Câmbio

Como funciona o câmbio, troca de moeda, etc?
Eu sou zerado nesses assuntos :blue:

Como funciona o câmbio, troca de moeda, etc? Eu sou zerado nesses assuntos :blue:
você quer saber o que especificamente? câmbio em que formato? Comercial? Paralelo? Tente ser mais específico.

Olha o que eu achei (bem completo):
HTML
PDF

Eu não especifiquei porque eu nem sei por onde passa!
Se tiver alguma dúvida, eu coloco aqui…

Tá, é um artigo de formação.
Mas o que vc quer saber de forma mais específica…
:smiley:
Em termos gerais o cambio é uma troca de d’ (capital) e capital é gerado por trabalho (d), portanto teríamos uma troca de trabalho entre áreas de moedas diferentes, antigamente isso era lastrado em metais, hoje acaba virando um jogo de oferta e demanda. Acho que o mais importante de se entender é o que é MOEDA, MOEDA nada mais é do que um facilitador de escambo, ou seja, um facilitador de troca, vc tem algo para me oferecer, em troca de algo que eu tenho, mas eu não quero isso, no passado vc teria que procurar alguém que tivesse algo que eu quisesse e que também quisesse algo qeu você tivesse para trocar com essa pessoa e em seguida vir trocar comigo, o dinheiro apenas tornou isso mais fácil, a ocorrência dessa valoração entre nações segue a mesma lógica. :slight_smile:

Falando em moeda, será que começa mês que vem a bolsa de
petróleo Iraniana(PetroEUROS) ?

Trabalhei 4 anos no mercado financeiro como operador de câmbio turismo, então dependendo do que for posso te ajudar…o que especificamente vc quer saber ? normas, legislação, onde comprar, como comprar, etc ?

Trabalhei 4 anos no mercado financeiro como operador de câmbio turismo, então dependendo do que for posso te ajudar.....o que especificamente vc quer saber ? normas, legislação, onde comprar, como comprar, etc ?
Estou já a algum pensando em converter parte de minhas economias em dolar... como atualmente ele está com uma cotação bem baixa penso ser uma boa hora para comprar... está correta minha avaliação?

Pois é, Guto. Estou com a mesma dúvida do Marcelo, porém não sei se é válido para pequenas somas, exemplo, o dolar comercial caiu fechou hj em R$2,11. Mas se for adquirir atráves de uma empresa séria como a ‘Cotação’ por exemplo, o preço de venda é R$2,24, se em seguida reconverter a moeda o preço de compra seria R$2,09, ou seja, de saida já se perde R$150 aproximadamente. Para se lucrar R$500 a cada R$2000 investidos seria necessário uma valorização indo a R$2,80, o que pode demorar (ou não, visto que é ano de eleição e o Brasil anda fazendo bobagem apesar do Superavit aparente, a dívida pública só aumenta).

Pergunta, tem como comprar por preço melhor que esse R$2,24 de que falei ou esse é o preço médio mesmo para aquisição da moeda?

Gustavo um pouco sobre mercado.
Ponta de venda é o valor que é cobrado pela compra, ponta de compra é o valor que as pessoas oferecem por uma dada coisa (pode ser ação, dólar, ou qualquer coisa disponível no mercado aberto), o mecanismo da bolsa faz com que uma transação seja efetivada no exato momento em que a ponta de venda é igual à ponta de compra, então para comprar no mercado regular vale o valor de fechamento da moeda, ou seja, o do último negócio realizado até o momento em que vc faz sua transação, os valores de compra e venda são as pontas, mostrando a distância que existe entre o que o indivídio que quer vender pelo menor preço e o indivíduo que está disposto a pagar o maior valor para um dado item. É legal porque sempre no fechamento vai haver as duas pontas, porque se os valores empatarem a transação é efetivada e os envolvidos saem da lista. :slight_smile:

Uma forma interessante de negociar no mercado aberto é usar os home brokers dos bancos, para operar pela corretora do banco no mercado aberto, vc pode procurar uma corretora tbm, mas ai é mais complicado, eles normalmente exigem um dado valor mínimo para operar.
Só lembrando que você precisa pagar a taxa de intermediação para a corretora, cada corretora tem sua taxa, é legal conhecer essas taxas. :slight_smile:

É, Leo, isso quanto ao câmbio eu sabia, o que comento é se conseguir uma taxa menor de troca pode valer a pena, ou no caso das ações uma taxa menor de corretagem, mas nas ações não tem galho pq eu uso uma corretora confiável de um amigo e sempre tenho algumas dicas ou facilidade, era mais em relação ao dolar mesmo, dependendo da taxa que eles levam no valor de compra/venda vc acaba deixando em comissão o que lucrou com a valorização, para valores pequenos, U$1000, por exemplo, acaba não sendo muito lucrativo.

