Canon 50mm

Olá amigos,

Depois de muito tempo off line no fórum estou de volta. :slight_smile:

Tenho uma duvida. Andei fazendo algumas fotos com a 50mm e percebi que em algumas o foco fugiu dos olhos. Foquei corretamente no momento da foto e qdo fui ver depois o foco estava no local errado. Conversando com uma amiga ela disse que isso ocorre porque a minha 50mm é 1.8 e as 50mm 1.8 são lentes de plástico, e por isso acontece muito esse problema de foco. Alguém pode me dizer se essa informação é correta? Obrigada!

As fotos por um acaso foram tiradas em f1.8? A área de foco neste caso é bem restrita, de modo que qualquer movimento podes colocar teu objeto fora da área de foco. Focar e recompor pode ser suficiente para o foco sair de onde desejas. Precisas ter cuidado redobrado ao recompor a imagem, focares com um ponto de foco que te permita não precisar recompor ou simplesmente fechar um pouco a lente (em geral a lentes ficam inclusive mais nítida quando ligeiramente fechadas). Só porque a lente é f1.8 ela não precisa ser usada apenas em f1.8, podes usá-la em f2.8, f4, etc. que o resultado melhorará significativamente.

Outra possibilidade é tua lente precisar de microajuste de foco. Se ela consistentemente tem o foco posicionado deslocada do ponto escolhido para frente ou para trás (mas não hora um e hora outro), podes precisar ajustar o foco no corpo da tua câmera (se ela permitir microajuste de foco, é claro).

Olá jauvane!

Então você acha que não existe diferença no quesito “foco” quanto a lente ser de plástico?
Conversando em outro fórum, amigos me disseram que pode ser folga no elemento frontal da lente.

Tenho uma 5D MKII - sinceramente não sei como se faz esses micro ajustes de foco. Vc poderia me ajudar qto a isso?

Não usei em 1.8. Segue o exif.

ISO 250
f 2.8
1/200

Foco AF

A foto era de uma criança, até por isso não consigo fazer AF, eles são muito dinâmicos e não tem como… sempre tomo muito cuidado em focar nos olhos, a foto ficou ótima, porém o foco ficou na orelha. :(((((

Minha insistência qto a duvida se dá pq, se caso exista mesmo essa problemática com a lente 50mm 1.8 Prefiro vende-la, pois tenho um amigo interessado, e investir numa 50mm 1.4. Alguém poderia me dizer qual é o maior ganho com a 50mm 1.4, além da abertura?

Obrigada!

A 50mm f1.4 USM tem motor de foco mais rápido e silencioso que o motor de foco da 50mm f1.8. O corpo da lemte é de metal, ela é mais nítida e tem melhor construção. 50 f1.8 é uma lente mais singela, de construção muito simples, mas possui ótimo custo/benefício, especialmente dado o baixo custo.Tenho uma 50mm f1.4. Se a criança estava em movimento quando fiEste anfoto, é normal que o foco fique no lugar errado, já que entre o foco cravar e a foto ser tirada a criança pode ter saído do canto. Se usares modo de foco contínuo (a câmera acompanha o movimento do objeto e continua enfocando-o, podes ter melhor resultado.

Quando fazes foto de alguém que não está em movimento, a foto fica boa? Semfica então não há problema no ajuste de foco. A correção semfaz necessária quando o problema acontece sempre, e consistentemente.

Se o problema for consistente, olha este vídeo:

(Não assisti o vídeo, apenas busquei no youtube um que explicasse o procedimento).

Apenas o barril da lente é feito de plástico, os elementos são de vidro como qualquer outra lente.

O fato de você ter perdido o foco é que a esmagadora maioria de novos fotógrafos tem a mania de achar que por uma lente ser f1.8 ela deve ser usada o tempo todo nessa abertura e despreza totalmente as outras, nada impede de ser usada em f4 ou f8 por exemplo onde a profundidade de campo é menor… mas nao as pessoas pensam “comprei f1.8 e vou usar assim porque é melhor” o que é um pensamento totalmente errado.

Experimenta fazer a mesma foto em f4 / f8 e você vai ver que a qualidade ate aumenta.

Jauvane, vc foi demais! :smiley:

Obrigada por esclarecer tão bem minha duvida e tb me explicar como funciona a questão do ‘plástico’ na lente… então minha amiga estava mesmo errada, rs… vou repassar as informações à ela tb!

Ainda assim, apesar de suas informações vou mesmo trocar pela 50mm 1.4, mas agora pelos motivos certos! :wink:

Obrigada pelo link do vídeo!

Abraços!

Olá Pedro, como já demonstrei no exif da foto que passei acima, não fiz ela em 1.8 - mas acho que se o fotografo quer uma lente clara com abertura 1.4 é justamente para usar, não? Se não compraria uma 4.0. :slight_smile:

De qualquer forma obrigada por sua opinião.

hahahaha

então tá, use a 1.4 assim em todas as situações e perca mais fotos ainda.
seria bom estudar fotografia, o que ninguém faz hoje em dia, só compra uma câmera e sai fazendo eventos.

Serena,

Além do que já foi explicado sobre a f/1.8 II não ser nada, mas nada mal mesmo, que o plástico não interfere em nada e algumas possíveis respostas para a sua foto ter saído com o foco no lugar errado, realmente, continue pesquisando e estudando.

Essa nova resposta sua sobre comprar uma lente e usar apenas na abertura máxima não faz o menor sentido. Primeiro porque não é sempre que queremos uma profundidade de campo rasa (desfocar o fundo, por exemplo), e, portanto, queremos essa flexibilidade de usá-la nas mais variadas aberturas. Depois porque, em geral, as lentes vão ganhando nitidez conforme fechamos um pouco o diafragma, atingindo o ápice geralmente uns 2 stops acima da abertura máxima. E por fim porque simplesmente não existe uma 50mm f/4 ou f/5.6 disponível no mercado, ao menos não uma fixa!

