Assistencia de foco via flash

B) Tenho visto em testes na web que a Canon G6 e Pro 1 e a Nikon 8400 não usam a luz de assitencia ao foco que os flashes dedicados oferecem, o que as coloca em grande desvantagem quanto à 828 em pouca luz. Vcs conhecem alguma prossumer que use este auxílio de foco do flash? Parece uma burrada os fabricantes não disporem este recurso que melhoraria a performance de seus modelos no ponto em que mais pecam, foco em ambiente escuro.
O laser da 828 é invisível ou é a mesma luz vermelha constrangedora das compactas e dos flashes?
Bye

Zeiss é mais a F-828 mesmo que tem recursos para a noite, o sistema da F-828 é por holograma, ele faz riscos vermelhos nas pessoas, bem mais discreto que a luz vermelha, mas mesmo assim é uma fonte de luz.

O problema é se acertar o olho de alguma pessoa com essa luz da F-828…!!!

Nossa, meu Sigma 500 Super (na 300D) faz esse trabalho com excelencia. O flash é otimo! Pena que a camera insiste e não me fotometrar direito.

PS: Aos que acompanharam a discussao do flash, travando o FEL ajuda bastante, mas aquele pre-flash é chato…

Abraço,
Fernando

O problema é se acertar o olho de alguma pessoa com essa luz da F-828...!!!
Acho que a Sony não colocaria esse recurso se causasse algum mal às pessoas. ;)

Fiquei curioso quanto a esse recurso da F828, alguém teria alguma foto dele em ação? Tirada com outra câmera senão a F828 lógico… B)

É um holograma a laser, ele não faz mal aos olhos não.
Pode acertar sem problema… :slight_smile:

quer dizer q essa luz vermelha da f828 sai do flash por exemplo, e a maquina calcula o foco , é isso ?

a F828 tem anel de foco mecanico?

Ela ilumina formando um holograma para que a máquina consiga focar, pois o foco precisa de luz para acontecer.
É uma luz, mas feita com laser o que torna o alcance bem grande… :slight_smile:

O Flash da Sigma também dispara um feixe de luz vermelha (não é um holograma, parece curioso até), que funcionou muito bem em uso com fotos quase no escuro. Gostei e fiquei satisfeito com o resultado.

Abraço,
Fernando

a F828 tem anel de foco mecanico?
Tem sim.

O holograma que a F828 projeta (não o flash) é ± assim:

http://www.steves-digicams.com/2001_reviews/f707/f707_hologram.jpg

http://www.megapixel.net/reviews/sony-f828/gfx/f828-afassist.jpg

Nossa, bem interessante isso, e funciona em escuridão total também?

Funciona sim Ricardo, na minha opinião é um dos sistemas de assistente de foco mais eficientes que existe.

Mas isso fica refletido no rosto da pessoa, por exemplo? Com que intensidade? Fico imaginando você fazendo a cobertura fotográfica de um evento, por exemplo, e essa imagem “estranha” aparecendo no rosto do apresentador… Quando isso é visível?

Isso é bem visível, assim como todo assistente de foco.
Mas é incrivelmente eficiente, acridito que uma SLR precisaria de menos de 1/2s para focar no escuro total com um sistema desses, o que seria desprezível perto dos 1 a 2s que perde focando com os assistentes convencionais. :slight_smile:

Não sei sobre o holograma da Sony, pois é um sistema diferente, mas o manual da Panasonic deixa claro que não é recomendável (por apresentar riscos à visão) ser usado diretamente contra os olhos, o sistema é basicamente o mesmo da Canon, Nikon e outras, imagino que se extenda a essas a mesma precaução. De qualquer modo, como disse o Leonardo, é uma mão-na-roda, reduz e muito o tempo da realização do foco.

Uma questão: Eu percebo que o assistente de foco do flash faz essa leitura não só no exato ponto a ser focado mas em uma faixa de ambiente maior. Não é um feixe direto de luz, mas sim riscos (é essa a impressão que me dá quando faço o foco com o assistente do flash), mas eu acho que o assunto (pessoa) a ser fotografado não nota.
O leitor de Auto-Focus da minha S5000 é uma luz verde. Estava fazendo algumas fotos em uma peça de teatro e era muito curioso: Toda hora minha luz verde iluminava a cena da peça. No final os atores comentaram: Que bendita luz verde era aquela que toda hora aparecia na cena! :slight_smile:

Só uma questão, se essa luz vermelha da F828 tiver atingindo uma cena, e outra pessoa fotografar, sai normalmente na foto dela né?

é meio ignorante mas fiquei na duvida aki né … hehe

Sai sim Matheus.