Barulho Assustador do Auto-foco ao ligar e desligar A200

Gente, nao achei nada sobre no forum… to no desespero!

Minha A200 faz o um barulho estrondoso ao ligar e desligar, como se fosse de engrenagens girando em falso mas em atrito, quando eu Ligo e Desligo a câmera, com o botõa Auto-foco ativado.
Quando o botão auto-foco está desativado ela faz barulho apenas pra ligar, pra desligar não.
Quando acontece isso a parte do barril da lente responsável pelo foco fica dura e vibrando.
Cheguei a conclusão que a chavinha que gira a fenda do foco na lente está girando em falso… mas porque ela giraria em falso se a minha lente 18-70 esta bem acoplada?
Alguém ja teve este problema?

Fiz um teste trocando a lente, colocando a 75-300 do kit, e tudo ocorreu normalmente bem.
Estou assustado como barulho… pensei que tivesse perdido minha câmera…e pelo que parece o problema é na lente.
Se alguem puder me ajudar ficarei muiiiiiito agradecido.

Gente, acabei desmontando a lente. Não achei nada de anormal.
Cheguei a conclusão que o que parece estar acontecendo é que: Ao ligar a câmera com o motor no autofoco, ele gira pra voltar o foco no mínimo e o curso da lente não é suficiente, travando a chave giratória, e como o motor do autofoco entende que tem que voltar mais, continua girando, mesmo com o curso da lente chegando ao fim… acarretando assim a vibração e o barulho assustador.

Fiz um teste no foco manual e ao que me parece o curso do foco mínimo está normal. Nao sei onde é que este motor do auto foco está entendendo que precisa continuar girando mais…
Alguém se habilita arriscar um palpite?

Por tudo o que voce falou, algum sensor de fim de curso deve estar queimado. A lente não sabe que o foco chegou ao fim. Se isso persistir voce corre o risco de perder o motor de foco da lente alem de danificar as engrenagens. Se voce não tem os manuais de serviço da lente, sugiro que leve em uma autorizada ou em alguma oficina de cameras.

Se com a outra lente não acontece, o problema está na 18-70.
Rode a fenda onde encaixa o parafuso do motor de foco com algum instrumento, com a lente fora da camera, e veja se roda em falso.
As engrenagens podem ter se degastado, isto é o que acontece com algumas lentes Sigma, apesar de que eu nunca ouvi falar disto acontecer com lente SAL.

Ja fiz ste teste, tanto na 18-70 quanto na 75-300.
Quando giro a fenda com um chave a parte do foco gira normalmente.
Acontece que na 18-70 quando chega ao fim do curso máximo se eu continuar forçando a engrenagem pula, ja na 75-300 nao contece, nao da pra continuar forçando.

Eu abri a lente e dei uma olhada nas engrenagens do foco, e elas parecem estar normais… são de Metal até, e não achei que pudesse estar espanadas.

Não sabia que a lente possuia um sensor fim de foco. Isso tem como ser trocado?

Desse jeito que voce falou agora, pode ser que ela não possua um sensor e detecte o fim de curso pelo endurecimento da engrenagem que faz aumentar a corrente drenada pelo motor. Como ela continua girando, pode ser que alguma bucha ou suporte das engrenagens estejam desgastados e por isso as engrenagens pulem, impedindo a lente de entender que deve parar de girar. Tipo os vidros eletricos dos carros.

Não tem sensor de fim de foco.
Alguma engrenagem deve estar desgastada, só levando para consertar.
Pelo baixo preço da lente nem sei se vale a pena.

Saquei.
O engraçado que esta tentativa de contoinuar girando o foco dura uns 3 a 4 segundo. quando ligo e desligo. Depois para, e eu consigo usar a câmera normalmente. inclusive no autofoco, geralmente usando Zoom.
Mas se eu estiver no comprimento focal 18 e tentar fotografar algo de perto, ela tanta voltar o foco e ai geram as trepidações, mas desta vez curtas tipo 1/2 ou 1 segundo. Parece que ela não entende mesmo que o foco chegou ao fim.
Acho que vou ter que levá-la num aassistencia técnica. Ja me arrisquei de mais desmontando a lente.

Pessoal, fiz o teste rotacionando a fenda que se encaixa na chave que gira o auto foco.
Girei com um chavinha de fenda de relojoeiro e quando chega ao curso máximo e sistema endurece, comum na outra lente também, po;rem quando eu volto o curso do foco até o curso mínimo, se eu forçar mais um pouquinho ele começa a girar em falso, digo, os dentes da engrenagem começam a pular.
Cheguei agora a conclusão que os dentes da engrenagem do foco estão gastas em um sentido, o do mínimo.
Pelqo que percebi o próprio motor do foco quando encontra uma resistência, para de girar, interpretando asism o fim do curso. Neste caso como a engrenagem esta pulando, ele nao interpreta que esta no fim e continua girando… entao o barulho parece ser os sucessivos pulos dos dentes da engrenagem.
Aguem sabe onde eu encontro peças para manutenção da lentes SAL?
Abraço e Obrigado a todos que deram dicas e atencção.

Primeiro avalie se é vantajoso, isto é, se vale a pena o conserto. Se for, procure uma autorizada. Ou então no ebay, mas dei uma olhada e não vi nada de reparos, mas achei uma lente por 35 dolares. Acho que é mais vantagem voce comprar outra.