O que quero dizer é que é importante estudar, nem que seja o básico, para extrair o melhor do equipamento e da pecinha que fica atrás dele. Provavelmente nem notará diferença (nas fotos) trocando a f/1.8 pela f/1.4!

Eu usava minha 50 f1.8 na T3, não era lá essas coisas, não parecia ter problema de foco, mas sim de baixa nitidez em f1.8, o que já era de se esperar. Agora eu tenho um adaptador de Canon para e-mount e uso esta lente na Nex-6 e não parece a mesma lente, uso sempre no foco manual, fiquei impressionado com a qualidade, muito mais nítida. Parece ser problema de micro-ajuste, mas na T3 eu não dava para perceber.

Serena seu caso parece ser problema especifico da sua lente.

Fotografar mesmo em F 1.2 ou 1.4 ou 1.8 limita seu foco mas não quer dizer que as fotos vão sempre sair desfocadas como disse a maioria, fotografo sempre em F 1.4 ou até 1.2 e dificilmente perco foto.

Ou vc precisa fazer o micro ajuste da sua lente ou o problema pode ser físico da lente.

Olá greatwalker, eu não disse que ia usar apenas na abertura máxima… :slight_smile: eu sei que perde nitidez a medida que diminuímos a profundidade de campo. Estou sempre estudando e tentando aprender mais sobre fotografia, ainda preciso aprender muito, mas o básico já sei. A resposta foi apenas para manter o nível de ignorância do colega (Pedro) que já chegou com 10 pedras nas mãos e generalizando. Isso serve também para o Sergio001. Pra que a hostilidade, né? Se não quer ajudar sem ser hostil então fique calado, detesto a pobreza de espírito que algumas pessoas tem - sabem um pouquinho mais que o outro e já se acham no direito de espezinhar. (estou falando deles, e não de vc! :wink: )

Obrigada!

Ricardo, foto não está desfocada, apenas o foco fugiu dos olhos para a lateral. próxima da orelha. Acho mesmo que fazer o micro ajuste resolva o problema. Obrigada pela dica!

Vou dar meu pitaco… tenho essa lente, gosto muito dela mas a construção dela realmente é precária. Normal os relatos de problemas de foco com esta lente, a minha tem um ligeiro front focus com o qual já acostumei.
Apesar de tudo testei a 50mm 1.4 e de maneira sujetiva não gostei; é só uma opinião, mas achei a 1.8 mais nítida que a 1.4, aliás a macro 50mm 2.5 também é mais nítida que a 1.4. Talvez o exemplar que testei da 1.4 não estivesse bom… sei la rsrsrs.

A 50mm é tão ruim de qualidade de imagem quanto a 18-55mm ??

Nenhuma das duas é ruim.
O único problema da 50mm é utilizá-lo na abertura máxima (1.8). Depois dos 2.2, fica muito boa.

Entendi.
:ok:

O que postei foi:

Em que momento fui ignorante com voce? Apenas quis explicar a voce o que ocorre ao usar uma lente totalmente aberta numa situação inadequada;

Agora serei ignorante…

Vá estudar fotografia, va ler livros, ver tutoriais no youtube praticar ao inves de contar mimimi de uma colega sua que te disse que a lente por ser de plastico nao é nitida e deixe de amadorismo superficial e assuma que voce nao sabe fotografar com uma lente prime e comprou so porque todos tem uma e voce tambem quer, pare de de fotografar em f1.8 so porque voce tem a lente f1.8 senao compraria uma f4.0.

Se voce nao sabe ler uma resposta e reter a mensagem procure um interprete de texto ao inves de ver chifres em cabeça de cavalo. Deixe de ser mimada.

Mas mesmo com tudo isso vou te dar uma colher de chá… leia essa materia do colega Foto Facil e aprenda mais sobre o uso e a necessidade de uma 50mm

http://www.foto-facil.com/2014/04/por-que-nao-usar-uma-lente-50mm.html

Ok, serei educada. Vc por acaso não leu que fotografei em 2.8 e não em 1.8? Não viu que postei o exif da foto? NUNCA fotografo em 1.8 simplesmente pq não gosto do resultado. Porém fotografei em 2.8 pq queria pouca profundidade de campo, eu SABIA O QUE QUERIA qdo fiz a foto, por acaso isso te ocorreu? Minha única duvida era o pq o foco ter fugido dos olhos em algumas fotos.
Vc foi sim preconceituoso em seu comentário, mas tudo bem… se não é capaz de perceber isso, não sou eu que vou te ensinar algo. Achei que aqui fosse um fórum democrático onde qualquer pessoa pudesse esclarecer qualquer duvida, por mais básica e idiota que fosse.

Vou sim estudar fotografia e você vá aprender a ser gente, a ter bons modos com os que sabem menos que vc, afinal o mundo dá voltas.

Felicidades pra você.

Se você compra uma objetiva f1.8 pode (até acho que deve) usá-la em 1.8. Eu tenho uma 85mm 1.2 e seria uma enorme burrice da minha parte usá-la apenas em aberturas menores. Gosto muito de usar ela em 1.2.

Atente para o fato de que o foto é crítico em aberturas como 1.2, principalmente se usar uma FF como a sua.

Em 1.8 você deve ter o cuidado de escolher o ponto de foco certinho, qualquer recomposição gera erro no ponto de foco, então não recomponha, faça a foto no ponto cravado. O problema é qua MKII não tem muitos pontos de foco e isso acaba limitando sua composição.

Mas antes de tudo isso é bom vc testar com o sujeito paradinho, a câmera num tripé, pra conferir se o foco está no ponto exato.