Pessoal, sei o que é aspect ratio em televisores, monitores, etc. Mas no entanto, minha Canon Eos M50 tem essa configuração. Posso escolher, por exemplo, 16:9, 4:3, etc.
O que isto mudará nas fotos? Deixei em 16:9, estou certo?
Isto porque, se deixo em 4:3, a imagem exibida no touch screen (não no viewfinder) fica menor.
Em foto, isso faz diferença se vc fotografa em jpg. Pra raw, não faz diferença, uma vez que toda a extensão do sensor vai ser capturada.
Dito isto, depende de onde vc quer enviar suas fotos. Acho que Instagram lida melhor com fotos quadradas (1:1). Se for exibir na TV, acho melhor seguir a proporção da TV (16:9). Finalmente, se for imprimir, siga a proporção clássica da fotografia, 3:2.
Ela vai ser cortada na câmera.
Por exemplo, uma câmera de 24mp da Canon tem 6000x4000 de resolução.
Se você escolher fotografar em jpg em 1:1, ela vai gerar uma foto 4000x4000 de resolução.
Se você fotografa em raw, essa configuração é ignorada e a câmera sempre vai capturar o formato 4:3 para gerar uma imagem raw 6000x4000.
Em mirrorless essa configuração pode ser útil até em RAW, pois o viewfinder vai te mostrar a imagem 1:1 para enquadramento, por exemplo, facilitando para você ver como ela vai ficar em 1:1 e enquadrar corretamente para você recortar depois na pós. Por isso é importante saber qual formato você vai utilizar no final, pois mesmo que a imagem não seja criada nesse formato desejado você já tenha idéia de como enquadrar para depois recortá-la para o formato desejado sem perder informações importantes.
O formato que mais utilizo atualmente é 8:10.
Mesmo minha câmera não tendo a opção de prever esse formato, eu bolei um jeito de calculá-lo usando um dos grids da câmera e sempre fotografo pensando nesse corte.
Pois é, nas câmeras que costumo usar esse formato não está disponível para pré-visuaização.
No caso da M50 mesmo, que é a câmera do autor do tópico e que eu costumo utilizar também, não está presente o 5:4 / 4:5 / 8:10.
As outras câmeras que utilizo são a Canon EOS RP e a EOS R. Ambas também não possuem o 8:10 ou variantes, apenas 3:2, 4:3, 16:9 e 1:1.
Eu uso um dos grids (6x4) para poder visualizar melhor onde será o corte de uma exportação 8:10.
Grande parte desses formatos são derivados de padrões antigos.
8x10 ou 4x5 eram (ainda é) as chapas de filme de Grande formato.
3x2 é o tradicional filme 35mm (na verdade a medida de cada frame é 36×24 mm) ou ainda das câmeras de médio formato 6x9 que usavam filme 120.
4x3 é uma variação das câmeras que usavam filme 120 no tamanho 6x4,5 como por ex as Pentax 645 e outras com back neste formato
1x1 quadrado era das super-populares Rolleiflex ou Hasselblad 6x6