[ARTIGO] Modelos de Contratos e Autorizações para Fotógrafos

Nossa! Show de bola esses modelos Leo. Muito obrigado por compartilhar!!!

Achei os modelos muito complicados e, certamente, intimidadores para quem assina.
Será que não tem um advogado nesse mundo capaz de elaborar um documento claro e menos intimidador para pessoas de vários níveis sociais?

Eu teria muito pudor em tentar impor um documento desses a uma pessoa simples.

ch

Interessante esse topico Léo…

valeu amigo

Este deve ser um dos posts mais úteis do fórum para quem está começando a carreira. Como fazer um contrato é, provavelmente, uma dúvida que todos têm no começo (ou seria sempre? rs).

Valeu, Leo!

Opa obrigado LEo

Obrigado…muito útil mesmo…
copiando, formatando e aquivando!!
Uma hora sempre precisamos.

Ola pessoal!

preciso muito de uma ajuda… eu fiz um curta metragem e preciso de um modelo de contrato, onde o fotografo que fez o still e a atriz/modelo cedem o direito de imagem para o curta ( capa de dvd, cartaz, midias, etc) porem nao comercial.
Obrigado!!!
:eek: :assobi:

Uma dúvida…
Trabalhos de eventos em geral… batizados, festas infantis, peças teatrais, shows… Onde o cliente poderá divulga-las e tal… o que mais se encaixa é o CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E CESSÃO DE DIREITOS ??
Obrigada !!!

Leo
eu trabalho como fotógrafo da prefeitura da minha cidade
faço fotos de todas as obras, reuniões e eventos.
quero produzir e vender um livro com fotos dos 10 anos do festival de inverno que tem aqui realizado pela prefeitura.
como sou funcionário dela, faço as fotos mas quero editar esse livro pra vender…como fica os direitos autorais e de uso de imagem ?
posso comercializar o livro ?
tem alguma dica que me possa dar ?

grato

Legal o objetivo do tópico, mas nuncam se esqueçam de procurar um advogado para ver se o contrato de protege mesmo… temos mania de procura-los somente depois que algo acontece…

Prezado Leo e demais foristas,
Você postou aqui um modelo de contrato para uso de imagem (com fim comercial) que achei interessante.
Mas eu gostaria de saber: seria necessário tomar mais algum cuidado para se colocar fotos de um menor de idade (tipo uns 14 ou 16 anos mais ou menos) em meu site
apenas para fins de portfólio e divulgação de meu trabalho
?
Tenho muita preocupação com essas questões que envolvem menores, Estatuto de Criança e do Adolescente… e etc, etc, etc,…
Agradeço sua (valiosa) ajuda.
Abraços,

Muito obrigada pelo tópico, realmente bem interessante e importante.

SHow… muito legal… vlw por compartilhar

Muito interessante, útil e facilita a vida de muita gente.

Sem comentários esse topico é fantástico…

Parabéns! :ok:

obrigada! :slight_smile:

encontrei a soluçao dos meus problemas :clap:
vlw leo! :ok:

Muito legal! Obrigada!

Uma dúvida: eu gosto muito de andar pela cidade e fotografar o cotidiano, incluindo pessoas. Se eu, por exemplo, colocar no flickr e alguém quiser comprar, precisaria da autorização das pessoas na foto, então?

Esse assunto é complicado… Em tese, não, já que a foto foi captada em local público e não desabona a imagem/nome do retratado. Mas a foto não tem que ter como tema principal a figura humana e sim uma idéia/pensamento/ação composta com a ajuda do elemento humano. Se a foto for um retrato, penso que vc terá mais trabalho. Se for uma street, em que se mostre claramente a pessoa, terá menos trabalho, se rolar uma futura ação por direito de imagem.

Esse assunto merece um tópico específico para a discussão do tema.

Olá Leo Terra, muito obrigada pelos contratos, etc…
Vc conhece aluguma proposta e tb contrato voltado especificamente para recordação escolar, pois estou precisando muito…e não acho nada!!!
novamente, obrigada.