Calma manhã na serra

Prezados:

Neste fim de semana consegui levar meu pai até minha casa na serra. Não que ele tivesse algo contra, nem eu, mas a casa é muito pequena, originalmente tinha apenas um quarto (agora tem dois), e é preciso certa logística para fazer isso.

Tenho, também, voltado aos meus interresses principais antigos, o das fotos afetivas. Essas duas fotos foram feitas lá, ambas tendo algum desafio da contraluz, pois o exterior estava bem mais luminoso que o interior e estabeleceu o limite da fotometria em ambos os casos.

Ivan

Belas fotos Ivan, muito nostálgicas pra mim… A primeira, com uma fotometria desafiadora, sugere uma cena bastante natural, provavelmente se tivesses tido o trabalho de remover algo como o pote à esquerda, já terias perdido o momento. A imperfeição também denuncia o sucesso do flagra. A segunda é um belo retrato, a direção da luz sugere um olhar distante pela janela, faz imaginar a vista e o que se passa pela mente, talvez também um tanto distante.

abraço,

Alô Georges

Obrigado.
Na verdade esse tipo de retrato e de cena é o que mais fiz ao longo dos últimos… 15 anos pelo menos -risos.

As outras fotografias são experimentações, mas esse tipo foi quase exclusivo durante mais de uma década. Basicamente são fotografias intimistas, ambientais, com a luz que houver e sem preparação. No caso da primeira, simplesmente me posicionei quando as crianças estavam preparando uma pizza, e fiz uns quatro disparos. Os outros também estão interessantes. Ao converter não quis sequer aplicar sharp (essa foto temsharp zero tanto na conversão quanto no tratamento) para manter esse ar meio atmosférico.

Nesse tipo de foto não apenas não dá para arrumar, pois isso já tiraria a natrualidade, quanto eu não me importo mesmo com isso. Veja: para mim o que eu fotografei foram as crianças fazendo o café da manhã mesmo, de forma que o pote amarelo de mel, o plástico que embrulha o queijo, tudo isso conota o momento. Nãoa cho que ficaria mais perfeita sem isso, entende?

Obrigado,
Abraços,
Ivan

Ivan,

Como gosto de portaits, a segunda imagem ficou excelente. Pena que casamentos sejam feitos, na sua maioria, à noite… essa questão da luz natural oferece outra dimensão para as imagens…

Abraço,
Fernando

Bonita Luz em!!! Eu gostei muito…

Alguém manda uma MP para esse moço, por favor!