Canon 6d ou eos rp?

Se for a primeira 6D, vá de RP sem pensar 02 vezes.

Como assim se for a primeira? Minha primeira no caso? Se for isso, seria minha primera msm, minha primeria full frame na vdd. Vc acha que ta um valor legal?

Tem a 6D e a 6D mark II.

Aaaah sim, perdão, não tinha entendido kkk. Enfim, seria a primeira sim, a mk i

Eu saí da 80d, que à exceção do sensor, é melhor que a 6d em tudo, e fui para a RP.
mano, não mexe com 6d não.
Mesmo com todas as limitacoes que eu apontei, e vários outros apontaram, naquele tópico “RP uma câmera surpreendente”, a bichinha é top.
80d é parruda, rápida e tem um af maravilhoso. Apanhei no início, mas já me acostumei.

Eu digo que a RP é uma Rebel fufreime mirrorless. Só que a 6d tbm era uma Rebel fufreime.
Como você já tem Rebel, não vai sentir falta de quase nada em relação à sua câmera anterior.

E sim, o foco das ML é assombroso. Quando uso a RP e a 80d juntas, a DSLR parece do tempo das cavernas.

Ah, outra coisa: 6d é conhecida no meio profissional por não aguentar pau. E são umas quebras bobas, precoces. Isso foi motivo de eu pegar as 80d, lá atrás…

Outra coisa: RP ainda permite usar as lentes EF-S. É um quebra galho, diminui a resolução pra 10mp, mas resolve para maioria dos usos. Por exemplo, se voce tiver uma EF-S 24 2.8, pode usar por enquanto, não vai ficar sem…
Eu ainda uso minha tele EF-S nela, numa boa, enquanto não troco por uma EF.

Caramba, cara que massa!! Com essas respostas praticamente me decidi a escolher a rp ja kkk, aleḿ disso, a vantagem tbm é que eu a compraria nova com garantia e tudo. Você ja tem ela a quanto tempo? Usa o adaptador canon ou viltrox?

Comprei ela dia 26/12, fui em Salto del Guairá buscar.
Tô com adaptador Viltrox, paguei trezentão no Ali, e duzentão no kit de baterias extras BATMAX.

Aqui tem o link das baterias extras, você vai precisar, acredite. Se for comprar dessas, compre o carregador tbm, o original não carrega as BATMAX.

Consumo de energia é alto, em parte pela pouca capacidade da bateria, em parte pela própria natureza das ML, que deixam a tela acesa o tempo todo…
Lentes, atualmente tô com 17-40 f/4L, 28-105 f/3.5-4.5, e semana que vem vou comprar uma 70-200 f/2.8, se Deus quiser.

Da uma lida no topico da RP, tem muito post bom lá.
:ok:
Eu sofri no começo, porque acostumado com as 80d, achei que ela era lerda. Mas depois que acostuma com a Rebelzice dela, vai que vai.

Se você tiver mão grande, analise a compra de um extensorzinho. Meu dedinho fica escapando embaixo kkkkk

A pegada é muito Rebel kkkkkkk

Haha adorei “rebelzice”. Muito obrigado, cara! Estava dando uma olhada nessas baterias ontem inclusive, vi uns post e fiquei com medo por ser paralela. Ela tem um desempenho proximo da original ou é muito pior?

Ah, não compre lente 24-105 f/4 IS usada.

Galera surra ela nos eventos, aí depois de uns anos quebra o flat, o povo troca de qualquer jeito, fica ruim.
Aí anunciam.

Aqui na cidade tem umas 8 à venda nos grupos de zapzap.
Tudo consertada kkkkkk

Mano, não sei como vai ser a durabilidade… Mas em termos de rendimento, é beeem parecida com a original.
Ontem fiz um casamento, 1500 fotos, comecei com a Canon, na hora da saída dos noivos troquei, tinha tirado umas 600 fotos. Aí usei a BATMAX um tempão, no finzinho acabou, coloquei a terceira.

Pra casamento, uso 3 em média. Ensaios, uma vai, mas chega no fim.
Formatura, dependendo 2 a 3.
Dependendo do tipo de foto, deixe sempre no bolso.

Se for comprar original, compra na Loja Canon. No Mercado Livre só tem falsificação, que é pior que genérica.
BATMAX tem “oficial store” no Ali, marca própria eu acho. Melhor que pirata kkkkk

O que eu nunca faço é deixar as baterias na máquina depois do uso.
As originais da 80d ficavam uma semana kkkkkkk
Essas BATMAX eu tiro logo que acaba o serviço.

Aliás, qual vai ser o seu uso? Amador, profissional?

puts cara, vdd kkk galera é fogo. Vc comprou a sua por quanto? Vc trabalha casamentos né isso?

Que massa, vey! Então elas tem um otimo rendimento, e pelo preço que vi no ali, vale bastante a pena. E foi uma otima dica a de tirar as baterias quando não estiver usando kkk

Os dois kkk, eu trabalho com isso mas tbm uso fotografia como hobbie, então os dois kkk. Faço ensaios (o que mais gosto de fazer) e eventos num geral (pq dinheiro ta dificil kkk)

Isso, eu faço casamento e formatura.
Ensaio, só os pré wedding, que são atrelados nos contratos de casamento, né

Na galeria tem um tópico meu, de um casamento que fiz, com ela. Dá uma olhada, vai curtir a qualidade.
Mesmo com lente EF-S, em apenas 10 mp, fica legal.

