Bebê fica parcialmente cego após fazer foto com flash

Eu sempre pensei nessas coisas, antes de fazer uma foto da minha sobrinha eu olhava 3x para ter certeza de que o flash estava desligado ou para cima…

Procurei a matéria em inglês, achei alguns sites no domínio .uk.
Na maioria dos comentários o pessoal reclama da falta de fontes e que a historia está mal contada.

Pior que um cliente meu Oftalmo já tinha avisado que isso é raro mas pode acontecer.

RIO - Um bebê de 3 meses de idade, ainda sem nome, perdeu a visão em um olho depois que um amigo da sua família tirou uma foto dele de perto usando flash. Segundo médicos, a criança sofreu danos irreparáveis por causa da luz disparada pela câmera, que estava a apenas 25cm de distância de seu rosto. As informações estão no site do jornal “People´s Daily”, da China.

VEJA TAMBÉM
Bebê com alto grau de miopia vê os pais com nitidez pela primeira vez
Bebês prematuros ou abaixo do peso podem se tornar adultos introvertidos, mostra estudo
Os pais notaram algo de errado com o bebê logo depois da foto. Em seguida, médicos constataram que ele teve redução parcial de visão no olho esquerdo e perda total no direito.

De acordo com eles, o dano não pode ser corrigido nem mesmo com uma cirurgia, uma vez que o flash danificou células da mácula, uma pequena área na porção central da retina altamente sensível a luzes e responsável pela percepção de detalhes como a distinção de cores. A mácula não está totalmente desenvolvida antes de a pessoa completar 4 anos, o que explica a razão de as crianças ficarem tão incomodadas com luzes fortes.

Danos na mácula podem levar a perda da visão central, impedindo um indivíduo de enxergar coisas que estão bem diante dele. Essa perda é bastante observada em pessoas de idade avançada, devido ao desgate causado pelo tempo.

Médicos explicam que os bebês fecham os olhos rapidamente quando expostos a luz, mas mesmo uma fração de segundo é o bastante para causar danos se a luminosidade for muito forte. Por isso, os pais precisam ter cuidado ao acender a luz do banheiro, por exemplo.

Fonte: Leia mais sobre esse assunto em Bebê fica parcialmente cego após amigo da família fazer foto dele com flash - Jornal O Globo

Epa, vi que já postaram no papo furado. Acho que aquela seçao é a mais correta mesmo.

Digo que é boato de internet.

Não que a luz do flash a pouca distância seja inofensiva, muito pelo contrário - mas estas matérias no geral são boatos.
Os grandes portais de notícias já não apuram mais os fatos, querem mais é publicar/vender :wink:

Meio Off: Pior minha sogra que acredita em tudo que sai no Facebook. :aua:

FakeFake

Se um laser não cega em milésimos de segundo, quem dirá um flash…

Renato Rocha Miranda - O bebê chinês, o bom senso e o flash

:ok:

Pior que fotografei uma amigo que leu essa matéria compartilhou no facebook e ficou com muito medo que eu fotografasse o bebe dela com flash, tem muita gente que acaba sendo influenciada por matérias como essa que tem origem duvidosa e poucas referencias.

Já fotografei bebês recém-nascido com flash, na época eu usava compactas Point-and-shot, nunca aconteceu nada, mas uma coisa é certa, se eu usar um flash levinho como o meu Godox CF-18, talvez não aconteça nada, mas se for usar o meu Yongnuo YN460 na máxima potência chega a ter um calor junto com a luz, além do mais um capacitor de alta tensão foi completamente descarregado em uma lâmpada, o capacitor do SB-24 tinha uns 200 V, mas se avaliarmos que um bebê pode não ter partes do olho completamente formadas até o momento e este calor junto com a luz talvez possa prejudicar, mas nunca li nada cientifico, todo mundo diz pra não usar flash, mas também tem horas que não tem o que fazer, tem que usar, mas não numa potência elevada!

Entendo da seguinte forma: A questão é COMO usar o flash. Óbvio que se disparar com potência máxima de perto no rostinho da criança, pode dar problema, ou não…

Exatamente, nunca li ao menos nada que afirme um sim ou não

Não posso afirmar que o caso seja real ou fake. Entretanto, tenho convicção que flashes fotográficos de alta potência, usados de maneira errada e extrema, possam causar danos graves à visão. Me explico:

Princípio da Fototermólise Seletiva

Imagine dois carros, um branco e outro preto, expostos ao sol de um lindo dia de verão. Todos devem concordar que o carro preto atingirá maiores temperaturas que o branco, correto? A esse fenômeno se dá o nome de fototermólise seletiva. A luz interage de maneiras diferentes com superfícies de materiais ou cores diferentes.

Importante também entender que luzes (comprimentos de onda) diferentes interagem com as superfícies de maneiras diferentes. Algumas cores luzes (comprimentos de onda) possuem mais ou menos afinidade com outras cores e/ou materiais (composição química). Outro fator que deve ser levado em conta é a duração do pulso (ou tempo de exposição da luz), que pode também determinar maneiras diferentes de interação luz x superfície.

