Olá amigos!
Antes de mais nada, fiz algumas buscas e as respostas não me deixaram satisfeito por completo, dessa forma venho criar uma pergunta que talvez já seja chata, porém ficaria muito feliz de ser auxiliado!
Estou cursando Produção Audiovisual focado claro em vídeo porém, inclusive no curso, tratamos muito com fotografias.
Estou atrás de uma câmera e posso dizer que meu orçamento é um tanto quanto flexível, digamos que tenho até R$3500,00 para gastar, porém se nada até este valor for satisfatoriamente atendido, posso despender de mais algum valor (com pouco mais de sofrimento pois terei de fazer algum tipo de empréstimo).
As câmeras que mais me agradaram (umas mais que outras) são as do título, segue algumas considerações que fiz:
*T5i - Câmera relativamente ultrapassada (2013), seu autofoco é limitado (quando seu uso se faz necessário de alguma forma). As vantagens são o uso do MagicLantern que dá uma boa sobrevida a câmera, valor dela que é de R$ 3200,00 com lente 18-135 (a lente em si com essa distância também é uma vantagem).
*T6(i/s) - As duas até aonde vi são basicamente iguais, o que muda praticamente é o valor, a lente (uma vem com a 18-55 e a outra com a 18-135). Esta já é uma câmera mais nova, fator que me agrada pois já tem uma vantagem tecnológica e de qualidade em relação a T5i. O valor delas se encontra entre R$4100,00 a R$5000,00 dependendo da lente escolhida.
*70D - O “suprassumo” de quem fala em autofoco a “baixo” custo. É uma câmera com uma qualidade bem maior do que as já ditas em relação a filmagem e facilidade no manuseio, porém seu valor é um pouco salgado para mim, de R$4800,00 com lente 18-55 a R$5600,00 com lente 18-135. Outra coisa que me chama a atenção (negativamente) é que assim como a T5i também é relativamente ultrapassada.
*Nikon D5500 - Da concorrente Nikon, o que mais me chama atenção são dois fatores: 1080p60 (imagens em câmera lenta, mais fluídas…) e o fato de ser uma câmera lançada em 2015. Porém não vejo ninguém recomendando Nikon para vídeo, o que já me deixa com um pé atrás. Seu autofoco é tenebroso (aquele barulho pode incomodar em algum momento).
Minha principal “escolha” é a T5i pelo valor e custo x beneficio que acredito ter, a Nikon D5500 vem em seguida, apesar do fato de nunca ser recomendada para vídeo. As T6 me agradam “pero no mucho” pois me parecem apenas um upgrade não tão vantajoso em relação a T5i, e por fim a 70D, porém o valor dela é o que não me agrada.
Sem mais rodeios (senão nunca paro de falar), levando em consideração que farei fotos também (então uma lente maior pode ser vantajosa) porém o foco principal é vídeo, qual destas me recomendariam para não pensar em trocar logo o equipamento sem correr o risco de me frustrar na escolha?
MUITO obrigado desde já pelas respostas!