Canon X Nikon (preços)

Pessoal,

Sem querer polemizar ainda mais essa (chata) discussão sobre Nikon X Canon, gostaria de comparar os preços desses equipamentos. Eu sempre ouvi falar que o sistema Nikon era mais caro que o Canon…

Estou tomando como base uma dSLR de entrada, para uso geral, com lentes de entrada (porém de boa qualidade) e alguns acessórios fundamentais. Vejam só os preços (em dólar, sem frete, da “falecida” B&H):

Canon 350D: $900
Lente 28-105/3.5-4.5II USM + parasol: $254
Lente 100-300/4.5-5.6 USM + parasol: $304
Lente 50/1.8II + parasol: $99
Flash 550EX: $320
Bateria extra: $50
TOTAL: $1927

Nikon D70 + Lente 18-70/3.5-4.5 ED + parasol: $1.200
Lente 70-300/4-5.6 ED + parasol: $300
Lente 50/1.8 + parasol: $112
Flash SB600: $195
Bateria extra: $45
TOTAL: $1852

Ou seja, os preços são praticamente os mesmos, sendo o sistema Nikon $75 mais em conta. Será que estou comparando coisas muito distintas ou nesse segmento de entrada os preços são semelhantes mesmo?

O que acham dessas duas configurações?

Vou responder com base no que tenho visto meus amigos profissionais falarem, embora eu n use DSLR ainda, vejo que os comentários fazem sentido:

Primeiro, acho mt mais tentador o pacote que você fez com a D70, mesmo ela possuindo 2mp menos, me parece uma câmera de performance mais robusta (veja que a 350 que é lançamento quase empata na velocidade com ela, quer dizer, mesmo com algum tempo de mercado a D70 tem uma performance forte). Segundo, só o corpo dela e o fato de possuir dois dials independentes de exposição/abertura parecem dar mt mais agilidade, segurança na hora de fotografar. E finalmente, eu pessoalmente tenho achado a óptica Nikon bem superior, além do mais são câmeras que não perdem valor, ao contrário da Canon que cai na hora de vender.

Agora o que eu acho, a Nikon embora produza mais ruído, tem a possibilidade de reduzir esse ruído ou não, já a Canon não tem essa opção, produz pouco ruído, mas tbm mata detalhes, embora seja justo dizer que a resolução dela empata com a 20D. Para piorar a Canon n tem fotometria spot, e se for usar fotometria multipla o sistema matrix da Nikon não tem p bater. Eu ficaria em forte dúvida entre as duas, mesmo sabendo que a D70 tem 2 mp menos. Muito provavelmente eu iria pela D70 depois de bater a cabeça alguns dias. Ou esperaria pela D70s ou D50 para pagar menos.

B) Crei que o flash 550 deveria ser comparado com o SB800, que é bem mais caro.
Quanto ao ruído vi no brfoto um cara que usou o soft que vem com a D70 para tornar o ruído monocromático, o deu um efeito muito bom. Com a Canon não dá.

http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=8631

veja este site sobre a D70

http://www.pbase.com/dlcmh/dslr_links

Bye

Tem o seguinte … comparando somente as cameras … a D70 tá no mercado a um certo tempo já né … a 350D é lançamento …

espera só a D50 e a D70s sai pra vc ver o preço … eu acho q vai ser lá em cima …

Guss & Zeiss,

Obrigado pelos comentários. Com relação ao ruído, eu sempre ouvi falar que o ruído na D70 era ligeiramente superior à Rebel mas, na prática, o ruído da D70 era mais fino e menos desagradável. Mas deixa isso pra lá, é quase tudo a mesma coisa, pouco ruído em ambas, é o que me interessa.

Com relação ao flash, realmente deveria ter colocado o SB800 no lugar do SB600. Qual seria a diferença básica entre eles? Só o fato do 600 não poder ser master e ter menos potências ou tem algo mais?

E quanto ao jogo de lentes que especifiquei no kit da Nikon? Acham razoáveis para um amador avançado e exigente? Alguma outra sugestão de baixo custo?
Eu fiquei mais a fim da D70 mais por causa da lente do kit e também pela ergonomia como falou muito bem o Guss. Eu nunca vi a Rebel 350, mas me pareceu minúscula demais. Isso pode até atrapalhar…

Um abraço.

As outras n conheço, mas essa aqui eu sei que é muito boa, alguns amigos trabalham com ela 70-300/4-5.6 ED (aprox. $300) e já fizeram ótimos comentários.

Matheus, o fato de ser lançamento n quer dizer muito, tantas câmeras novas que sairam inferiores às antecessoras. Não é o caso da 350 em relação a 300 que tinha várias deficiências, mas em relação a D70 não significa mt ela ser lançamento, é mais lenta, tem aquele único dial que faz ela parecer um rádio a pilha, e o corpo (embora ambas sejam de plástico) basta tocar os dedos p ficar marcado, acabamento barato mesmo, e isso que falo são coisas superficiais. A D50 vai continuar sendo 6mp (dei uma olhada no manual), o que pode ocorrer é ela custar menos sem perder em muito para a D70, no caso de amadores como eu, seria uma boa opção (desde que saia preta, até aqui só vi prata e era horrível, vamos esperar).