NÃO !
A bolsa de petróleo Iraniana em EUROS vai detonar o dólar !
http://www.google.com/search?hs=Wmq&hl=en&lr=&client=opera&rls=en&q="iran+oil+bourse"&btnG=Search

Inclusive a Syria já se livrou de seus dólares…

É, tava vendo aqui que a previsão é dele cair até abril, Pictus, ficar oscilando em torno de R$2,15. O rolo é que o Brasil tem um comportamento estranho em ano de eleição, lembro que na última saiu de R$2,35 para R$3,15… e foi bem na época da eleição, só foi baixar um ano depois.

Agora o buraco é BEM mais em baixo, não acredito que isto volte a ocorrer.
Mas como o Brasil não é um pais serio… :denken:

Eu acredito que o US$ esteja subvalorizado por motivos eleitorais sim…
Com o US$ baixo o preço ao consumidor cai, âncora câmbial é uma ótima ferramenta de controle inflacionário (foi a fórmula do plano real), e se o povo compra acha que o governo está bom e acaba esquecendo a maior falcatrua já detectada. :wink: Ainda não me conformo que o Collor caiu por US$ 4 mi e o no caso PT já foram detectados mais 150 mi nos mesmos moldes do Collor e ninguém falou absolutamente nada e ainda tem gente que ainda pensa em votar em ladrão incompetente. :confused:

Longe de mim defender essa ‘anta’ que está no Planalto, mas só o Paulo Cesar Farias estima-se que levou entre R$500.000.000 (mínimo) até 1bi durante o governo Collor. Recomendo a leitura de Morcegos Negros, um put* livro do jornalista Lucas Figueiredo com trabalho investigativo de ponta vesculhando e revelando que as ligações do PC/Collor se extendiam desde o narcotráfico colombiano até a camorra siciliana. A coisa era bandidagem pura, cansaram de intermediários e financiaram o Collor através do PC (embora eu não tenha certeza se o Collor sabia de tudo isso, talvez tenha sido um fantoche do próprio ego). Agora, a roubalheira do Lula foi muito mais descarada. Não sei se ele roubou tanto, mas no Collor muita coisa nem veio a tona. O Lula e o Dirceu deveriam estar na cadeia. Mas infelizmente com bolsa família, bolsa isso, bolsa aquilo vai ser fd, o Serra já meio que balançou na pesquisa (e tbm não acho ele grande coisa), o que me dá esperança é que a munição para essa campanha será tanta que acho que o Lula não dura ao segundo turno (otimista) ou na pior das hipóteses se durar, sucumbe.

Algumas observações.
Gustavo, ta comprando caro, paguei hoje 2,15 em um banco pois vou viajar e não tem jeito(foi cash e não travel). Dá uma olhada por ai que vc encontra mais barato.
O mercado ta trabalhando com a cotação de 2 pra um e o banco central ta enchendo os cofres em moeda e no futuro e não ta conseguindo segurar.
Acho difícil acontecer oque aconteceu na última eleição pois o mercado não tem o medo do Lula lobo mau tirar a capa de cordeiro e desenrolar a barba de Fidel e a disputa, enquanto estiver basicamente entre o Lulinha paz e amor e o PSDB, não deve gerar a mesma instabilidade.
Leo, o real não foi baseado em âncora cambial e sim no sistema de bandas e intra-bandas até chegar ao câmbio flutuante e esta ferramente é uma bomba, não sendo uma boa ferramenta para controle inflacionário, por isto não está e nem deve ser utilizada (continuo rezando).
Aplicação em dólar, hoje vale mais a pena você investir em outros tipos de ativos muito melhores, sendo o dólar indicado só para proteção como no meu caso, que não quero correr o risco e considero este valor bom pra viagem aos EUA.
Não sei quanto quer ou tens pra investir mas de uma olhada em fundos moderados ou de risco, com um pouco de ações que estão rendendo muito mais hoje em dia.
Meu ponto de vista e não quer dizer que é o melhor mas sempre faça a sua análise levando em conta, tempo de investimento, valor a ser investido, aversão ou apetite para risco. Se for pra ações lembre que o mercado “vareia” muito e deve ser uma aplicação de longo prazo.

Abs

Leo, o real não foi baseado em âncora cambial e sim no sistema de bandas e intra-bandas até chegar ao câmbio flutuante e esta ferramente é uma bomba, não sendo uma boa ferramenta para controle inflacionário, por isto não está e nem deve ser utilizada (continuo rezando).
Ai é que está, o sistema de bandas cambiais é uma ferramenta para apliacar uma âncora cambial e com uma política de abertura de pernas como foi feita é perfeita para manutenção da inflação, apesar de consumir drásticamente as reservas.

