[ARTIGO] A Escolha da Câmera

No meu caso, procurei a melhor lente e o melhor zoom óptico que meu $$ pode comprar (e que minha esposa permitiu gastar).
No caso da melhor lente + Melhor Zoom ótico só resta panasonic, lembrando que $$$ e este tipo de coisa não são compatíveis.

Bom…faz muito tempo q ninguém posta aqui…mas aí vai…se alguém puder me responder eu agradeço.
Estou querendo comprar minha primeira ´cam digital, e posso gastár no máximo 1800reais, eu tamb´´em quero uma câmera que possa fazer pequenos vídeos com uma qualidade legal…então estou entre a Canon A95 e a Sony W-5…o q vcs me dizem?

Com 1.800 tu já pode partir pra uma ultrazoom, como a Panasonic FZ5 ou FZ15, ou ainda a Canon S2 IS (esta é lançamento, e faz excelentes vídeos). A Sony W5 é só pra apontar e clicar, ela tem um modo manual bem limitado e teoricamente seria boa pra vídeos, porém na prática acaba sendo ruim porque seus filmes ocupam muito espaço, e cartão de memória Sony é MUITO caro. Já a Canon A95 é superior a ela tanto em modo automático, como em modo manual (que realmente é funcional), além de ter maior autonomia, flash mais potente e usar cartões bem mais em conta. Mas sinceramente, nessa faixa de preço eu veria é as ultrazoons citadas no começo deste post :slight_smile:

Eu tenho a mesma dúvida, mas provavelmente vou comprar uma canon G6, que tá custando esses mesmos R$ 1.800,00.

A G6 tem o lcd rotativo da a95, lentes claras com excelentes imagens, sapata para flash, controle remoto e 7.1 MP (o que não é tão importante, mas é bom destacar).

Ola Geoges! Sou novo aqui no forum e tambem como fotografo amador. Tem apenas algum meses que comprei minha P-200 pela propaganda e por um amigo meu ter a P-100. Adorei a qualidade do videos. Por isso optei por ela. Mas verifiquei que na melhor qualidade em video (640x480 - 30 fps - no modo fine) gasta-se muita memoria. Um cartao de 256 Mb da so para gravar 3 minutos. Como vc disse a respeito da W5 sobre o absurdo do gasto de memoria entao gostaria que vc me indicasse alguma camera que possua uma mesma qualidade em video porem que gaste menos espaço.
Obrigado

Tu conhece a Olympus C-770? Ela grava vídeos em MPEG-4, ou seja, usa a mesma base do divX. Não sei dizer quanto cabe em um cartão de boa capacidade, mas lembro do pessoal falando em vídeos de mais de 1 hora, era coisa pra caramba… Dá uma pesquisada. É uma boa câmera, só fica devendo um estabilizador de imagem, mas tem um ótimo macro e um zoom óptico poderoso, além de ótimas cores. E acredito que nenhuma outra consiga comprimir tanto o vídeo sem perder qualidade como ela.

Valeu Georges. Pesquisei sobre e me parece muito boa. fiquei sabendo de outra camera e compacta bem em mpeg4 que e a Pentax MX4. Me pareceu uma otima camera com formato diferente. Dei uma olhada no reviews do Steve e pela conclusao dele nao pareceu muito legal a camera. Sei que o Leo Terra tem essa camera. Sera que vc poderia passar mais informaçoes a respeito dessa camera? e onde eu posso encontrar, pois no ML nao achei.
Obrigado

Minha primeira participação no forum.
Pretendo ingressar no mundo da fotografia digital e já vi sobre o “conto da resolução”.
Mas pretendo adquirir uma camera para captar detalhes (pequenos objetos, insetos) e as imagens seriam, basicamente, para visualização no computador.
A principio, penso na Sony Cyber Shot DSC-F828. (zoon optico 7x - 8 Mg Pixels)
Opção equivocada? Alguma outra sugestão?
Grato!

Panasonic FZ30 :slight_smile:
[url=http://www.mundofotografico.com.br/forum/index.php?showtopic=2236&st=30�entry21315]http://www.mundofotografico.com.br/forum/i...5533;entry21315[/url]

O quesito mais importante para vc na escolha da camera é macro,
olha o que fiz com uma A60

Georges!!!

Muito Obrigado pelas informações, agora estou ciente de que tudo é popular e caro é o melhor.

muitissimo obrigado

Vini - CEN

O quesito mais importante para vc na escolha da camera é macro, olha o que fiz com uma A60 http://www.dhost.info/pictus/

Opa,
É exatamente o que preciso. Grato pela dica!

Estou dando uma pesquisada em câmeras compactas/prossumers de 10 a 12X zoom.

Estão me agradando muito as FZ20/30, a Minolta Z5 e a Canonn S2IS (pena a S2 não ter hot shoe…)

agora que fui ver que a Sony H1 tbm tem zoom 12X. Mas e lente que ela usa é da própria Sony.
Atualmente tenho uma 717 com Carl Zeiss. A FZ20 tem lente da Leica, e a S2 IS da rópria fabricante, a Canon.

A qualidade da lente Sony é muito inferior às outras? Ou tá no páreo?

É bem inferior sim Xiru… Tem muitas aberrações e resolve menos detalhes. Some a isso o sensor pequeno, e o tratamento super agressivo que a Sony colocou na H1, e o resultado são imagens excessivamente tratadas, com resíduos de sharpening e pouca textura. Nessa categoria, não é só porque tenho uma Panasonic não (não sou nem um pouco “fiel” a marcas), mas as FZ são as melhores da categoria sem dúvidas. A FZ30 por exemplo tá muito à frente das demais, e se tu puder pegar ela lá fora, será sem dúvida a melhor compra possível no segmento.

Pois é, é exatamente o que “pretendo tentar”… mas primeiro tenho q conseguir vender a minha (já a venda) e ainda juntar uns trocos pra comprar memória SD… Considerando que por enquanto a grana ta MUITO curta… Mas vamos ver que que vai dar… E tbm toda aquela espera, pq provavelmente será via BH.

Valeu a dica!

Georges,
Há alguns dias tirei umas duvidas na Comunidade do Orkut: Fotografia Digital e acabei optando pela máquina Nikon Coolpix 5400. Sou iniciante e ando “apanhando” da maquina mas amo fotografia e sempre senti vontade em me iniciar mais fortemente no hobby e essa câmera me pareceu muito boa. fato de ser “maiorzinha” do que câmeras semelhantes como a W5 (a que eu inicialmente compraria) me rendeu algumas criticas mas creio que a opção foi mais acertada. A opção das marcas em deixar os equipamentos cada vez menores não acabam por deixá-los mais vulneráveis?
Obrigada pelas dicas.

propritários de a95

alo pessoal
Tive roubada minha w1 e estou com uma duvida sobre a a95 que estou querendo adquirir.
Na w1 o tamanho do clip era um só, dependendo do tamanho do cartão,porém na a95 li que o seu modo movie grava 180 segundos.Como é isso?
grava somente um clip em cada cartao ,ou pode gravar varios clipes de 180 seg em cada cartao ?
grato,
carlos

Liana: já tais com a câmera? Que tais achando? :slight_smile: Pois é, o pessoal tem essa mania de que tudo que é menor, é melhor… Isso veio dos celulares. Só que com as câmeras fotográficas acaba sendo o contrário… Não que tamanho seja sinônimo de qualidade, mas na grande maioria das vezes o modelo maiorzinho é capaz de fazer mais e melhor. O problema com o tamanho reduzido, é que acaba sendo necessário usar sensores muito pequenos, pra acomodar uma óptica também muito pequena. Com isso a densidade do sensor sobe, a sensibilidade cai e o resultado são imagens mais ruidosas (granuladas), o que leva os fabricantes a colocarem no programa interno dessas câmeras um tratamento super agressivo. Ao eliminar parte da granulação, também texturas são perdidas, as imagens ficam com aspecto menos real e mais plástico. Além disso, as supercompactas são limitadíssimas em recursos, e normalmente usam uma óptica bem inferior, com elementos de grande dispersão e baixa nitidez. Só que como o brasileiro não tem tradição em fotografia, infelizmente permanece essa idéia de que “quanto menor, melhor”, como se fossem celulares.

Carlos: a A95 grava vários clipes de 3 minutos. Tu já considerou esperar mais um pouco pra pegar a sucessora da A95, a A610? O duro é saber quando ela chega por aqui :confused:

valeu georges,

ja me informei, e parece que a a610 vai ficar na faixa ate U$ 400, eu consigo adquirir lá fora.
Aproveitando a oportunidade,ja observei aqui no forum que vc é fan das fz, e me parece que sua vantagem é o zoom optico, certo?
Tem coisas que sem querer impressionam negativamente quanto à marca pois para mmim panasonic é sinônimo de tv,microondas e videocassete,então dá medo de pensar em equipamento optico dessa marca.
é realmente boa?
um abraço,
carlos

Pois então Carlos, muitas empresas de eletrônicos fizeram parcerias com fabricantes de lentes pra lançar suas digitais (Panasonic-Leica, Sony-CarlZeiss, Samsung-Schneider, etc). Dessas, a que mais se deu bem foi a dupla Panasonic-Leica, que investiu pesado no desenvolvimento das câmeras, e se beneficiou do know-how da Leica… Tanto é que as Leica digitais são todas produzidas pela Panasonic também. Hoje os caras têm o melhor estabilizador do mercado entre as digitais de lente fixa, têm uma linha de câmeras com bom compromisso entre preservação de detalhes x ruído (enquanto a Sony por exemplo “lava” suas imagens), têm as melhores UZs do mercado e também as únicas supercompactas a possuírem estabilizador (de fato, todas as câmeras da Panasonic usam lentes estabilizadas Leica). Minha FZ15 por exemplo, que tu acha na faixa dos 1.600 reais, tem óptica com elementos ED e gera pouquíssima aberração cromática… Claro que há muitas câmeras que também geram pouca aberração, mas que custem tão pouco e com esse comprimento focal? A qualidade de construção das câmeras também é muito boa, só ficam devendo mesmo mais botões, e nas FZ (fora a FZ30) ficam devendo o RAW, o que é lamentável. O resto, como um melhor EVF, também não se faz milagre por este preço… Mas enfim, veja fotos minhas no meu site aqui na assinatura, veja também fotos do pksato (que acabou de pegar uma FZ5) e conclua por si só (esses 420 mm estabilizados são viciantes, heheh). Eu só não recomendo as UZ (qualquer UZ) pra quem vai fazer mais internas do que externas, porque aí o conjunto mais adequado seria sensor grande + lente luminosa + sapata pra flash + bom foco noturno (algo da Canon G6 pra cima portanto). E por último, a Matsushita é um grupo grande pra caramba, os caras fazem desde microondas a peças de alta tecnologia pra indústria, eles não têm muito daquela filosofia “vender pelo nome” como a Sony, eles querem é fazer tecnologia (barata ou não) e vender pra quem quiser. No fim das contas eles fazem mais e muitas vezes melhor que outras empresas de eletrônicos, só que sem aquele marketing pesado que a gente tá acostumado.

Georges,…

diz uma coisa… na tua FZ15, quantas fotos 4mp e JPG, em média, cabem num SD de 512?

abraço