Bug´s sistema de iluminação Godox

Eu enfrento dois bug´s no sistema de iluminação Godox para Nikon.

Primeiro, a luz auxiliar de af IR sai em muitas fotos, chega a ser irritante. Isso usando o X1T, testei 3 cópias e todas apresentaram o mesmo bug.
Me aconteceu pouquíssimas vezes quando usei o sistema de rádio da YN.

Segundo, com o flash no tripé sobre o receptor X1R e setado em manual, aleatoriamente começa a disparar em 1/1. As vezes se resolve desligando e ligando novamente o transmissor X1T. Já outras vezes tenho que ir e desligar flash e o receptor X1R. Aí pensei, pode ser algo com o X1R, certo? Errado, com o AD200 Pro que tem o receptor embutido acontece o mesmo bug. Também testei com 3 cópias do transmissor X1T.
Não me lembro se aconteceu alguma vez com o sistema de rádio da YN.

Outra coisa que poderia ser melhorada é o sistema de Sleep. Poxa, tem que deixar o flash sempre acordado gastando mais pilhas ou baterias.
Não poderiam deixar no modo inteligente de quando a câmera está ligada ele fica acordado e quando desliga dorme??

Não entendi o problema da luz de AF.
Voce desliga elas no radio e no flash e mesmo assim disparam?

Não, com ela ativada e no modo de foco af-s elas ligam corretamente como deve ser, mas acontece as vezes de sair os pontos vermelhos nas fotos :ponder:
A luz ir deve se apagar no momento que o obturador faz o seu trabalho.

Ta configurado como focus priority ou release priority?
Acho que release o flash não tem como saber o momento de desligar a luz.

Bem lembrado, vou ver isso na câmera hoje à noite. :ok:

Mas, como disse não sai em todas. É algo aleatório, quando vê saiu em uma ou outra… com alguma frequência.

Entre prioridade de Disparo e de Foco estava selecionado prioridade de Foco.

Atualizando o tópico.

Agora estou utilizando os transmissores X2t e pelo que percebi o primeiro bug da luz auxiliar do af foi solucionada. Não sai mais nas fotos :ok:

Já o segundo bug persiste, estou clicando com a potência setada manualmente e quando percebo o flash está disparando em carga muito baixa, parece menor que 1/128.
Pelo que me lembre não aconteceu mais dele disparar em potência máxima. Vamos ver nos próximos… Aí tenho que desligar e ligar novamente o transmissor para voltar ao normal.

Vc chegou a atualizar o FW do seu Godox?

O X2t está com a última V1.01 que nem está no site… erro da Godox lá só tem a primeira V1.00

Os X1r eu atualizei sim.

Estava pesquisando sobre os bug´s que enfrento as vezes.
Esse vídeo pode ser muito útil para quem está passando por isso.

O que eu fiz:

  • Mudei para um canal mais alto, para o 16 no caso. O ideal seria um mais alto ainda mas o TT350 só vai até o 16.
  • Alterei a opção de 1-100m para 0-30m
  • Usar apenas pilhas alcalinas nos transmissores, e quem possuir o receptor X1R, pois foi projetado para usar elas. As recarregáveis percebo que nem mostra corretamente a carga.

Atualizei o firmware de tudo que necessitava.

O X2t teve um update agora no fim de Junho. :ok:

Nunca tive esses problemas com bateria recarregável, será que é só o transmissor Pro?

Já tive o problema da proximidade com aqueles disparadores baratos, Wansen.

Pelo jeito todos transmissores devem ser usados com alcalinas.
Eu percebi no X2-T que com as recarregáveis o ícone da carga fica variando o tempo todo, as vezes indica sem carga alguma, outras vezes meia carga. Já com alcalina não acontece isso.

O X1T se não me engano só mostra quando a bateria está fraca.

Pilha recarregável NiMH tem voltagem nominal de 1.2 V, enquanto alcalinas têm 1.5 V. Ele reclama dessa diferença, e sempre acusa bateria fraca quando se usa recarregáveis. Minha solução foi usar pilhas recarregáveis de Li-ion, que têm uma porta micro-USB pra carregar. Essas mantêm voltagem de 1.5 V até acabar. Pode ser um problema, pois a voltagem é a mesma até acabar a bateria. Já as alcalinas vão baixando, e o medidor de carga vai acusando.

Pode dar algum problema usar essas de li-ion?
Nunca tive essas pilhas.

Isso, que nem os flashes à pilha.

Meu TT-350 não funciona com elas; só o transmissor.

Células de Li-ion têm voltagem de saída nominal de 3.8 V (varia de 4.2 a 3.8), mas as pilhas têm um regulador que baixa sempre pra 1.5 V. O único problema que observei é que a bateria aparece no transmissor como cheia até que, de repente, acaba. Tem que sempre ter baterias reserva, pois nunca se sabe quando vão acabar. Ou, claro, carregue as baterias antes de qualquer trabalho. Como são Li-ion, pode carregar sem medo.

Ótimo, obrigado!

Vou dar uma olhada nos preços se vale a pena.

Eu vi isso das pilhas de lítio… no ML tem umas vendendo mas pelo que entendi elas não são recarregáveis. Tem que ser pilha de lítio recarregável… fiz busca na Shopee e no Ali e não achei (com plecinho camalada).

Mas como não está dando problema, não precisa arrumar, então fico com as baterias recarregáveis mesmo que tá bom. O rádio aceita pilha vagabunda, usei um tempo umas fulerinhas da marca DL Eletrônicos e duravam até que bem, apenas fica mostrando que a bateria está com 1 palitinho ou vazia, mas funciona.
Tem que lembrar que o tipo de foto que eu faço não gasta tanto clique… raras vezes passei de 200 cliques numa sessão.

Por isso eu falei Li-ion, e falei que tem conector micro-USB pra carregar. Realmente tem umas pilhas que têm lítio no nome, mas que não são recarregáveis.

Numa procura rápida, achei isso aqui: