Olá pessoal,
Acompanho o fórum há alguns anos, quando entrei na fotografia, mas nunca me cadastrei para postar.
Tenho uma Canon 6D no momento e comprei há alguns dias uma lente Tokina (100mm f/2.8 AT-X M100 AF Pro D Macro) na B&H enquanto viajava para NY. Como a viagem foi curta, nem tive tempo de realmente usar a lente no dia a dia, só a testei para ver se estava tudo ok e voltei para o Brasil. A lente veio na minha mochila, junto com a câmera e minha 50mm por medo de colocá-la na bagagem e alguém bater ou algo do tipo. A mochila não saiu da minha vista com a lente em momento algum e nunca foi batida ou caiu.
Pois bem, cheguei no Brasil e fui tirar umas fotos para mostrar para amigos/familiares, tudo ok. Quando fui usar a lente efetivamente para fotografar action figures (é o principal uso da câmera quando não estou fotografando casamentos), notei um barulho estranho.
O barulho acontece sempre que ativo o liveview da câmera e lembra muito um barulhinho que acontece quando se pressiona o botão de simulador de exposição. O problema é que ele é contínuo e bastante irritante. Ele não acontece quando a câmera está apontada para baixo (???) e para depois de dar uma mexida no foco da câmera. Ele acontece independentemente do foco estar manual ou automático, ou seja, não é o barulho da câmera focando.
Testei em minha outra câmera, uma T5i, e o problema acontece nas duas. Com a 50mm, isso não acontece.
Entrei em contato com a Tokina, mas não obtive resposta. Entrei em contato com a Kansai Trade (responsável pela Tokina no Brasil) e disseram que a garantia só cobre produtos adquiridos no Brasil.
Fiz um vídeo curto exemplificando o problema:
Enfim, meu problema é esse. Alguém já viu algo parecido? Pesquisei muito na internet, de todos os jeitos que encontrei, fucei em fóruns gringos e nada de encontrar alguém com um problema similar.
É possível que isso venha a danificar a câmera em si? Devo procurar uma assistência técnica para a lente que acabei de comprar?
Espero que possam me ajudar, e obrigado pela atenção!