[ARTIGO] Não sou fotógrafo

Previsão do tempo: final de semana mais frio dos últimos anos no RS;

saio de Porto Alegre rumo ao interior, onde faz ainda mais frio;

desperto às 5:30h, visto todas as roupas que posso, touca, luva, pego câmera, tripé e saio pra fotografar a geada, com temperatura negativa;

como resultado, consigo algumas fotos e uma gripe fortíssima, que me deixa de cama por dois dias com febre alta, sem reduzir com medicação;

após dois dias “internado” em casa, passo um dia em função de médico, hospital, suspeita de gripe suína, ofertas de máscaras, radiografia do pulmão, etc;

mais tarde, recebo a notícia de que todos os moradores da casa em que fiquei no interior pegaram a minha gripe, além da minha namorada, que está ainda de cama;

perco um trabalho agendado por causa da gripe, e rejeito outras duas ofertas pelo mesmo motivo;

uns quatro dias após essa jornada, finalmente baixo as fotos e faço a edição;

depois de uma última avaliada nos resultados, concluo: por causa duas ou três fotos, apenas, tudo valeu a pena.

Sou fotógrafo.

Minha opinião:

Qualquer um que olha uma cena, um local, uma pessoa, etc e INTENCIONALMENTE registra a imagem procurando congelar a COMPOSIÇÃO visualizada e depois olhando para a foto obtida tem a exata lembrança ou sensação do momento do registro é um fotógrafo, independentemente do equipamento ou da técnica ou da qualidade da imagem ou mesmo da frequência com que fotografa.

A visualização de uma composição e a premeditação (ou intenção) de seu registro é que diferencia um fotógrafo de um “sortudo” ou de um clicador de festinhas familiares.

Este fotógrafo (intencional) se torna um amador ou entusiasta quando se empenha em aprender (que é meu caso - ainda engatinhando) ou aprimorar técnicas de modo a melhorar a qualidade de seus registros.

Abraços !

Acho que o somatório das opiniões aqui colocadas, sobre o ser fotógrafo, servem para criar uma identidade cada vez mais clara a respeito dessa ação.

Acho que temos que olhar pela ótica do observador e também do observado. Por exemplo: tenho uma cam qualquer que fica guardada 335 dias por ano mas que nas férias, seja em família, sozinho, etc. eu saco-a da gaveta, preparo-a carinhosamente para a viagem e até mesmo antes de colocar na mala, já registro as primeiras fotos e então as férias são dedicadas intensamente a fotografia. Então um observador atento perguntará ao viajante que intensamente registra seus deleites óticos: você é fotógrafo? Então, este poderá ouvir como resposta: sim, estou fotógrafo amador, amo fotografia e toda vez que tenho oportunidade usufruo da prática de registrar esses momentos ímpares. Se o observador se satisfizer com a resposta o assunto poderá correr em outras direções, pode ir para a parte técnica da coisa, DOF, abertura, ISO, composição, enfim, tudo que cerca o ato de fotografar. O observador, quiçá fotógrafo técnico, dependendo das respostas e/ou comentários do observado, poderá chegar a conclusão quanto à pergunta inicial de que aquele turista é fotógrafo amador, mas que não deixa de estar fotógrafo mesmo que exerça a fotografia esporadicamente e sem as devidas técnicas.

Mas aquele mesmo turista, agora tem uma festinha de criança de um amigo seu para a qual é convidado, saca sua cam da gaveta e resolve trabalhar gratuitamente, por puro prazer e gentileza, sem grandes responsabilidades e então faz a cobertura de toda a festa, então quando perguntado novamente se é fotógrafo poderá dizer: só por diversão e prazer! Não deixará de estar fotógrafo.

Eu acredito que existem dois tipos de fotógrafos antes dos amadores e dos profissionais: o
ser
e o
estar
.

Amo fotografia, penso intensamente fotografia, vivo fotografia, busco fotografia, estudo, pesquiso, aprofundo, ga$to com fotografia etc?
Sou
fotógrafo, profissional ou amador, no sentido de quem ama.
Gosto de fotografia, me divirto, não tenho tanto compromisso com fotografia (modo Auto), não penso muito em fotografia, quebro galho em festinhas, etc? Posso
estar
fotógrafo amador, no sentido de ausência de retribuições financeiras e/ou compromissos técnicos.

Então, se me perguntarem se sou fotógrafo tenho que, particularmente, dizer: ainda
estou
fotógrafo, mas gostaria de um dia
ser
fotógrafo e por isso estou aqui entre vocês, perguntando, lendo, opinando, refletindo junto aos amigos foristas.

A minha intenção, ao fazer esse texto, foi abrir uma questão, e não fechá-la. A questão é aberta porque não há uma resposta simples e direta. Todas as opiniões lançadas aqui são válidas e mostram que o status de fotógrafo é algo ainda pouco consensual e subjetivo. Ainda assim, acho que a reflexão é válida, pois não é só quando se consegue chegar a um consenso que vale a pena debater um assunto. Agradeço bastante a todas os comentários postados até o momento.

:ok: :ok: :ok:

se me permitem, eu tenho uma ideia bem mais poética.
como a diferença entre alguem que “pinte ou desenhe” e a denominação “pintor ou desenhista”, assim , de fotografo deve ser chamado, tudo é claro, na minha humilde opniao, aquele que faz isso como profissao e se sustenta disso, como um desenhista.

mas os outros, nós, amadores, nao somos fotógrafos profissionais, longe disso, somos mais que isso, nós somos artistas. Artistas que simplesmente, com um conhecimento tecnico ou nao, fotografam porque seu coraçao exige, porque é o que voce quer. assim como aquele desenhista ou pintor de fim d semana, de hobby, que é capaz e, incluse, é bem provável, que faca uma obra de arte magnifica.

para finalizar, eu nao acho que a divisao em categorias, sub-categorias e sub-sub-categorias - como já foi dito aqui - adiantaria para definir o que se sente, o que se sabe pura e simplesmente.

me perdoem se eu nao consegui expressar minha opniao corretmente

A verdade é que quem só “aperta o botão”, quer se considerar fotógrafo. Sabe o que uma pessoa que não é fotógrafo faz quando uma foto não sai boa? Ele aperta o botão outras 3x ou 20x e literalmente TORCE para que a foto saia diferente da primeira, apesar dele continuar apertando o botão do mesmo jeito. Infelizmente ele não SABE FOTOGRAFAR, não conhece as bases da fotografia e por isso, não tem a menor idéia de como fazer a foto do jeito que ele quer.

Ele é um fotógrafo? Claro que não.

Nunca fiz curso de fotografia ( Até gostaria de fazer). Amo fotografar e de uns tempos pra cá comecei a pesquizar sobre o assunto em revistas, livros e net. Tenho um bom equipamento. E por gostarem muito das minhas fotos, comecei a fazê-las com um retorno financeiro. Posso me considerar uma fotógrafa?