Calibrador de monitor, precisa mesmo?

E ae pessoal, tenho uma dúvida que ainda não sei a resposta exata.
Até que ponto realmente vale a pena comprar um calibrador de monitor ou melhor, realmente é necessário/obrigado fotógrafos terem isso para terem as cores exatas?

Vejo muita gente comprando, inclusive eu quero comprar, mas não sei se realmente vai resolver o meu problema. Se eu comprar o LAb não tiver calibrado não adiantou muita coisa.

Ou pior, se eu comprar e quando colocar no meu pc não ver diferença nas cores. Significa que meu monitor já era calibrado?

Da para entender? Hoje eu uso um notebook da Dell, que já sei que tela de notebook não é lá essas coisas para calibrar.

Mas resumindo tudo, Vale realmente a pena comprar?

Bom, se vc quiser aumentar as chances de sair com boas imagens (seja no papel ou digital), sim, é necessário. Quanto a não ver diferença de qualidade, pode ser que seu monitor não mostre. Daí, quando vc for imprimir, vai tomar um susto de ver quantos detalhes você deixou passar na edição.

Bons monitores mostram diferenças sutis quando calibrados ou não. Monitores ruins não vão mostrar estas diferenças mas, como já dito, vão deixar passar um monte de coisas que você veria com um monitor bom.

Em resumo: se vc comprar um monitor bom, calibração é essencial. Com monitor ruim, nem tanto. Mas as chances de fazer um bom trabalho diminuem.

Cor exata no monitor só é possível com um calibrador + monitor decente + software com
gerenciamento de cor, o que praticamente exclui 90% dos notebooks…

Vejo muita gente comprando, inclusive eu quero comprar, mas não sei se realmente vai resolver o meu problema. Se eu comprar o LAb não tiver calibrado não adiantou muita coisa.

Cor exata no monitor é uma coisa, aproximar a cor do monitor com a do papel é outra
e requer mais coisas como iluminação adequada, “impressora” perfilada, software
com soft proofing + o perfil do papel/impressora…

Ou pior, se eu comprar e quando colocar no meu pc não ver diferença nas cores. Significa que meu monitor já era calibrado?

Da para entender? Hoje eu uso um notebook da Dell, que já sei que tela de notebook não é lá essas coisas para calibrar.

Mas resumindo tudo, Vale realmente a pena comprar?


Melhor comprar um monitor externo IPS e depois um calibrador.

To aprendendo muito disso ainda, mas vamos lá

Resposta exata sobre calibração: sim, vale a pena calibrar o monitor e se vc não achar necessário é pq seu publico tem exigências abaixo da média, normalmente para fins não comerciais.

Cor exata: gerenciamento de cor, como descrito pelo Pictus, além de calibrar o monitor (descente) compre um color check, que é muito barato pelo que retorna e acaba aquela masturbação infinita de canon puxa pra magenta, nikon verde e sei lá mais qual marca puxa pra onde

Lab não calibrado: está é fácil, troca de lab/impressor. Vc não vai exigir que o lab que cobra a foto R$ 0,50 tenha a mesma qualidade e controle de um atelier, certo?

Se vale a pena ou não é uma questão comercial, mas, porém, contudo, todavia acredito que um processo sobre controle, mesmo que aparentemente mais dispendioso (em foto nunca vi este comparativo), seja mais ágil e lhe poupe tempo, tanto de pós como aprendizado

Abandone a edição no note e compre um monitor descente em 10x sem juros (tem um post em algum lugar por aqui com alguns links de ofertas)

Boa sorte

Marcio

Pessoal, obrigado pela atenção de todos. Eu vou sim comprar um monitor ips. Infelizmente não agora, não vivo de fotografia e estou me equipando para entrar no público classe B. Por isso minha dúvida. Gostaria de evitar surpresa.
De qualquer forma vou seguir a dica de comprar o monitor primeiro. Obrigado a todos pela atenção. Abraço pessoal

eu também tenho só um notebook, e antes de comprá-lo já escolhi ele pensando na configuração note+monitor, assim comprei um vaio 13" que pesa 1.7kg e depois de um tempo comprei um dell U2414h.

se você for pegar um monitor sugiro o u2417h como entrada e se tiver mais $$ algo como o up2516d.

até hoje não calibrei o meu e já faz 2 anos que tenho ele, pra mim não vale o investimento de mais de $500 pois nunca vendi uma fotografia.