Auto Retrato - Estudo do uso do flash

Pessoas,

Estou me esforçando para aprender a usar o flash off camera melhor e resolvi me usar como cobaia, particularmente pela falta de opção. Posso não ser o melhor modelo (só o mais bonito! hehehe), mas isso também tem sido legal, pois lentamente tenho entendido melhor como me posicionar em relação à luz e à câmera e acredito que isso vá melhorar não apenas meu uso do flash, mas a forma como dirijo meus fotografados.

Seguem as fotos para o malho! Espero críticas e opiniões.


Auto Retrato 1 por MarioFreitasNeto, no Flickr


Auto Retrato 2 por MarioFreitasNeto, no Flickr

Acho que o flash foi muito bem utilizado.

A cor da pele está natural, e as sombras foram bem preenchidas!! :ok: :ok:

2x

Depois do teu olho direito (sentido flash - fotografado), está tudo na sombra dura… pro MEU gosto, um rebatedor pra preencher ali deixaria com muito mais profundidade os retratos, que apesar do meu comentário ficaram bem legais :ok:

Abração

Obrigado pelos comentários, pessoal.

Fernandez, eu gosto bastante desse tipo de sombra nos retratos, e quanto ao rebatedor, se deres uma olhada na segunda dá pra ver que há um rebatedor embaixo para preenchimento. O resultado sem ele tinha bem mais contraste, mas ou fazer uns testes aqui com o rebatedor mais próximo e também com o prateado e volto a postar. Depois que eu estiver dominando bem o kit que tenho (speedlight + sombrinhas difusora e refletora) eu quero ver se arrumo outro flash e um softbox para continuar a brincadeira. :ok: :smiley:

Abraços!

3x

Mario,

Também gosto muito de sombras. Aliás, acho que me ocupo mais com elas que com o resto.

Sinto falta da luz de cabelo e aproximaria mais a fonte de luz. No mais, tá bacana.

Amplexos,

Elmo

Elmo, muito obrigado pelo comentário. Eu acho que as sombras dão uma sensação de dimensão à foto da qual eu gosto muito. :slight_smile: Quanto à luz de cabelo, eu gostaria de usar, mas só tenho um flash por enquanto. Está anotada a dica.

Abraço

Sombras como neste ótimo retrato de Buster Keaton, feito por Bert Stern.

Grande foto!

Essa semana vou começar a testar os diversos padrões de luz e começar a entender o que mais me agrada.

Esse da foto acima seria um split light, correto?

Tirando o modelo, a foto ficou boa. :smiley: :smiley:

Tá no caminho certo pra usar a luz!

:ok:

Sim, Split :ok:

2x

Não achei as sombras duras.