Canon EOS Rebel 300D

Vale a pena a troca de uma Sony Cyber-shot DSC-F828 por uma Canon EOS Rebel 300D???

Pergunta polêmica. Vou usar a melhor resposta possível, depende.

Pergunta polêmica. Vou usar a melhor resposta possível, depende.

Depende? hahaha Porque?

De várias perguntas que sempre me faço qd vou trocar de câmera, por exemplo:

1 - Preciso?
2 - Pq?
3 - Vou fazer fotos melhores com isso?
4 - Vai me proporcionar algo que a atual câmera não proporciona?
5 - Oq?
6 - E vou usar isso?
7 - O custo é proporcional ao benefício?

Por aí vai.

Serei mais polêmico ainda…

Claro que vale…e vale cada centavo. Experimente usar ISO 800 em cada uma delas e terá a resposta. Experimente DOF reduzido, outras lentes, etc, etc. Além disso, são câmeras em categorias diferentes…a 828 é prossumer e a 300D é DSLR. Fora a quantidade de acessórios e possibilidades que vc terá com 300D e nem pensam em existir na 828.

De várias perguntas que sempre me faço qd vou trocar de câmera, por exemplo:

1 - Preciso?
2 - Pq?
3 - Vou fazer fotos melhores com isso?
4 - Vai me proporcional algo que a atual câmera não proporciona?
5 - Oq?
6 - E vou usar isso?
7 - O custo é proporcional ao benefício?

Por aí vai.

Normalmente vc respodendo a isso, vai notar que a sua máquina te atende bem e que não precisa de um outra.

Eu uso uma 3000N não tem porcaria nenhuma, algumas da Sony são até melhores em termos de recursos que ela mesmo assim não pensou em comprar uma Sony só por isso. Descarte a minha 300D pois, só uso ela profissionalmente em eventos.

Eu não sei exatamente… Mas parece q a qualidade das fotos de uma Canon 300d é melhor do que uma F828.
Sem contar que o preço dessa Canon não é muito diferente da minha F828.

Guto, não é bem assim. A prova é uma porrada de usuários que vi migrarem para DSLR e não tiram 10% do potencial que tiravam das câmeras antigas, antes aprender a fotografar, depois pensar em equipamento, claro que às vezes chega num ponto inevitável chamado evolução que o equipamento parece trancar o cara e a troca se faz necessária.

Segundo, DOF tem gente aqui mesmo no forum dizendo que é clichê. Não é algo que agrade a todo mundo. Eu discordo que seja clichê, mesmo assim eu consigo DOF com alguns truques (e um bom DOF) com minha compacta, não preciso de uma DSLR para isso, apesar de sim, lógico, se vc tiver uma DSLR já, é algo bem interessante.

Terceiro, a porrada de recursos e acessórios de que vc fala, de que adianta se o usuário não precisar de nenhum deles? O ISO 400 da F828 andei analisando esses dias para um amigo, ele é bem decente em RAW, mais do que usável, ela é F2, se vc tiver uma 300D com lente do kit melhor nem pensar em troca, tem que deixar claro que esse argumento do ISO só é válido com lentes claras, lentes boas, e principalmente lentes caras.

Bárbara, o preço não é muito diferente não. Mas não esquece que DSLR implica investimento em lentes, o corpo é só o começo. Você tem uma 50mm que já poderia ser usada, isso é legal, só não sei se ela é AF. Eu pensaria na evolução e no uso que essa troca teria, se vai ser melhor aproveitada ou pior aproveitada.

Eu não sei exatamente.... Mas parece q a qualidade das fotos de uma Canon 300d é melhor do que uma F828. Sem contar que o preço dessa Canon não é muito diferente da minha F828.
Bom fazendo as contas por alto...

300D - R$3000,00
Lente clara 24-70 2.8 + 70-200 2.8 R$ 5000,00 (da Sigma/Tamrom/Tokina, da Canon dá R$12000,00)
Se quiser flash - R$1200,00

Nessa configuração vc está perto da sua 828… vale a pena ainda? Eu mesmo já pensei em comprar uma 828, ela é muito boa. Aproveite mais do seu equipamento antes de comprar uma outr máquina.

Eu acho que dá para ter um kit interessante com bem menos, mas é bem isso, terá que investir em lentes (embora isso não precise ser de um dia para o outro).

Foi esse msm raciocinio que tive quando escolhi uma F828 e não uma DSLR. O investimento que teria a longo prazo com lentes e ainda penso nisso, se vale a pena.
A F828 é ótima, mas as vezes sinto que não me atende.
Mas realmente no momento não tenho grana para pensar na troca de equipamento, mas vou continuar pesquisando, para quando puder, trocar.

iii, mais um tópico polêmico! :mf_argue:

Barbarela, vale sim!

