Canon 20D... e a lente?

Vou adquirir uma câmera DSLR em breve. Optei pela Canon EOS 20D, porém ainda tenho dúvida quanto as lentes. A 18-55mm do kit não me conquistou.

Pesquisei muito por vários fóruns. Sei que o tema é recorrente, mas ainda não consegui me resolver. Algumas lentes chamaram minha atenção, mas terei que escolher só uma. São elas:

1. Canon Lente Zoom Grande Angular - Telefoto EF Autofoco 28-135mm f/3.5-5.6 IS (Image Stabilizer) USM;

2. Lente Zoom Grande Angular-Telefoto 24-70mm f/2.8 EX DG Macro DF Autofoco para Canon EOS;

3. Lente Zoom Grande Angular - Telefoto AF 28-75mm f/2.8 XR Di Autofoco para Canon EOS;

4. Lente Macro Zoom Super Grande Angular 18-200mm f/3.5-6.3 XR Di-II LD Aesférica (IF) para Canon Digital EOS;

5. Lente Autofoco Zoom Grande Angular Telefoto 28-70mm f/2.8 ATX Pro-SV para Canon EOS;

6. Lente Zoom Grande Angular - Telefoto AF 28-80mm f/2.8 AT-X 280AF Pro Autofoco para Canon EOS.

E então, alguém pode me ajudar a escolher? Priorizo qualidade.

P.S.¹: Todas as lentes são zoom. Li em alguns lugares que a nitidez pode ser afetada nas lentes zoom. É verdade?

Abraços.

2. Lente Zoom Grande Angular-Telefoto 24-70mm f/2.8 EX DG Macro DF Autofoco para Canon EOS;
Eu tenho uma dessa e acho excelente. A minha cópia é bem nítida e resistente, não posso reclamar em nada.

Aqui um site muito bom pra vc procurar sobre lentes para máquinas Canon EOS.

http://www.photozone.de/8Reviews/index.html

Vinicius, eu tenho uma 20D na agencia e optei pela objetiva da Canon a 28-200.
É uma lente bastante clara e de ótica muito boa, além da range considerável.
Recomendo.

Esta dai é [b]A[/b] lente! Bate de frente com sua similar canon por um preço muito mais em conta. esta será minha próxima aquisição! Pró: Excelente nitidez e ótima construção! Contra: Aberração cromática e anel do zoom duro no início!

Uma dica… evite lentes com zoom muito grande. Apesar de sua flexibilidade, elas perdem na nitidez. Qto menor o zoom melhor! :wink:

Vinícius, tem também a Canon EF-S 17-85mm IS USM que se comporta como uma 27,2-136mm. Mas atenção, ela só serve na 20D, Digital Rebel e Digital Rebel XT.

Sobre lentes zoom que abrangem um longo intervalo de distância focal, li neste fórum que se a razão entre a maior distância e a menor for maior que 5, a lente certamente não terá uma boa qualidade ótica devido à impossibilidade de se construir uma objetiva assim e de qualidade. As restrições são impostas pela ótica/física em si. Provavelmente, numa lente que abrange um intervalo muito longo de distâncias focais você terá mais problemas com nitidez e distorções do que teria com uma de menor intervalo de distâncias focais.

Exemplo: lente 18-200mm
200/18 = 11,11 > 5

lente 17-85mm
          85/17 = 5 = 5

Portanto, a segunda lente teria melhor qualidade ótica como um todo que a lente 18-200mm.

Atigamente as lentes zoom tinham problemas de nitidez mais notáveis que as lentes “prime”. Isso acontece pq a construção de uma lente zoom é muito mais complexa que uma lente prime e, por isso, é mais difícil projetar uma lente zoom mantendo alta qualidade em todas as distâncias focais.
Atualmente porém, a engenharia criou muitos recursos para contornar estes problemas como lentes asféricas e lentes com vidro de ultra baixa dispersão que elimina a maior parte de aberrações cromáticas causada pela difração da luz.

Portanto, hoje em dia há excelentes lentes zoom mas acho bom tentar respeitar a regrinha do 5 que descrevi acima.

Por favor, alguém me corrija se eu estiver falando besteira.

Abraços

Regrinha do 3 e não do 5. :stop:

Tanto que as profissionais são de razões menores que 3.

70/24 = 2,91
200/70 = 2,85

Resto está corretíssimo Fabio. :frist:

vc está certo Yamauti!
mas só tem uma coisa que eu particularmente discordo de vc. apesar da 17-85 estar dentro da regrinha dos 5, eu não acho ela uma boa lente.
já vi muitos comparativos e testes, e o desempenho desta lente é fraco, principalmente se vc for levar em consideração seu preço.
sobre a regrinha, no meu ponto de vista, o ideal é ficar entre 2 e 3, pois vc combina um pouco de flexibilidade com muita nitidez.

Opa! Ok, então que seja a regrinha do 2 ~ 3 :thmbup:

ERRATA

...que elimina a maior parte de aberrações cromáticas causada pela difração da luz.

O correto é
DISPERSÃO
da luz…

Abraços

Obrigado a todos que responderam. As dicas que vocês deram contribuiram muito para clarear as coisas.

Abraço.

No momento estou entre essas duas:

1. Sigma Lente Zoom Grande Angular-Telefoto 24-70mm f/2.8 EX DG Macro DF Autofoco para Canon EOS;

2. Tamron Lente Zoom Grande Angular - Telefoto AF 28-75mm f/2.8 XR Di Autofoco para Canon EOS.

Já ouvi falarem bem da Sigma… e a Tamron? Alguém tem ou já usou ela? Abraços e obrigado novamente pelos esclarecimentos.

só uma coisa… a regrinha não garante que uma lente seja boa. Uma dentro da regra de 3 ai, pode ser uma enorme porcaria, como existem muitas. Existem lentes com zoom de 10x que superam algumas de 2x. Procure reviews sobre as lentes e antes de comprar, tente alugar ou pegar uma emprestada para testar.

No momento estou entre essas duas:
  1. Sigma Lente Zoom Grande Angular-Telefoto 24-70mm f/2.8 EX DG Macro DF Autofoco para Canon EOS;

2. Tamron Lente Zoom Grande Angular - Telefoto AF 28-75mm f/2.8 XR Di Autofoco para Canon EOS.

Já ouvi falarem bem da Sigma… e a Tamron? Alguém tem ou já usou ela? Abraços e obrigado novamente pelos esclarecimentos.

A Tamron é excelente. Sobre essa Sigma, acho ela quase ideal, só vejo dois problemas: ela é enorme e usa filtros caríssimos (82mm).

Olá!
Qualquer uma das op~ções até a 4 são boas…
as outras eu não vejo lá grandes vantagens…

Mas o ideal é vc ter uma 17/85 (ou então uma 24-70: vai depender do seu uso), 28/135 IS, uma 50mm clara e uma zoom 100-300 já tá bom hehehe

Abraços,

obs: se o dinheiro for pouco, vc pode pegar uma 28/105mm para começar… é bem boazinha…

Renato