Eu estava usando uma Grande Angular de 0.45X de Filtro nesta lente. E este filtro é bem pesadinho.
Será que foi o peso dele que fez danificar a engrenagem do autofoco da lente?
Receio que possa ser isto. (e olha que se foi isto foi dosi prejuizos, pq esse efeitinho fisheye que eu estava buscando com este filtro era bem ruinzinho… muito CA e nada de efeito curvo desejado)

Então sanner, vc conseguiu resolver o problema na SAL 18-70mm?
A minha apresentou o mesmo problema, igualzinho a sua, perfeitamente casado com as suas descrições.

Estou muito preocupado com esse conserto :ponder:

Mauro

ah… detalhe: nunca usei nada na frente dessa lente, nadinha, nem UV.
Camera com cerca de 6K.

Estranho não?..

Mauro

Mauro, a minha está com 3,1k cliques.
Não consegui resolver ainda não.

Eu moro no inteiror de MG, e o lugar mais próximo autorizado da Sony fica em Ribeirão Preto - SP, a 170km daqui.
Tem um cara na minha cidade que consetra câmeras, mas ele é do tempo das de filme, é ourives e amola alicade de unha(hahaha) não sei se é seguro levar nele; Não sei se arrisco, mesmo porque eu acho que será nescessário reposição de peças, e ai só as autorizadas tem uma acesso mais rápido a isso.

Desmontei a primeira parte da lente, notei as seguintes características:
1- Os dentes da engrenagens não parecem gastos (pois tambem são de metal)
2- Quando giro a fenda forçando o curso mínimo do foco, notei que o que faz a engrenagem dar o “Pulo no Dente” é uma especie de folga na ponta inferior do eixo desta engrenagem (a mesma que tem a fenda do foco) fazendo com que esta quando forçada saia do alinhamento de 90 graus distanciando sua parte inferior da próxima engrenagem do sistema, fazendo assim acontecer o “Pulo do Dente”.
Tal efeito acontece porque esta falta de resistência ao fim do curso do foco, faz o motor do foco (na câmera) interpretar que ainda nao chegou ao fim do foco, e continua girando.
Os sucessivos e rápidos “Pulos dos Dentes” faz a lente vibrar e um barulho de metralhadora.

Bom acho que que compliquei um pouco a explicação né, mas nao vi outra forma. Se souber de algum metodo de conserto me avise!

Pelo que voce falou, deve ser a bucha do eixo ou o suporte da bucha que podem estar com folga ou quebrado. Eu não arriscaria com o amolador de alicate. Veja com a autorizada se eles recebem pelo correio. Tem uma assistencia em São Paulo que recebe, mas nao sei se são autorizada da Sony, são da Canon. No site deles diz que são Sony tambem: http://www.assistecs.com.br/ confere lá.

Markowic pode ser isso mesmo, uma simples bucha. Pelo jeito que o sanner descreveu.

Semana que vem estarei mais tranquilo. Vou fazer orçamentos em oficinas aqui de SP e aviso.

Mauro

Pessoal, resolvi destrinchar minha lente pra achar o defeito depois que duas assistências autorizadas de Riveirão Preto - SP disseram não consertar lentes da Sony Alpha.
O resultado é a engrenagem plástica do autofoco com 1 dente quebrado e outro gasto. QUando chega ao final do curso do foco a engrenagem gira “em falso” porem como o dente ainda resta uma beirinha, as engrenagens ficam estralando até o motor da camera parar. Segue a foto do prejuizo.
http://www.verticaladventure.com.br/Lente%20Sony%20-%201870%20-%20Defeito%20Autofoco.jpg

Fiquei sabendo que esta assiatência de SP da conta do recado. www.helpmaq.com.br
Se não der, terei que cai nas garras afiadas do afiador de alicadas e ourives… ai ai ai… sei que ele faz uma liga de Prata, latão e Plástico pra restaurar estes detalhes…

A Help Maq www.helpmaq.com.br disse que faz este conserto, no caso a substituição da peça, chamada e “Tube Gear”
O conserto fica em R$ 190,00 + despesas do frete.
Acham que comepensa gasrtar este valor em uma lente básica que deve custar uns R$ 600,00 (só não acha pra comprar)
Estou achando que vou encarra este conserto, mas gostaria da opniõa de vocês.
A propósito, a lente usada do ebay por U$ 35 já nao aparece mais nas buscas, deve ter sido vendida.

Vc pode comprar nova, com alguns acessórios:
http://cgi.ebay.com/Sony-18-70mm-18-70-LENS-KIT-A230-A330-A500-A550-A850-A_W0QQitemZ200449943274QQcmdZViewItemQQptZCamera_Lenses?hash=item2eabbf66ea

Ou encarar um leilão de uma usada:
http://cgi.ebay.com/Sony-Alpha-18-70-F3-5-5-6-Macro-lens_W0QQitemZ200457614607QQcmdZViewItemQQptZAU_Cameras_Photographic_Accessories?hash=item2eac34750f

http://cgi.ebay.com/SONY-LENS-DT-18-70-MACRO-f-3-5-5-6-EXCELLENT-COND_W0QQitemZ270558197618QQcmdZViewItemQQptZAU_Digital_Cameras?hash=item3efe867772

http://cgi.ebay.co.uk/Sony-DT-18-70-f3-5-5-6-Zoom-Lens_W0QQitemZ280488044027QQcmdZViewItemQQptZUK_CamerasPhoto_CameraAccessories_CameraLensesFilters_JN?hash=item414e63e5fb

Markowic, e se a alfandeda me pegar? São mais 60% taxados no valor da lente?
122 da lente + 23 do frete = U$ 145
U$145 x R$1,8 = R$261
Se taxar vai ser R$261 + R$156(60%), totalizando = R$417.
Sera que compensa?