para interiores lentes GA para tomadas gerais e normais ou meia-teles para algum detalhe.

Para exterior pode variar muito de acordo com a proposta. Uma foto para a imobiliária do Sr. Francisco da esquina tem um grau de exigência. Já uma foto para a construtora que fez o Empire Stade terá outro grau.

Em geral as lentes Tilt-Shift fazem um trabalho interessante com as perspectivas…

Você vai fotografar arquitetura para qual finalidade ? isso é muito importante.

A princípio precisa de uma boa GA, uma super GA com baixa distorção e uma Tilt-Shift para correção de perspectiva.
Um tripé bem firme é obrigatório. Normalmente em fotos de arquitetura usa-se iluminação natural. Mas existe casos em que a interferência através de flash é necessária ou porque não há luz suficiente ou porque o cliente/editor/produtor/agência solicita. Aí ter alguns ( pelo menos 2 ) flashes para trabalhar ajuda muito.

É por ai Guto, por isso que eu preferi me abster, existem fotos e fotos de arquitetura, as documentais de boa qualidade não usam flash, as comerciais quase sempre usam… :wink:

Show de bola as dicas pessoal, ja ajudaram bastante mesmo.
Serão fotos de um imóvel de alto padrão, para divulgacao em revistas e alguns jornais especializados nessa area.
Inclusive para esse tipo de foto não tenho muita idéia de preço, é mais comum se cobrar por foto ou por hora ?
No momento estou com uma Sigma 18-125, acham que ´dá pro gasto´ ? Ainda não tenho flash externo, mas estou pensando em emprestar ou alugar um caso precise.

18mm é no máximo razoável, ideal seria uns 12mm em uma câmera APS.
PAra esse tipo de foto comercial será necessário o uso do flash… :confused:

Concordo… a 12-24 Sigma é uma boa opção, além de ter muito mais qualidade do que essa 18-125.

Como é APS eu iria mais longe, a 10-20 é ainda melhor que a 12-24, distorce menos e tem um ângulo de cobertura fantástico.

Que tal umas panorâmicas… 360 graus… sei lá…

Depende do que precisa…

Leo, a 10-20 da sigma não é pior em termos de distorção ? Pelo que vi a distorção dela não é linear, o que complica em fotos de arquitetura…

Guto a 10-20 é melhor em termos de distorção e nitidez… :slight_smile:
Na verdade é uma tremenda lente, as fotos saem quase prontas.

Preciso arranjar uma para testar… a 12-24 eu gostei bastante.

Interessante o tópico… eu estou adiquirindo uma 10-20mm da Sigma e não tinha prestado atenção às lentes Tilt Shift. Vou dar uma olhada no assunto. :wink:

Evitar fotos “em mergulho” ou com cãmera apontada para cima. Fotos assim darão a impressão de deformação. Manter a câmera perveitamente horizontal nos dois sentidos.

Se o objetivo da foto for decoração ou comenrcial, o flash rebatido no teto em interiores é importante, mas sempre balanceado com a luz natural e/ou ambiental.

A correção da perspectiva deve ser feita no PS caso não disponha das raras e caras lentes T&S.

Pelo que entendi, suas fotos serão fotos comerciais de arquitetura, e não exatamente fotos de arquitetura (são duas abordagens totalmente diferentes). Procure mostrar o que há de bom no imóvel entendendo o ponto de vista do cliente. Uma boa foto tecnicamente que mostra a área de serviço não serve para nada, mas se mostrar a sala aí já é um ponto de desejo para o comprador.

Se quiser eu levo na minha próxima ida a Sampa… Vc vai amar a lente, ela é incrível. :slight_smile: Para vc ter uma noção ela conseguiu deixar eu (que não gosto de sigma e sou muito chato com lentes) espantado…rs…

Legal… traga sim… aí vamos ver se fazemos uma saída… rs
Valeu !! Abraços