Canon 6d erro de cartão mesmo sem cartão

Olá pessoal…
tenho 2 canon 6D e ambas estão dando um erro de “cartão não pode ser acedido”, mesmo sem ter cartão nenhum inserido na câmera, quando eu coloco o cartão ela liga normal, acessa o cartão grava tudo certinho, mas quando eu tiro o cartão e ligo a câmera ela demora pra ligar e aparece esta mensagem, tipo ela não reconhece que esta sem cartão.
Alguém teve esse problema, ou algo parecido???

Voce testou com outro cartão?

Enviado de meu SM-G930F usando o Tapatalk

Sim, testei, quando coloca o cartão ela lê efunciona normal normal, dai quando tira o cartão e deixa a câmera sem cartão, quando liga aparece a mensagem “cartão não pode ser acedido” com a câmera sem cartão… resumindo: quando eu ligo a câmera sem cartão ela demora pra ligar e aparece este erro…

Tem algum motivo especial para ligar a camera sem cartão?

Com a camera ligada, se tirar o cartão acontece o que?

Cara, editei 4 vezes prá não te ofender… agora respiro fundo e digo… se poe cartão funciona, se tira, a máquina diz que o cartão não pode ser acessado… então, tipo assim, sei lá, entende, acho que vc precisa do cartão prá usá-la. :aua: :aua: :aua:

o meu jovem, quando eu ligo a câmera e ela esta sem cartão ela aparece “sem cartão”… mas o caso é que de ontem pra hoje quando eu ligo a câmera sem cartão ela demora quase um minuto pra ligar e aparece a mensagem “cartão não pode ser acedido”, são duas coisas totalmente diferente…
ela da erro de cartão mesmo sem ter cartão inserido nela… na verdade aparece assim “gravação no cartão protegida”…

Bom, supondo que eu tenha entendido errado, vou dar outra opção:
Eu comprei um cartão classe 10 no camelo (na verdade não fui eu). Ele mostrou a memoria disponivel normal e funcionou por um tempo, mas logo deu pau. E não reconhecia em nenhum equipamento meu. Vai que é isso.

Tentou redefinir a câmera para o parâmetros de fábrica? Talvez limpe a memória da câmera para algo que tenha corrompido o firmaware.

cara a questão é a seguinte: quando você liga sua câmera sem cartão aparece alguma mensagem nela alem de “sem cartão” ???

pois então na minha desde ontem esta aparecendo a mensagem “gravação no cartão protegida” mesmo sem ter cartão inserido na câmera, e ela esta demorando quase um minuto pra ligar… e até ontem isso não acontecia…

e eu sei que se eu quiser gravar ou fotografar eu preciso ter um cartão para que grave amigo, mas o problema é outro…
talvez não expliquei corretamente o que esta acontecendo…

cara sempre liguei a câmera sem cartão, seja pra ver o nível de bateria ou para fazer algum ajuste de configuração, e ela nunca havia apresentado tal problema, ela sempre ligava normal, o caso é que mesmo sem cartão ela da erro e diz que a gravação no cartão esta protegida… e isso até ontem não tinha acontecido,…

então, eu testei com todos os cartões, os cartões funcionam normalmente, mas quando eu ligo a câmera sem cartão para por exemplo ver o nível de bateria ou ajustar alguma configuração ela da a mensagem de gravação no cartão protegida, fiquei intrigado pois ela nunca apresentou essa mensagem e tenho mais duas câmeras e elas não aparecem essa mensagem. e ela demora quase um minuto pra ligar quando esta sem cartão…

então eu fui la em “limpar todas as definições da câmera” mas o problema persiste… é como se a câmera não reconhecesse que esta sem cartão…
meu medo é que este erro se agrave e aconteça mesmo com a câmera com cartão …

Eu pesquisei rapidamente em outros fóruns e algumas pessoas relataram que um cartão talvez tenha entortado os contratos do slot da 6D, o que geraria um mau contato na leitura. O link vai abaixo, mas parece não ser exatamente o teu caso, contudo, pode ser uma pista sobre o que está acontecendo com a tua câmera.

O cidadão descreve ali que ele conseguiu desentortar o pino sozinho o que, obviamente, não é recomendável.

("Card cannot be accessed. Reinsert/change card or... - Canon Community)

Nem pensei nisso porque é SD, geralmente é com CF que dá essa zica.

pois é cara acho que pode ser algo nesse sentido, tipo algum problema no slot…, só estou torcendo pra esse erro nao dar quando estiver com cartão…

mas acredito que leva-la para a assistência seja a melhor opção…

obrigado pela ajuda…

Há um tempo atrás, li que não é recomendado ficar tirando e colocando cartão de memória, exatamente para evitar problemas no slot. Melhor ou usar o wi-fi para transferir a foto, ou ligar a câmera no computador via cabo.
Desde então, tiro o cartão de memória o mínimo possível, só mesmo quando necessário. E não apago mais fotos (a não ser que seja necessário apagar algumas), já formato direto cartão dentro da câmera.

A recomendação faz sentido mas o uso pratico profissional é quase zero.

Mas será que diante da iminência de acontecer algo mais sério com a câmera por conta de uma ação repetitiva não recomendada, não dá pra tentar abandonar um pouquinho da praticidade pra aumentar a vida útil do equipamento, que já é algo caro?
É uma pergunta mesmo, como não faço qualquer trabalho que necessite ficar tirando cartão de memória toda hora do slot, não sei se tem como agir de forma a evitar isso. Por isso, o questionamento.

Pois é, mas várias câmeras não tem Wifi e muitas das q tem transferem somente jpg.

Então acho que não dá para justificar o uso dessa forma. Faz parte do uso normal da câmera trocar cartões e o mecanismo tem que aguentar.

Enviado de meu SM-G9600 usando o Tapatalk

Mas e o cabo de transferência de fotos?
Repetindo, só estou curiosa pra conhecer melhor esse uso da câmera que exige que se tire tanto o cartão do slot. É que isso não faz parte da minha realidade mesmo.