Exemplos práticos de interação da luz com o tecido humano

Os equipamentos de depilação à laser, ou à luz intensa pulsada, beneficiam-se da fototermólise seletiva para cumprir seu papel. A luz utilizada tem grande afinidade por melanina e por isso esquenta bastante os pelos, deixando a pele apenas com uma leve vermelhidão (caso semelhante ao dos carros branco e preto). Através desse superaquecimento do fio piloso, acontece a morte celular do bulbo e então a depilação “definitiva”, sem que a pele no entorno dos pelos sofra maiores consequências. Por este motivo pessoas de pele negra não devem se submeter à este tipo de tratamento, já que a pele e os pelos possuem grande concentração de melanina.

Outro exemplo interessante é o laser para remoção de tatuagens. Nesse caso, além de grande afinidade pelo pigmento da tinta, o laser deve ter um pulso super rápido (da ordem de nanosegundos, ou seja, 1.000.000.000X mais rápido que um segundo). O tal pulso super rápido não permite que o pigmento aqueça, mas exploda em milhares de micropartículas (fenômeno chamado de interação fotoacústica ou fotomecânica). Tais partículas serão absorvidas pelo organismo e é dessa forma que as tatuagens desaparecem.

Diferenças entre laser e luz intensa pulsada

Sendo bastante superficial e sucinto, o laser possui um único comprimento de onda (“cor” que, no caso, pode ser visível ou não), e funciona como uma luz “amplificada” por espelhos. Já a luz intensa pulsada (IPL) trabalha em uma faixa de comprimentos de onda (várias “cores” juntas que normalmente formam o branco) e não possui jogo de espelhos para a “amplificação”.

O nosso flash pode ser classificado como uma luz intensa pulsada. Quando utilizamos a gelatina estamos, na verdade, filtrando parte desses comprimentos de onda.

Temperatura x Tecido Humano

Entende-se que entre, aproximadamente, 40ºC e 60ºC nossa pele sofre processo inflamatório e consequente estímulo do colágeno. Já entre 60ºC e 80ºC há coagulação e morte celular. Acima de 80ºC, necrose.

Interação Flash x Tecido Humano

Se uma pessoa de pele clara disparar o flash em contato direto com a pele (encostado na pele) sentirá um leve aquecimento e, dependendo da potência do equipamento, até vermelhidão local. Pessoas de pele mais escura tendem a acumular mais calor, em experiência semelhante. Deixando claro que não estimulo e não recomendo que ninguém faça este teste, inclusive não me responsabilizando por tal ação.

Conclusão

É provável que um flash de alta potência, trabalhando em 1/1, talvez até com foco em 150 ou 200mm, posicionado diretamente e a curta distância (mínima dispersão) dos olhos de um bebê, possa promover aquecimento importante do tecido ocular e causar uma grave reação inflamatória no globo ou mesmo morte celular. O manual do flash Nikon SB700 alerta: “Não dispare a unidade de flash na direção dos olhos de alguém que esteja a curta distância, pois poderá prejudicar a retina. Nunca dispare a unidade de flash a menos de 1 metro de distância das crianças.” Eu não arriscaria!

Já com o flash posicionado em distância adequada (haverá grande dispersão da luz), mesmo que o retratado seja um recém-nascido, o procedimento é seguro.

Peço desculpas pelo tamanho do texto. :ok:

PS: Agora, em se tratando de lasers a realidade é bem diferente. Grande parte deles pode facilmente causar cegueira e alguns podem inclusive mutilar. O laser de CO2, por exemplo, é largamente utilizado no corte de chapas de aço.

a.wick ao menos, parece que tens uma definição melhor, mas naquele ponto onde falei da potência e o Yongnuo YN460 na hora que eu tiro fotos na rua, meus vizinhos fecham as janelas achando que vai chover, não precisa ser disparado na potência máxima, podemos aumentar o ISO e usar as potências minimas (1/8 1/16 1/32) sem problemas, mas 1/1 nem há motivo pra objetos próximos

Pois é.

Concordo plenamente, Vincent. O uso normal do flash é seguro, inclusive com grande margem de segurança. Mesmo porque, em caso contrário, já seria proibido por lei ou teria uso restrito.

Entretanto, em casos extremos, é fisicamente possível que a luz cause lesão. Trabalhei bastante tempo com lasers e tive a infelicidade de presenciar um caso de cegueira temporária, em uma profissional altamente capacitada, por um simples descuido. E deu muita sorte que o disparo foi apenas refletido, se fosse direto a lesão não seria temporária.

Eu não arrisco. Minhas filhas foram muito fotografadas, sempre evitando o uso do flash e, quando não tinha jeito, usando distância segura e rebatendo nas paredes.

Pra quem tiver curiosidade sobre lasers, deixo dois vídeos interessantes que encontrei no youtube.

O primeiro exemplifica bem a seletividade da luz, observem que o laser passa direto pelo balão transparente e reage contra o balão vermelho. Arrisco dizer que se o balão externo fosse verde, ou mesmo azul, o efeito seria exatamente o mesmo (só o balão vermelho estouraria). Spectra Tattoo Removal Laser Balloon Pop Demo Video - YouTube

O segundo mostra o tal laser de CO2 cortando chapa de aço de 5mm. O mesmo laser de CO2 é largamente utilizado para tratamentos dermatológicos de rejuvenescimento (utilizando-se menos energia, claro). Maquina Laser CO2 400 watts cortando metal 5mm - KERN LASER - YouTube

Eu normalmente uso flash direto, mas em baixa potência, nos estúdios fazem aquelas fotos bonitonas e usam uns canhões de relâmpago Atek e Godox (sonho em ter uma tribo de tochas Godox), mas nenhum bebê ficou cego devido a fotos em estúdio