Pois é, difícil dizer qual dura mais. Influencia muito o modo de uso, tempo, enfim. As baterias são legais. Se durarem um ano, já valeu a pena kkkkkkk.
O meu é o kit de 4 baterias + carregador. Recomendo.

Para seu uso, vai curtir demais a bichinha
Eu chamo de RPobre, por ser a mais básica das R.
Mas tá me atendendo legal. :ok:

Cara acho que só faltou dizer qual será o seu uso. Se você vai fotografar debaixo da chuva, na praia com vento da areia, uma lente e câmera seladas são mais importantes do que qualquer coisa.

Levando em consideração o seu uso pra viagens, ensaios, eventos, a 6D Mark 1 já é uma câmera antiga. A RP é uma câmera infinitamente melhor em praticamente todos os aspectos pra você : qualidade de imagem, foco no olho e rosto, Dual Pixel, tela touch giratória , compatibilidade de lentes RF e EF/EF-S com adaptador, melhor qualidade de vídeo, etc.

Nem pense duas vezes , vá de Canon RP mesmo. Só recomendo comprar pelo menos mais uma bateria adicional.

6D Mark 1 é uma câmera ótima pra ISO alto, mas o foco é problemático e é raro encontrar uma boa usada. A 6D Mark 2 é a versão DSLR da RP, muito boa câmera, mas lembre-se que a Canon está descontinuando sua linha de DSLRs , portanto a RP é a escolha certa pra você.

Sobre lentes com adaptador: penso que uma lente zoom de uso geral (24-105 F4L ) e mais uma ou duas fixas (ex: 50MM 1.8 e 85MM 1.8 ) já devem resolver suas necessidades. Mas dai vai do que você pretende com sua fotografia. As lentes EF depois dá pra comprar usadas, no OLX , Mercadolivre, etc, sempre surgem boas opções. Mas de câmera, RP , sem dúvidas. Abraços.

Só um adendo, Cheferson, a 6d Mark II tá anos luz à frente da RP em usabilidade, atalhos, pegada, etc.
Única coisa em comum é o sensor.
RP realmente é uma Rebel fufreime mirrorless.
Um simples botão de ISO, que tem desde a 10d, não tem na RP.
Se o usuário não tiver isso em mente, se frustra, como eu, no início.
Depois que eu me acostumei com as limitações dela, me adaptei, personalizei os botões, etc, aí ficou bom.
Mas no começo eu tava achando uma m**** kkkkkkkkkkkkk

O crime perfeito é usar a 6D II no LCD, pegada e ergonomia de DSLR e AF de ML.

Como que fica a questão bateria e a usabilidade em geral usando assim?
Como se estivesse usando mirrorless?

Pois aqui nas Nikon mais antigas, demora uma eternidade para focar e fazer a foto no lv :hysterical:

Exatamente igual a RP, graças ao dual pixel.
Não sei como fica a bateria mas pior que a RP não acho que fica.

Bom tenho as duas 6D clássica e a RP, entao acho que tenho local de fala…

bom, Gosto da RP, mas ela não me me traz confiança. A 6D eu acho bem robusta, apesar de nao ser tanto como uma 5D que é toda de magnésio.

O foco da RP é muito bom, mas ainda não é perfeito. Em algumas situações ele caça um pouco. Porém é estranho dizer mas o da 6D é bem pior quanto a questão de rastreamento e acompanhamento que praticamente não existe. O ponto central da 6d eu sinto bastante confiança em usar (faço fotos de produto), ele sempre vai certeiro e confiante, dificilmente falha. Uso a 100mm macro, e quando falha é chato pois ele tem que percorrer um bom trecho. Na 6D isso ocorre com menos freqüência.

A bateria da 6d dura infinito, só carregar e usar. Aqui as vezes passa meses sem eu dar carga. Na RP se deixar ela em stand-by vai gastando. Para quem usa com várias metralhadas ela dura bem, mas pra foto de produto (meu caso) onde entre cada foto eu tenho que ajeitar algo… regular exposição, tirar poeira, mudar posicionamento, inclinar softbox, enfim, manipular o produto, a RP não vai bem. Lembrando que eu só tenho uma bateria da RP e da 6D tenho 2 originais + um grip que permite usar 6 pilhas AA que equivalem a uma outra bateria (pilha Elgin que já está usada).

Outra coisa que não gostei da RP foi que quando uso o adaptador de lente da ANDOER, com a 100mm dá um reflexo interno chato no modo macro. Preciso fazer alguma gambiarra para isso parar.

Confesso que ainda estou com receio de desapegar da 6d. Talvez eu venda ela, a RP e pegue uma R… assim fico com a bateria que já tenho, ganho 50% de resolução em cima da 6d (20 vs 30 mpixels), umas configuraçoes extras de modo de foco que a RP não tem (a R tem um modo de Zona grande que a RP não tem), e corpo mais ergonômico também.

Aproveitando o ensejo… achei no Ali a R por R$7800 em 6x sem juros:

Quanto à usar a 6D mark II como Mirrorless… Posso estar errado, então me corrijam se for o caso, mas apesar de ser o mesmo sensor, o processador é mais antigo que o da RP, então parece que ela não tem todos os modos de foco como da RP.

Enfim, escolha difícil esta.

O Dual Pixel ganha da Nikon rsrsrs