Pra mim QUALQUER dslr vale mais do que QUALQUER prosumer!
Opinião de quem já trabalhou com os dois sistemas e constatou diferenças gritantes! :girl_werewolf:
Agora, se vc não vai usar nem 10% dos recursos de uma dslr, bem… dai o problema já não é da câmera!

Hehe, pegou pesado. Eu acho que dá para ter um kit interessante com bem menos, mas é bem isso, terá que investir em lentes (embora isso não precise ser de um dia para o outro).
Pesado vai ficar a minha futura compra daqui a um ano, estou pensando em investir numa 1D MarkII ou mesmo numa 5D. Minha conta bancária vai ficar limpinha, sem um centavo. :wallbash: Trabalhar com eventos é dose...
Foi esse msm raciocinio que tive quando escolhi uma F828 e não uma DSLR. O investimento que teria a longo prazo com lentes e ainda penso nisso, se vale a pena. A F828 é ótima, mas as vezes sinto que não me atende. Mas realmente no momento não tenho grana para pensar na troca de equipamento, mas vou continuar pesquisando, para quando puder, trocar.
Curiosidade... o que faz falta na sua F828 ?

Bem polêmico.

Minha opinião é duvidosa, é aquela história, casa de ferreiro, espeto de pau. Eu acredito assim como o Murilo que nenhuma prosumer (deixando claro que isso hoje, pq eu acho que elas ainda vão deixar as DSLR para trás) faz o que uma DSLR faz.

O kit que o Carlo sugeriu também é algo extremo. Você consegue lentes boas (lentes usadas talvez) por bem menos, sem dúvida vendendo a F828 vc pega uma 300D e já tem uma 50mm que acho que funcionaria na boa.

Mas realmente leva em conta que pelo menos mais uns R$800 a R$1600 vão se fazer necessários para começar um kit básico de lentes, talvez para uma única lente.

Eu diria que com R$3000 a R$3500 dá para começar a pensar numa EOS300D com uma lente de saída, e F828 têm duas anunciadas aqui no fórum em torno de R$2000, o que eu acho baixo para o que essa câmera era vendida.

Pq vc diz que a F828 não atende como vc esperava? Onde ela atrapalha?

Kitzinho básico de baixo custo e qualidade aceitável…

300D + 28-135 IS USM +Flash (se quiser)

Com isso já dá pra brincar bastante. Se quiser pode pegar a 350D/XT pois, é quase o mesmo valor da 300D.

Eu às vezes acho que uma DSLR seria melhor para mim.
Tenho uma Canon A1 (analogica) e faço trabalhos ótimos com ela.
Com uma F828 tbm faço, mas continuo achando que a qualidade das imagens não são tão boas.
Outra que a focagem manual dela não é boa, muito sensível.
Muitos falam muito bem da F828, e até na época que estava comprando ela, li que era uma das melhores cameras que estavam rolando no mercado.
Mesmo quando comprei e até hoje, não acho isso.
Talvez eu não saiba usar todos os recursos que ela pode me proporcionar, eu não sei dizer bem se é realmente isso.

Gente, vcs estão viajando !!!

uma lente 28-70 ATX pro F2.8 na Recreio Digital custa R$ 1100 !!! Vcs estão querendo montar um kit profissional ??

Outra: Vir falar de qualidade ótica com uma 828 parece piada…A lente dela é horrível. E nem adianta vir com o papo marketeiro da Sony, dizendo que é “Carl Zeiss”, porque a Carl Zeiss faz o projeto da lente, e quem fabrica, monta e faz o controle de qualidade é a Sony. Basta ver as aberrações cromáticas geradas pela lente. Tá, em nitidez ela não é tão ruim assim, mas em aberrações cromáticas é ridícula.

Veja o que estou falando:

http://www.dpreview.com/reviews/SonyDSCF828/Samples/Fringing/040106-0918-33-002.jpg

O problema é que na 828 mão tem como mudar. Já na 300D vc pode comprar lentes diferentes. A lente do kit não é uma maravilha mesmo, mas acho que é uma evolução em recursos considerável e saudável.

Ruído da 828

http://www.dpreview.com/reviews/SonyDSCF828/Samples/ISO/f828_iso800_crop.jpg

Ruído da 300D
http://www.dpreview.com/reviews/SonyDSCF828/Samples/ISO/300d_iso0800_crop.jpg

Isso sem contar que há problemas na formação de cores. Há distorção nas cores…

http://www.dpreview.com/reviews/SonyDSCF828/Samples/Problems/ColorShift/040106-0906-05-001.jpg[/URL]

http://www.dpreview.com/reviews/SonyDSCF828/Samples/Problems/ColorShift/040106-0906-15-001.jpg

Claro que a 828 não é um lixo, mas se comparada a uma 300D, deixa muito a desejar. E acho melhor tem mais recursos do que se possa usar do que menos recurso que o necessário.