[ARTIGO] Fotografia de Produtos (Still) - exemplos de luz e acessórios

Nas fotos do chaveiro, usando a tenda, não tiraria o aspecto metálico do chaveiro? Ou estou viajando??

Valeu Leo por repassar os ensinamentos q um dia fizeram de vc um fotografo.
Aula de como fazer de forma simples e de fácil entendimento a todos. Valeu mesmo, e como disse um colega, q Deus continue ti iluminando… :worship: :worship: :worship:

Obrigado vrsilva! A ideia é justamente essa, demonstrar oq cada acessório faz, agora só juntar tudo e se aventurar, colocar em prárica, experimentar bastante :ok:

Realmente chega a parecer produtos diferentes, só pelo fato de mudar a luz, por isso que vale a pena experimentar bastante :ok:

Não esta viajando não Alexandre, é isso mesmo, se prestar atenção no chaveiro oq da a aparência de cromado é justamente os reflexos, se fosse tudo como na parte onde aparece o branco da mesa não teria esse aspecto, pra isso quando trabalhar com a tenda é bom ter cuidado no posicionamento e potências das luzes, procurar variar pra não deixar todos os lados iguais, um branco só… como no caso da foto a seguir onde usei apenas uma fonte de luz, os lados que ficaram sem fonte de luz na tenda refletiram na peça de uma forma que ficasse um pouco mais escuro:

http://leonardopacheco.com.br/digiforum/still/luz_still/exemplo_cromado_002.jpg

Caso não esteja satisfeito pode usar algo para refletir no objeto, eu peguei o mesmo esquema de luz da foto acima e coloquei um cartão preto dentro da tenda para refletir na peça e assim tentar fortalecer a imagem de um objeto reflexivo:

http://leonardopacheco.com.br/digiforum/still/luz_still/exemplo_cromado_003.jpg

Ou tb se ouver possibilidade acrecentar outros objetos em cena, como nessa foto onde coloquei varias peças iguais, repare também como nessa foto fica evidente a parte frontal da tenda onde eu estava com a câmera:

http://leonardopacheco.com.br/digiforum/still/luz_still/exemplo_cromado_001.jpg

:ok:

Obrigado pelas dicas! :ok:

Reparei no fotômetro equipamento essencial. parabéns pelo post

Leonobox, como o Yahikork tambem percebi a presença do fotometro. Vou aproveitar a aula para fazer uma pergunta e, quem sabe, aprender um pouco tambem sobre o uso do fotometro.

Muito bem, eu comprei um fotometro que acredito ser o mesmo que o seu, Sekonic L-358, eu me entendo muito bem com ele na função luz continua, a medição fica perfeita, mas ao usa-lo na funçao flashmeter (com flash) tenha batido cabeça.

Dois sao os problemas principais:

1 - os valores apresentados por ele nao me parecem corretos. Quando coloco na camera os valores medidos a foto sai uma bosta.
2 - ao contrario do que consigo fazer na funçao luz continua, com flash nao consigo mudar os parametros usando o jog weel. (diminuindo o tempo e aumentando o valor de F por exemplo, ou o contrario).

Para finalizar ele apresenta uma mediçao de proporcao de luz natural em relacao a luz do flash. Gostaria de saber mais sobre como opera-lo, mas acho dificil encontrar fonte de informaçao. Hoje estou lendo um livro sobre exposiçao mas a parte que fala sobre fotometro foi muito superficial, acho que nao abordara o assunto em profundidade.

Voce sabe onde posso encontrar maiores informações sobre como opera-lo?

Abraço.

Eu não uso as configurações avançada dele, como memória por exemplo, mas no geral é bem simples usar…

1 - No modo flash (com cabo ou remoto) gire o Jog wheel para a velocidade que vai usar, comece girando tudo para cima e deixando (T) 1000 U, ai desça apenas regulando a velocidade que for usar :ok:

2 - No modo flash vc não muda o parâmetro de f-stop como no modo de luz continua em prioridade de abertura, pode escolher apenas a velocidade para o caso de trabalhar com mais alguma fonte de luz contínua (natural ou artificial), na ausencia de outra fonte de luz por exemplo é indiferente se vc trabalha com o flash 1/4 ou 1/200, a velocidade não vai mudar o resultado final depois que vc definiu a abertura no flash :ok:

Ah, ainda sobre o L-358… atrás do fotômetro tem um painel Dip switches para vc escolher se quer usar medição em EV, multiplos flash, 1/2 ou 1/3 fstop, eu uso a escala de 1/3, sendo assim deixo a chave 1 e 2 pra baixo e a 3 e 4 pra cima :ok:

Muito obrigado Leo pelas os exemplos práticos de iluminação, ,já que acho um pouco confuso em que situação usar qual, valeu :ok:

Leonobox, valeu pela atenção.

Ja sabia das chaves e o meu esta em 1/3 também.

Vou seguir o passo a passo que falou e ver no que da.

Sds

Leo, parabéns pelas explicações, fantástico.

Tenho vontade de ingressar por essa área, mas o primeiro passo que estou dando é ler muito.

Valeu mesmo, e se tiveres mais material de leitura te agradeço.

Abraços.

Show!!! Still nao eh o q pretendo aprender, mas explicou bem como funciona as fotos de luz e difusores num estudio e tenho interesse nessa area. Grande contribuiçao ao forum! :clap:

Grande aula, aprendi muito, obrigado!

obrigado pela aula Leo… :clap:

Leonardo! Que aula! Excepcional … Parabéns.

Acha que é possível ter uma qualidade semelhante em fotos de calçados para loja virtual, utilizando tecnicas de iluminaçao como essa? A questao é que o capital nao esta tão alto, e pensei numa camera dslr de entrada como T3i por exemplo. Com uma iluminacao como essa e uma camera neste nível será que teremos bons resultados?

Aprendi, oque nao aprendi em dias de curso, lendo seu tópico! Obrigado…

Ou seja, vc iluminou os planos diferentemente (2 luzes), por isso é nítida uma iluminação frontal (faixa de luz bem visível causada pela reflexão direta) diferente da tirada pela tenda, que é quase totalmente plana, certo ?

Cada produto pode exigir um esquema de iluminação diferente, então não necessariamente com essa luz da qual citou vai conseguir um bom resultado, o interessante eh experimentar e ver a reação que tem com cada esquema de luz, analisando se precisa de mais luz, se precisa de menos, ou mudar a posição da fonte de luz, que tipo de luz, se precisa bloquear, rebater… pra ai então chegar no resultado desejado :ok:

É, o problema da foto da tenda é que alem da tenda ainda foi usado dois softbox grandes, com uma luz direta ou acessorios menores conseguiria definir um pouco mais a luz, mas mesmo assim não se compara a usar fora da tenda… nesse caso o soft grande foi para iluminção geral e o pequeno ajudou a realçar a peça, com ajuda dos bloqueadores, sem eles n teria o mesmo resultado :ok:

muito legal

Parabens pelo tópico, estou aprendendo a tirar foto Still, estou comprando uma tenda para experimentar , se tivesse alguma coisa a mais sobre iluminação para foto Still agradeço e se tiver mais esquema de luz assim para tirar foto de culinária ia fazer muit oagradecido, rsrs parabens amigo, vocé fera de mais.