Gustavo, uma coisa é estimar, outra é ter confirmação, o que mais me impressionou dos “esquemas” do PT é a conta publicitária do governo, no valor de 1bi em 4 anos ser controlada por uma única agência (do Duda), só isso já seria motivo para uma boa investigação :wink:

Eu falei que o mínimo que ele desviou foi U$500.000.000, isso comprovadamente, porém pode ter chegado até U$ 1 bi, visto que a PF não tem certeza de que não haviam outras negociatas. Anyway eu não discordo do que vc diz, o que comentei é que no gov. Collor a coisa funcionou de outro modo, tráfico de influências e dinheiro do tráfico por exemplo na jogada, o intuito era de lucrar apenas, no gov. atual é diferente, é o jogo do poder pelo poder, a intenção não era tão somente enriquecer as custas da ‘viúva’ - uma rede de dinheiro a fim de manter vínculos, compra aliados de modo que o PT se perpetue, o que no fundo é o que diz no estatuto desse partido, ele joga pela democracia, mas o intuito é de acabar com ela a fim de se estabilizar no poder. Se analisar, tirando a roubalheira particular de alguns, a coisa é arregimentar cargos, nunca houve tantos concursos quanto neste ano que passou, criar redes populistas como essas iniciativas imbecis de fornecer desde ‘vale-gás’ até bolsa-isso e bolsa-aquilo ao povo, que sem perceber continua na condição de dependência. Independência só com educação de nível - principalmente em nível básico e médio, ao contrário faltam vagas em escolas primárias, contudo os filhos da elite cursam Medicina com o dinheiro público. E agora essa de cotas, ao invés de dar nível ao negro, índio e minorias para competir de igual para igual, eles vão empurrar um sujeito despreparado para dentro de uma universidade de elite, muitos provavelmente sequer vão terminar o curso, e os que terminarem já se sabe - de regra - o nível que será. Esse é o Brasil. E pensar que meteram uma bala no JFK por muito menos.

Ai é que está, o sistema de bandas cambiais é uma ferramenta para apliacar uma âncora cambial e com uma política de abertura de pernas como foi feita é perfeita para manutenção da inflação, apesar de consumir drásticamente as reservas.

Leo,
Âncora cambial, basicamente, é quando o governo define uma taxa fixa de câmbio, tendo que gastar suas reservas para “segurar” a taxa fixada.
No sistema de bandas o governo define intervalos, por exemplo de 20 centavos, e compra e vende moeda administrando a cotação “intra-banda”. Quando a cotação ultrapassa a margem superior ou inferior é “ativada” uma nova banda, não consumindo as reservas como em um sistema de câmbio fixo.
O sistema de bandas foi utilizado como uma preparação para o sistema livre.
Este sistema não foi utilizado para combate ou manutenção da inflação, mesmo porque não é eficiente.
Se alguém tiver interesse tenho uma porção de artigos sobre o assunto e um trabalho que fiz sobre as Crises de 1980 a 2002, que demonstra bem como os sistemas de câmbio e outros fatores como a aplicação ou não das diretrizes do Concenso de Washington influenciaram as crises, mas é extenso.
Quem quiser entre em contato por MP ou mail: andrefrank@gmail.com

Estou já a algum pensando em converter parte de minhas economias em dolar... como atualmente ele está com uma cotação bem baixa penso ser uma boa hora para comprar... está correta minha avaliação?

Bom, temos um problema aí. A legislação brasileira proíbe a formação de economias em moeda estrangeira. Portanto, comprar dólar como forma de poupança é ilegal, e o infrator está sujeito a ser enquadrado por lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Tá…foi meio terrorista o que falei. Mas é a lei. Ah, mas um monte de gente faz…por que eu não posso ? Realmente muitas pessoas fazem. Aliás, o dólar paralelo é ilegal, e a cotação dele passa no Jornal todos os dias…esse é o nosso país !! Como vc pode fazer ? Existem duas opções: Se vc for comprar pequenas quantias, até USD 3000/5000, aconselho a procurar uma casa de câmbio idônea, tipo Cotação ou Action Câmbio. Compre no Dólar Turismo ( tá, é exclusivo para viagem, mas vc pode dizer que pretende viajar daqui a 12 meses que não tem problema ) que é mais barato que no Paralelo. Isso porque quanto mais caro vc pagar no Dólar, mais vc terá que esperar ele valorizar para valer a pena o investimento. Caso seja acima de USD 5000, aí aconselho o Paralelo mesmo. Agora, sendo honesto: porque vcoê não procura um fundo de investimento de um banco atrelado ao dólar ? Vc fará tudo certinho, legalizado, sem dor de cabeça. Não ficará com um bolo de dinheiro em casa, o que também traz preocupação. E de lambuja ainda faz uma média com o gerente por ter $$ aplicado. Quem sabe não descola uma isenção de tarifas, etc…