Canon EOS RP - uma câmera surpreendente

Então, nesse modo o sensor não precisa ficar ligado direto.

Eu não tenho certeza se neste modo o sensor fica ligado ou desligado, procurei bastante e não achei nada garantindo se fica ligado ou não. Mas seria lógico ficar desligado, já que a imagem não está sendo transmitida, nem para o eVF e nem para o LCD.

Mas eu utilizo dessa forma, pq o LCD fica quase todo preto, apenas as informações do setup escrito em letras brancas, e com isso já se ganha muita bateria, pois o LCD não fica mostrando o que está no sensor.

E se eu quiser utilizar o LCD para fotografar, aperto o botão info. E quando quiser voltar ao modo com LCD preto, aperta o info mais uma vez (deixei configurado apenas 2 opções de telas, vem pre configurado 4 telas).

Me parece ser a melhor opção.
Só faltou permitir desligar a tela completamente.

para desligar a tela completamente basta fechar o lcd com a tela voltada para a câmera.

Sim, devia ter esta opção.

Sim, porém neste modo, o eVF fica sempre ligado, independente se o rosto estar perto da camera ou não.

Parabens, boas fotos!

Fiz um teste agora, e mesmo nessa tela preta, me parece que o sensor continua ligado. A economia é apenas pelo LCD gastando menos.

O teste que fiz, foi usar o foco no olho através do LCD, apertar o botão info para ir para a tela preta de setup, e depois apertei a o botão info novamente, para voltar a ver pelo LCD, e o foco continuva no olho, a camera não “caçou” o foco novamente, estava focando no mesmo lugar, e o como nas MLs, é feito pelo sensor.

Apenas confirmando, fiz mais um teste e realmente, as MLs ficam com o sensor sempre ligado quando estão ligadas. Nesse ultimo teste, onde o rosto estava longe da camera (eVF desligado) e o LCD no modo setup (tela preta com letras brancas), ao ligar o fotometro da camera (shutter até a metade), a camera em modo AV, pude ver na tela de configuração, a camera “ajustando” o tempo compensando a mudança de luz, devido a movimentação que eu estava fazendo na camera.

Resumindo, as MLs ficam com o sensor SEMPRE LIGADO quando a camera está ligada, independentemente se esta fotografando pelo LCD ou eVF, e este é o motivo delas consumirem tanta bateria.
A solução mais eficaz que encontrei para economizar bateria, foi configurar a camera para entrar em standby em caso de ociosidade por 1min (o retorno do standby é muito rápido).

No caso das Fujis existe uma configuração que permite deixar desligada após X tempo.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Como funciona este modo? É útil na prática?

Olha, eu acho. Programo minha camera pra ficar totalmente desligada e ativar apenas o EVF quando eu colocar a câmera no rosto.

Porém também programo ela pra desligar em 30s de inatividade. O que acontece? Se eu pressionar por dois segundos o botão de shutter em meia pressão ela liga, simples assim.

A bateria dura muito assim.

Sent from my SM-N975F using Tapatalk

Gente qualquer câmera nos últimos 15 anos desliga sozinha para economizar bateria e depois de algum tempo de acordo com programação do menu. Os flashes tbm. acoplados tbm…

Isso não é novidade, é a coisa mais comum das galáxias. Basta relar o dedo em algum botão que ela acorda e está pronta para fotografar novamente.

Ninguém disse o contrário…

Ah sim, o mesmo da RP. Funciona desta forma também.

Sim, só que nas DSLRs, acabamos deixando esse tempo um pouco mais longo.

Nas MLs, se quiser economizar bateria, uma estratégia é diminuir esse tempo.

Deixamos não, se vc deixa tudo bem, mas não pode falar pelos outros…

Nossa, então você deixa sua DSLR para entrar em standby com 30s de inatividade? Com essa estou surpreso rs.

Mas tenho pra mim, que a grande maioria nem altera o padrão que vem nas DSLRs, porque a bateria já dura muito, e deixar a câmera ligada e pronta é um ponto positivo para maior agilidade.

Tá vendo??? Novamente vc esta tentando adivinhar… quem te contou que eu deixo 30s???

Não estou tentando advinhar, desculpe, mas talvez eu não tenho sido claro, mas eu tinha dito: “Sim, só que nas DSLRs, acabamos deixando esse tempo um pouco mais longo.”

Não quis dizer um tempo longo, eu disse um tempo mais longo (mais longo que os 30s, em resposta ao amigo que tinha sugerido, para economizar bateria).

Então, se você não deixa 30s, eu estava certo ao afirmar, que das DSLRs, deixamos um tempo mais longo (mais longo que os 30s).

Sobre o que você disse, é uma pena, mas é verdade, e acabamos saindo do tema do tópico.
Vou seguir sua dica. :ok: