Calanchoe

Foto tirada com a supercompacta Lumix DMC-F5.
Gostaram?

Eu acho que a flor principal está muito “estourada”. Acontece também comigo, toda vez que eu tiro fotos de flores, com predominância do vermelho.

Pode ser talvez pelo uso do flash, muitas vezes eu uso ele pra que apareça os detalhes da flor inclusive ao centro no qual a luz natural vai deixar sombras e o centro não sai detalhado, talvez o “estourado” é pelo flash

O flash não ficou bem regulado e posicionado. O estouro tirou todo a beleza da foto.

Eu achei a mesma coisa, até ver que a câmera usada é uma compacta bem simples; neste caso achei até bem feita!

OK, como eu regulo o Flash em uma Lumix DMC-F5, não achei no manual dela ??

Valeu Pope :ok:

Também :ok: :ok:

Valeu Alex :wink:

Na luz natural, eu - pessoalmente - não gosto do Flash. Principalmente se o Flash não é dos mais avançados. É só uma questão de gosto. Eu gosto das sombras que aparecem, mesmo à custa de alguns detalhes.
Mas a foto ficou bem executada, tendo em vista o equipamento.
Experimente repetir, sem flash e explorando novos ângulos e enquadramentos. :ok:

Obrigado Lordakner :ok: :ok: :ok: :ok:

Até acho que não… compactas são ótimas câmeras para fazer macro.

Foto com bom enquadramento… só o estouro que prejudicou. Coloca um difusor tabajara no flash que já vai melhorar… :slight_smile:

Quanto a compactas serem boas depende muito da intenção, claro que não podemos recrutar as compactas como simplesmente ruins por serem compactas, mas também não podemos negar que os recursos oferecidos >:D
Mas usando coisas do tipo filtro de café na frente do flash a exposição fica desregulada

Já tentou? O que pode fazer é regular a exposição na câmera… (compensar a exposição). O que estraga a luz é ela ser dura, direta. Se usar o difusor ela ficará suave o que evitará chapar a imagem e os estouros.

a foto em questão até o momento foi feito a uns 4 cm da flor tem uma outra acho que um pouco mais afastada que as cores aparecem melhor mas não tão diferentee pois ele é rosa claro mesmo, está em meu flickr vou dar um tempo e aguardar uns comentários e depois posto ela, o calanchoe é uma flor que eu gosto de fotografar.
Mas respondendo teu questionamento, se eu disse que desregula a exposição é por já ter tentado e desregula a exposição e ás vezes o White Balance( Balanço de branco) e ficar depois horas no photoshop, prefiro jogar a câmera na parede se eu tiver que usar photoshop, quanto a luz dura isso é um dos motivos por mim não apreciar muito a luz solar, o flash das compactas normalmente eles já são um pouco difuso e usar difusor começa a alterar a cor da luz devido a perda de potência …

Por isso a melhor luz é a difusa, do dia nublado ou com um difusor… nunca luz do Sol diretamente sobre a flor e nem luz direta do flash. Se quer continuar usando e estourando a luz, sem problemas… não sei qual o problema em colocar +1 na exposição da sua câmera e muito menos qual o problema em usar um editor de imagens em uma foto bem feita…

Quanto a aumentar o EV, se for necessário e for ajudar nada contra
quanto a edição é uma questão pessoal, é que eu tenho como tradição pessoal, fazer fotos e não edita-las e tentar publicar fotos razoáveis sem edição, mal alguma coisa no enquadramento ou no corte

Oi de novo! :slight_smile:

Quanto à edição, tenho que fazer novamente uma colocação… quando fotografa em jpeg, que é o seu caso, a câmera te entrega uma foto que foi editada na câmera. É um engano achar que fotos não editadas por você em um editor no computador saem da câmera cruas… isto seria o raw das câmeras mais novas que é um arquivo de informações que te faz necessariamente editar a imagem posteriormente. Então, há 2 opções: ou você edita em qq editor, escolhendo o que você acha mais interessante para a sua imagem, ou você deixa a sua câmera decidir o que quer fazer com a foto que você fez. De qq forma, há edição e não há mal algum nisso, pois faz parte do processo fotográfico (olhar, fotografar, editar). Todos os grandes fotógrafos fazem isso nas digitais e faziam isso em filme, seja pelo tempo do revelador, mexendo mais em uma parte do negativo do que em outra… vou tentar achar um artigo da Magnum e já posto aqui…

O link nacional: http://www.revistafotomania.com.br/index.php/2012-05-14-09-54-24/item/383-edicao-de-imagens-passado-analogico-x-futuro-digital

… e o in english: Magnum and the Dying Art of Darkroom Printing | the literate lens

:ok:

Valeu!!!