[]'s.

Marcelo,
Como já estive na sua situação quando estava por decidir por qual equipamento comprar, vou contribuir com minha opinião. Ambos equipamentos são muito bons, a 350D apesar do pouco tempo em que pude ficar com ela proporcionou-me belas fotos, contudo não gostei da “pegada” ou seja o tamanho, pois achei meio pequena (talvéz porque estou acustumado a trabalhar com uma D1X). Apesar de usar Nikon no trabalho, o meu equipamento particular é Canon, pois gosto da fidelidade de cores, iso 100, etc…
Fotografei com a D70 e ela é muito boa também, boa nitidez, boa fotometria (melhor que a Canon), esquenta um pouco as cores (na minha humilde opinião), é rápida e o melhor 1/500 de sincronismo de flash.
Ambas as marcas possuem lentes de primeira e vai do gosto do freguês, na sua lista Canon eu substituiria a 28-105 3.5-4.5 e a 50 1.8 por uma Tamron 28-75 2.8 DI. Honestamente entre a 350D e a D70 eu ficaria com a D70 ou quem sabe esperar pra ver a tal D70s.
Abraços
Luciano

Oi Luciano,

Estou de acordo com suas colocações. No meu caso particular, a Nikon parece ser mais atraente. Mas ambas são excelentes máquinas.

Espero que com o lançamento da D70s (alguém sabe quando será?) o preço da D70 caia um pouco. Se bem que as mudanças na D70s parecem ser apenas cosméticas (já dei uma olhada no manual dela)…

Abraço.

Marcelo, acho até que já caiu. A D70 com a lente do kit custava na faixa de U$1100, sempre foi mais cara que a Rebel, e agora já está U$800 (body) e U$950 (kit). Tem que ficar ligado, pq de repente sai de estoque e já entra a outra, a Nikon (e outros fabricantes) fazem isso justamente para limpar a antecessora até o lançamento seguinte. A D50 e D70s estão previstas para o final de abril, devem estar estourando se for isso mesmo. No meu caso, se a D50 for prata (eh para custar U$600 sendo basicamente igual a D70) eu descarto, não gosto de câmeras prata, parecem brinquedos, mas a D70s não posso imaginar o que vai trazer de novo, fora a correção do moiré, já que vai ser 6mp também, penso que a D70 com esse preço de final de estoque vai ser o melhor negócio, se eu tivesse grana agora trocaria minha cam por uma.

Marcelo, acho até que já caiu. A D70 com a lente do kit custava na faixa de U$1100, sempre foi mais cara que a Rebel, e agora já está U$800 (body) e U$950 (kit). Tem que ficar ligado, pq de repente sai de estoque e já entra a outra, a Nikon (e outros fabricantes) fazem isso justamente para limpar a antecessora até o lançamento seguinte. A D50 e D70s estão previstas para o final de abril, devem estar estourando se for isso mesmo. No meu caso, se a D50 for prata (eh para custar U$600 sendo basicamente igual a D70) eu descarto, não gosto de câmeras prata, parecem brinquedos, mas a D70s não posso imaginar o que vai trazer de novo, fora a correção do moiré, já que vai ser 6mp também, penso que a D70 com esse preço de final de estoque vai ser o melhor negócio, se eu tivesse grana agora trocaria minha cam por uma.
Guss,

Você já ouviu falar que a D70s corrige o problema do moiré? Eu dei uma olhada rápida no manual e me parece que não fala nada a respeito. O que vi foram pequenas mudanças: LCD de 2" (com a mesma resolução do antigo e ainda deve consumir mais bateria), interface USB 2.0 (espero que seja mais rápida que a USB 2.0 da D70) etc

Abraço.

Não, eu n ouvi falar, eu presumo, pq era uma das maiores críticas em relação a D70 (embora um software da Nikon resolvesse isso mt bem no processamento da imagem no micro). Isso eles n colocariam no manual mesmo.

De resto confesso q não entendi, acho que fizeram só pqnas alterações e deram espaço para a D50 entrar para aquele consumidor que não precisava de uma D70, distanciando as duas.

Acrescentando, Marcelo. Até fiquei em dúvida depois de ler o hands-on da D50 no Dpreview, o lcd dela tem 2’’ (contra 1,8’’ da D70), sensor e conjunto processador de imagem parecem o mesmo (dando a entender que a imagem será a mesma da D70), especificações também, perdeu só um dial e o backlit, tudo isso por U$800 com a lente?! Se alguém trouxer isso é pouco mais de R$2000, comecei a pensar seriamente em pegar essa câmera a partir deste momento.