Calibrar monitor

Olá pessoal…
Qual calibrador me recomendam ?

X-Rite ColorMunki ou Datacolor Spyder5PRO ?
Vi os preços aqui no Brasil e achei o preço dentro do meu orçamento e como comprei uma nova impressora, é coerente ajustar tudo para melhorar ao máximo a qualidade dos trabalhos.
Meu monitor é um Dell Dell 2407WFP-HC (Digital) e já o tenho há uns 4/5 anos ±.

Obrigado

Para calibrar o monitor e a impressora, você precisará de um colorímetro e um espectofotometro. Tem um modelo da X-Rite que faz os dois (e mais), o i1Basic Pro 2. Eu recomendo você dar uma pesquisada aqui no fórum, tem muita informação útil relacionada ao assunto. :slight_smile:

O ColorMunki Photo (e não apenas Display) também realiza o set completo de funções.

Ah sim, verdade! E é muito mais em conta! :ok:

Obrigado Zamora e Bruno.

Vou pesquisar aqui no forum, mas pelo pouco que comecei a ver, não vi nada especifico, vou me aprofundar na pesquisa.
Esses outros que sugeriram, claro, são ótimos mas foge do meu orçamento.

Dentre os que citei, X-Rite ColorMunki ou Datacolor Spyder5PRO, queria saber o melhor e/ou ideal.

Obrigado

Vou ser mais específico.

O ColorMunki é vendido em três modelos: Smile, Display e Photo. Somente o terceiro permite a calibração de impressoras.

O Spyder5 é vendido em quatro modelos: Express, Pro, Elite e Studio. Somente o quarto permite calibração de impressoras.

Na verdade o Spyder Studio vem com o Spyder Elite (Monitor) e o Spyder Print (Impressora).

Pode comprar separados, mas sai mais caro que o conjunto.

Abraços

Sim, o Studio é na verdade um “pacote” de equipamentos, que nos USA custa aproximadamente o mesmo que o ColorMunki Photo, na casa dos 400 dólares.

Para calibrar monitor o ideal é um colorimeter como o X-Rite i1Display Pro.
Para criar perfil de impressora o ideal é um spectrometer como o X-Rite i1Photo Pro 2.

A versão home edition da X-rite para criar perfil de impressora é o X-Rite ColorMunki Photo.

Tanto o ColorMunki Photo como o i1Photo Pro 2 podem também calibrar monitores, mas
tem dificuldade em mensurar os tons mais escuros, para facilitar o trabalho do spectrometer
melhor calibrar o monitor com luminosidade em 160 cd/m² e usar o Argyll+DispCall.
Criar perfil de impressora via Argyll também apresenta resultado superior.


Colorimeter vs Spectrometer

O ColorMunki Photo tem sensibilidade para mensurar entre 400-720 nm.
O i1Photo Pro 2 tem sensibilidade para mensurar entre 370/380-730 nm.
A diferença na sensibilidade significa que o Munki “enxerga” um pouco
menos de vermelho e violeta nos extremos do espectro visível.

Hehe, desculpem desenterrar o tópico.

Parece que o OP só queria saber entre o Spyder5 (Express a 129 dólares hoje, Pro a 139 dólares) e o Colormunki (159 dólares, mas comprei parcelado em 6 meses), qual era o melhor. Pelo que entendi, ele não queria calibrar a impressora (usou a calibração que vem no CD?).

Depois de investigar um tanto, vi que os Spyder ainda usam sensor com gel orgânico, embora não tenha encontrado nada sobre durabilidade reduzida.

Já optei pelo Colormunki, mas alguém tem opinião que deveria ter comprado o Spyder5? No caso do Spyder, li que o sensor de luz ambiente não serve pra muita coisa, logo não vale pagar nem $10 pela diferença, correto?

Vale a diferença do Express para o Pro sim, mas não por isso.
Com o Express você nem ao menos consegue setar um target pro brilho, que é um dos pilares principais da calibração. Nele você só ajusta o target de branco e o de gamma, já o target de brilho só fica disponivel do Pro pra cima.

Mas isso é com o software original? Li que ambos (Express e Pro) usam o mesmo sensor. Aliás, dizem que o hardware do Elite é o mesmo do Pro. Será que o Express é “capado” pra ter funcionalidade reduzida?

E o Munki? Boa escolha, ou devolvo e compro o Spyder?

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

É com o software original sim.
Os updates do Spyder5 são somente software, os sensores são os mesmos em todas as versões.

No caso, o software do Express é capado e não tem essa funcionalidade bem básica.

Não tenho experiência com o Munki então não posso dizer se vale a troca ou não.

Obrigado pelas dicas! Há quanto tempo você tem seu Spyder?

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

Tá fazendo um ano que comprei o meu. Fiz uma recalibração há poucas semanas. Tudo ok até então.

Cara eu tive o Spyder, o Munki e hoje tenho um i1. O Spyder nunca funcionou 100% comigo, nos meus monitores, um iMac27", um Dell PremierColor e um Dell Ultrasharp. O Munki deu resultado BEM melhores, tanto com o programa dele quanto com o Argyll. Mas o i1 matou a pau.

Primeiro de tudo, espero que o seu dure bastante. Mas li que os calibradores com filtro orgânico (gel) duram “menos”. Não sei o quanto menos. De qualquer forma, acho que se durar uns 5 anos, já tá excelente.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

Cheguei a olhar uns melhores que o Spyder5 e Munki. Mas, pro meu monitor (um Benq gw27), acho que além dessa linha seria canhão pra matar mosca.

Sent from my Pixel 2 XL using Tapatalk

Só que se um dia você comprar um monitor decente, o assunto já está resolvido…
Entre o Spyder e o Munki sou bem mais o Munki.

Cinco anos nem a pau. Dura 2-3 anos no maximo, um Spyder 3 que tive durou no maximo isso.